ASSISTA
AGORA

O Maior Evento de Contabilidade do País

Assista agora a palestra “Mitos e verdades sobre o marketing digital” com Tania Dagostim

x

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jun 2017
16:04
você está em:

Conteúdo » Artigos

Você sabe quais são as deduções 'desconhecidas' do Imposto de Renda?

Fique por dentro de algumas deduções que são "desconhecidas" por parte da maioria dos declarantes do IR

postado 31/03/2017 11:35:00 - 17.165 acessos

Muito se fala sobre as deduções que costumam ser mais utilizadas por parte dos contribuintes no momento da elaboração da declaração do Imposto de Renda: gastos com educação, despesas com saúde, pagamentos efetuados para dependentes e alimentandos, entre outras. Mas você sabia que existem algumas deduções que são “desconhecidas” por parte da maioria dos declarantes do Imposto de Renda?

Nas despesas com saúde, além das tradicionais consultas médicas, há diversos outros gastos que podem ser deduzidos pelo contribuinte. Gastos dispendidos com cirurgias plásticas (incluindo as com finalidade estética), massagens e próteses dentárias, por exemplo, também podem ser deduzidos. As despesas com a colocação e manutenção ortodôntica (aparelhos dentários) também são passíveis de abatimento mediante recibo ou nota fiscal emitida pelo dentista ou clínica odontológica.

Os valores gastos com a compra do aparelho marca-passo para o coração, bem como seu procedimento para colocação no paciente, podem ser deduzidos quando inclusos na fatura do médico ou hospital. Despesas com compra de cadeiras de rodas e determinados aparelhos ortopédicos, também podem ser abatidas. A Receita Federal do Brasil permite, inclusive, que gastos com cirurgias e tratamentos médicos realizados no exterior, sejam deduzidos do Imposto de Renda.

Mudanças com relação a permissão quanto as deduções das despesas, podem ocorrer no período entre uma Declaração e outra. Despesas com academias e nutricionistas, por exemplo, estão relativamente próximas de se tornarem dedutíveis. Em 2015, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto, que está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e terá decisão de caráter terminativo.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César