Contábeis o portal da profissão contábil

24
Nov 2017
14:23
você está em:

Conteúdo » Artigos

A contabilidade em evolução

Em novo artigo, explico os impactos das mudanças causadas pela tecnologia no setor de contabilidade, abordando as evoluções do setor e como é importante o profissional contábil acompanhar esse movimento.

postado 23/06/2017 08:35:45 - 2.611 acessos

Com as novas tecnologias, os profissionais precisam se atualizar por conta das mudanças e velocidade das informações. Entre eles estão os contadores que, se antes tinham o estereótipo daquele profissional cercado de papéis, acompanhado de uma calculadora, carregando pastas pra cima e pra baixo, hoje, necessariamente, precisam estar mais atualizados. Atualmente, há mais de 500 mil contadores e técnicos registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidades em todo o país, além de 55 mil organizações contábeis ativas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, até profissionais mais conservadores, como os da Geração X, estão aderindo às novidades do mundo digital. Gradualmente, plataformas digitais que ajudam na gestão empresarial e financeira passaram a ser incluídas nas rotinas de trabalho, facilitando a execução de tarefas. Além de ajudar a simplificar o trabalho dos contadores, representam uma nova oportunidade de negócio. Graças aos avanços, hoje em dia é possível ter controle, organização de receitas e despesas, programar contas a pagar e receber, emitir nota fiscal de serviços e boletos. Tudo isso ao alcance dos olhos e em apenas um clique.

Com a possibilidade de filtrar informações minuciosas sobre a saúde financeira do cliente, as inovações permitem que os profissionais ofereçam consultoria e assessoria para a gestão das finanças, contribuindo para as tomadas de decisão do gestor. O diferencial do contador está no modo como esse profissional se relaciona com os clientes, ou seja, a qualidade dos serviços somada ao atendimento de excelência. No entanto, com o auxílio de tecnologias completas é possível viabilizar uma relação do estilo ganha-ganha.

Estamos acompanhando uma nova concepção de contabilidade, na qual se descarta as despesas com espaço físico para arquivar documentos, modernizam-se processos e estabelece-se uma nova dinâmica de trabalho. Dentro do universo das inovações tecnológicas, é importante se adaptar as demandas da profissão, já que as necessidades exigidas pelo mundo moderno fazem parte de uma evolução inquestionável.

Por Alexandre Andrade, Contador, Diretor do Painel Financeiro e Conselheiro do CRC-RJ

 
 
Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César