x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empresarial

Como precificar serviços sem preço?

Disponibilizar serviços gratuitos está virando moda, mas não pense que estas empresas sobrevivem do nada. Se há despesa é necessário haver receita (preço), pois do contrário a vida útil da gratuidade é curta.

05/09/2017 13:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como precificar serviços sem preço?

Nesta semana participei de mais um evento e tive a honra de conhecer colegas palestrantes nacionalmente renomados que apresentaram a realidade atual e a previsão do futuro das empresas contábeis. Graças ao avanço tecnológico, o formato atual de prestação dos serviços contábeis deve sofrer profundas alterações. Este fato não é nenhuma novidade para os contadores, pois já há alguns anos as entidades de classe têm batido nesta tecla em diversos eventos e as profundas mudanças trazidas pela nota fiscal eletrônica e os SPED’s, que muita dor de cabeça trouxeram para a compreensão, implantação e a conscientização dos colabores das empresas contábeis e de seus clientes, sinalizavam um futuro diferente.

Haverá mais mudanças? Certamente sim, especialmente em decorrência das duas realidades citadas acima, pois utilizar as facilidades do sistema possibilita reduzir drasticamente o tempo, consequentemente o custo, da prestação do serviço. As ferramentas e softwares estão sendo desenvolvidas e disponibilizadas para quem estiver disposto a conhecer, adquirir e implantá-las. Normalmente a etapa mais difícil é o custo da implantação, que é fundamental, como ocorreu quando, na década de 1990, os computadores começaram a fazer parte da vida das empresas. Dá para imaginar uma empresa sem computadores na atualidade?

E quanto aos preços, o que poderá ocorrer? A redução dos preços já vem acontecendo há anos. Hoje temos inúmeros serviços gratuitos, como as ferramentas de pesquisa na internet, as redes sociais (destaque para o Whatsapp, que presta excelente serviço de comunicação e nada cobra) e tantos outros aplicativos que nos atendem a preço zero, a exemplo da previsão do tempo e o GPS para orientação de trânsito, indispensáveis.

Isso quer dizer que os contadores também terão que trabalhar de graça, o que inutiliza a importância do estudo da precificação? Não, é justamente o contrário! Todos os serviços que são prestados graciosamente para o usuário final têm preço, na maioria das vezes arcado por outra pessoa ou empresa. Para exemplificar cito o caso do Facebook, que presta serviços de graça para os usuários comuns, mas está entre as empresas com maior faturamento e lucro ano após ano.

Como isto acontece? As empresas que desejam mostrar os produtos (roupa, utensílios, joias, carros, viagens etc.) pagam para o Facebook divulgar. Os contadores poderão prestar serviços de graça para os usuários finais, sejam empresas ou pessoas físicas, mas o trabalho será remunerado por alguém. Alguns dirão que o justo seria o governo pagar, pois o contador executa o trabalho de arrecadação e controle dos tributos.

Será que um dia os contadores conseguirão criar uma fonte de renda que utilizará como estratégia para atrair público a prestação de serviços às empresas e as informações serão disponibilizar a terceiros dispostos a remunerá-los?

Mesmo que isto venha a acontecer é indispensável conhecer a metodologia de precificação, composta da adoção dos três enfoques: custos, concorrência e valor percebido. Se os custos são desconhecidos, a receita necessária à sobrevivência também é desconhecida; sem a vigilância das práticas de preço da concorrência, a qualquer momento o risco de ser engolido por ela é cada vez mais real e ignorar os valores do seu serviço ou produto é ensinar o cliente a fazer o mesmo, impedindo-o de reconhecê-los e estar disposto a pagar o preço.

Se não souber atribuir o preço justo aos serviços prestados, seja lá quem for o pagador, será impossível se manter na atividade, pois mesmo quando se sabe calcular adequadamente os preços encontra-se a barreira da concorrência que muitas vezes faz loucuras.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.