Contábeis o portal da profissão contábil

18
Nov 2017
04:34
você está em:

Conteúdo » Artigos

Contabilidade Online/Digital: uma visão estratégica

Sua estratégia não deve considerar apenas tecnologia, mas quais são efetivamente os diferencias do seu escritório contábil, qual a sua oferta e qual seu público alvo.

postado 06/09/2017 11:03:14 - 2.767 acessos

1. DEFINA SUA ESTRATÉGIA, SEU PÚBLICO E SUA OFERTA

Sua estratégia não deve considerar apenas tecnologia, mas quais são efetivamente os diferencias do seu escritório contábil, qual a sua oferta e qual seu público alvo.

Uma dica prática é que quanto mais preciso for o seu público (ex.: arquitetos, lavanderias, asset managements, factorings, serviços de manutenção etc.), menor seu investimento para falar com esse público e, via internet, há diversas ferramentas que você poderá utilizar para ter uma comunicação mais efetiva.

Portanto, tenha uma oferta clara para um público alvo claramente definido e, se vale um conselho, não caia no lugar comum do “aqui é o mais barato do Brasil”, porque essa estratégia vai pedir muito capital, além do risco de desembocar naquilo que se tem denominado de "pseudocontabilidade", ou seja, uma contabilidade tão simples, mas tão simples, que deixa de ser contabilidade de fato e não dá mais conta de refletir a realidade das empresas, por menores que sejam, que por sua vez ficam com os problemas de como distribuir lucros adequadamente por não terem uma base contábil consistente.

Ofereça o seu diferencial competitivo usando a internet como plataforma para prestar seus serviços e alavancar novos negócios, é fundamental ser 100% autêntico e vender o que você irá efetivamente entregar, porque as redes jogam tanto a favor, quanto contra você.

2. DEFINA A PLATAFORMA TECNOLÓGICA

Você tem basicamente duas opções: (1) investir alguns milhões de reais e desenvolver uma plataforma tecnológica completa; ou (2) utilizar uma plataforma pronta, focando em marketing e serviços.

Uma boa plataforma tecnológica para atender seus clientes via internet deve possuir as seguintes características:

* Totalmente Online, conectada aos serviços da RFB, Prefeituras, Sefaz, Bancos etc. Isso reduzirá seus custos com servidores, manutenções, máquinas, infraestrutura etc.

* Completo: há muitos softwares no Brasil que fazem pedaços da tarefa, como a gestão financeira e a conciliação bancária, outros a emissão de notas, outros para boletos, outros para cobrança e meios de pagamento, outros ainda para buscar XML’s… Uma plataforma para contabilidade online precisa atender tudo isso ao mesmo tempo, além das funções que requerem conhecimento de contabilidade, de leis etc., como apuração de impostos, entrega de obrigações, cálculo da folha de pagamentos etc. Em resumo: fuja de Frankensteins! Integrações só as necessárias para ganhar produtividade junto a seus clientes!

* Pronto para uso (SaaS): a maioria esmagadora dos softwares contábeis atuais precisam de implantação, parametrizações, validações etc. Isso toma muito tempo e requer muito esforço para iniciar, gerando custos, perda de tempo e desistências. O ideal é uma plataforma pronta para usar no maior número possível de casos, variando os setores de seus clientes e as formas de tributação.

* Colaboração: usando uma solução completa online, você poderá distribuir de forma mais eficiente informações, tarefas, compartilhar, economizar, gerar valor, em suma, definitivamente não se trata de uma mera questão de preço. O conceito de compartilhar conhecimentos e de colaborar para prosperar já deu certo em diversos segmentos e chegou a hora e a vez do mercado contábil também resolver seus problemas de forma inteligente e inovadora.

* Aberta a integrações: uma boa plataforma contábil de ser aberta à integrações com outros sistemas, porque os clientes de um escritório contábil muitas vezes já possuem sistemas de gestão específicos, como "gestão de escolas" ou "gestão de clínicas médicas" etc. Hoje em dia essa conexão é feita via API, uma sigla que quer dizer que um sistema pode "conversar" diretamente com outro por meio de um "vocabulário" comum, conhecido por ambos. Exemplos de integrações que valem a pena são sistemas de vendas, como Sales Force, plataformas de e-Commerce, sistemas de billing etc.

* Competitiva: a tecnologia deve auxiliar sua estratégia, não ser um peso.

3. NÃO APOSTE CONTRA A TECNOLOGIA, REFORCE SUA ESTRATÉGIA COM TECNOLOGIA

O uso de plataformas online para prestação de seus serviços contábeis é um caminho sem volta. Não se trata apenas de uma “nova onda”, mas de um fato. Brasileiros e brasileiras passam cada vez mais tempo online: no trabalho, no transporte público, no celular, na praia e nos bares etc. e a contabilidade não fará exceção a essa realidade.

Qualquer que seja a sua estratégia, o fato que você está agora com uma plataforma online para prestar seus serviços não deve mudá-la, mas sim reforçá-la.

Se o seu diferencial é uma excelente assessoria fiscal, sua especialização em um setor ou região, a tecnologia deverá suportá-lo e ajudá-lo a divulgar isso e reforçar isso.

Espero que tenha contribuído para construirmos juntos uma visão mais clara do que é a contabilidade online, distinguindo clara e totalmente de "pseudocontabilidade".

 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.08 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César