Contábeis o portal da profissão contábil

22
Jun 2018
19:56

Carreira

Se está ruim para todos, seja melhor que os outros

As crises ensinam que é preciso ser competitivo. Para tanto, a contabilidade, como ferramenta de gestão, está mais atualizada do que nunca.

21/08/2017 10:04

2.270 acessos

Sou um otimista nato. Mas confesso que, nos últimos tempos, andava fraquejando um pouco. Vi tantas empresas fecharem as portas e passarem por sérias dificuldades nos últimos 3 anos, que quase perdi as esperanças de que a economia do nosso querido país pudesse voltar aos trilhos.

A economia ainda não anda na mais perfeita ordem, mas já há tímidos sinais de melhora. Quem sobreviveu está mais forte do que ontem, pois o aprendizado foi enorme. Quando a economia vai bem, muitas falhas na administração de uma empresa passam completamente despercebidas, pois, em geral, a bonança anda de mãos dadas com a “gastança”.

E, mesmo que os olhos mais atentos de um profissional contábil consigam antecipar boa parte dos excessos, o empresário, às vezes, demora um pouco mais para entender a gravidade da situação. Até porque, na maioria dos casos, a solução imediata passa necessariamente por cortes na carne do dono da empresa, como a redução do próprio salário, por exemplo.

Durante esse período, além de realizarmos o nosso trabalho tradicional, que é o de apuração de impostos, elaboração de folhas de pagamento, entrega de obrigações acessórias, declarações e relatórios contábeis e gerenciais, tivemos a oportunidade de participar de muitas reuniões de trabalho que possibilitaram uma melhora significativa na gestão de vários clientes, ações cuja falta provavelmente levaria suas empresas a fazer parte da lista daquelas que fecharam as portas nesse período.

Em muitos casos, nosso trabalho foi mais focado na área tributária. Mesmo assim, sempre havia espaço para discussões sobre assuntos dos mais variados setores da empresa, gerando uma sinergia e um aprendizado que pudemos compartilhar com outros clientes em situação semelhante. 

A dura realidade nos ensina que o mercado e as dificuldades são as mesmas para todos. Para sobreviver e prosperar, é necessário se destacar entre os concorrentes que sofrem as mesmas pressões que a sua empresa. Ou seja, o empreendedor deve agir sempre de forma proativa, seja na prevenção de problemas, seja na implementação de melhorias, independentemente dos fatores negativos gerados pela crise econômica pela qual passamos.

As crises ensinam que é preciso ser competitivo. Para tanto, a contabilidade, como ferramenta de gestão, está mais atualizada do que nunca. Mas, na correria do dia a dia, muitos empresários acabam subutilizando os recursos contábeis que têm à disposição. Seja por desconhecimento ou falta de interesse, o fato é que, quando se dão conta da real situação de suas empresas, já estão a vários passos atrás das respectivas concorrências.

Mas vale destacar: de nada adianta pedir conselhos se não se está disposto a arregaçar as mangas e a implementar os ajustes necessários. Infelizmente, há decisões que só podem ser tomadas pelo dono do negócio e, portanto, não há contador, advogado, administrador ou excesso de otimismo que vá resolver o problema de qualquer empresa.

 

 

 

Escrito por

Isaac Rincaweski

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César