x

Societário

Descontos conforme meio e prazo de pagamento são liberados por Lei

Prática que já comum no mercado, apesar da proibição, se torna lega com a sanção presidencial

27/06/2017 14:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Descontos conforme meio e prazo de pagamento são liberados por Lei

O Poder Executivo sancionou na última segunda-feira a legislação referente a concessão de descontos para os consumidores de acordo com o meio de pagamento escolhido, dinheiro (espécie), cheque ou cartões de débito ou crédito, bem como a permissão da variação do preço em função do prazo para pagamento.

Portanto, a MP 764 de 2016 se tornou Lei após as alterações sofridas na Câmara durante a sua tramitação e torna legal o estabelecimento de políticas de diferenciação de preços, prática que apesar de proibida já era amplamente praticada no comércio.

A adesão a diferenciação não é obrigatória e caso a opção da empresa seja por oferecer tais descontos, deve ser afixado avisos em locais visíveis com as informações sobre os meios para pagamento e os prazos disponíveis, tornando possível ao consumidor visualizar quais são os descontos praticados pelo estabelecimento. As empresas que descumprirem as regras, estarão sujeitas às multas e penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.


Fique atento(a)!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.