x

Contábil

Diferenciação das Leis Contábeis

Noções para a diferenciação das leis e normas que definem a contabilidade para os diferentes tipos de contabilidade

06/09/2017 08:38:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Diferenciação das Leis Contábeis

Muito se escuta sobre as novas normas contábeis, lei das S.A., normas das pequenas e médias empresas, porém deve haver uma certa diferenciação, neste artigo abordaremos a noção de definição do "norte" de qual norma deve ser seguida para cada tipo de empresa.

A primeira diretriz a ser visualizada está na teoria do Direito, o chamado Plexo Piramidal, é a organização das normas braileiras organizadas por sua ordem constitucional, ou seja, define por ordem decrescente o poder de cada norma, conforme imagem :Piramide de Kelsen

 


Ordenando as Leis de contabilidade:

  •  Lei Complementar 6.404/76 e atualizações - Lei das Sociedades Anônimas;

  • Lei Complemtentar 123/06 e atualizações - Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte


Normas Contábeis

Contabilidade é uma atividade técnico-científica, desta forma conforme a constituição deve ser controlada por um orgão fiscalizador, temos o CFC (Conselho federal de contabilidade) .

Desta forma, se a atividade não for controlada por outro orgão específico, por exemplo BACEN que controla Insituições Financeiras, SUSEP controla Seguradoras, etc. Deverá seguir as NBC's, Normas Brasileiras de Contabilidade, ex: NBC TG 1000.

CPC x NBC

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos em função das necessidades de:

  • convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);
  • centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);
  • representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

Para que um CPC seja seguido como norma contábil, de haver a ratificação de um Orgão Fiscalizador, no começo alguns CPC's eram ratificados apenas pelo CFC, outros pelas SUSEP, etc.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.