x

Contábil

A contabilidade em evolução

Em novo artigo, explico os impactos das mudanças causadas pela tecnologia no setor de contabilidade, abordando as evoluções do setor e como é importante o profissional contábil acompanhar esse movimento.

23/06/2017 08:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A contabilidade em evolução

Com as novas tecnologias, os profissionais precisam se atualizar por conta das mudanças e velocidade das informações. Entre eles estão os contadores que, se antes tinham o estereótipo daquele profissional cercado de papéis, acompanhado de uma calculadora, carregando pastas pra cima e pra baixo, hoje, necessariamente, precisam estar mais atualizados. Atualmente, há mais de 500 mil contadores e técnicos registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidades em todo o país, além de 55 mil organizações contábeis ativas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, até profissionais mais conservadores, como os da Geração X, estão aderindo às novidades do mundo digital. Gradualmente, plataformas digitais que ajudam na gestão empresarial e financeira passaram a ser incluídas nas rotinas de trabalho, facilitando a execução de tarefas. Além de ajudar a simplificar o trabalho dos contadores, representam uma nova oportunidade de negócio. Graças aos avanços, hoje em dia é possível ter controle, organização de receitas e despesas, programar contas a pagar e receber, emitir nota fiscal de serviços e boletos. Tudo isso ao alcance dos olhos e em apenas um clique.

Com a possibilidade de filtrar informações minuciosas sobre a saúde financeira do cliente, as inovações permitem que os profissionais ofereçam consultoria e assessoria para a gestão das finanças, contribuindo para as tomadas de decisão do gestor. O diferencial do contador está no modo como esse profissional se relaciona com os clientes, ou seja, a qualidade dos serviços somada ao atendimento de excelência. No entanto, com o auxílio de tecnologias completas é possível viabilizar uma relação do estilo ganha-ganha.

Estamos acompanhando uma nova concepção de contabilidade, na qual se descarta as despesas com espaço físico para arquivar documentos, modernizam-se processos e estabelece-se uma nova dinâmica de trabalho. Dentro do universo das inovações tecnológicas, é importante se adaptar as demandas da profissão, já que as necessidades exigidas pelo mundo moderno fazem parte de uma evolução inquestionável.

Por Alexandre Andrade, Contador, Diretor do Painel Financeiro e Conselheiro do CRC-RJ

 
 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.