x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Exame toxicológico

Ministério do Trabalho obriga exame em motoristas

Novas determinações do Ministério do Trabalho e Emprego entraram em vigor nesta quarta-feira, dia 13 de setembro de 2017

13/09/2017 11:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Exame toxicológico se torna obrigatório na admissão e demissão de motoristas profissionais

Ministério do Trabalho obriga exame em motoristas

A partir desta quarta-feira, dia 13 de setembro de 2017, o exame toxicológico se torna obrigatório para a contratação e demissão de colaboradores que exerçam a função de motoristas profissionais nas categorias C, D e E. 

Passa a ser responsabilidade do empregador nesses casos, transmitir por meio do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) as seguintes informações caso o colaborador esteja incluso nas famílias ocupacionais (motoristas de veículos de pequeno e médio porte; motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários; e motoristas de veículos de cargas em geral) determinados pela Portaria 945, de 1º de agosto de 2017:

- Código do exame toxicológico;
- Data de realização do exame (dia/mês/ano);
- CNPJ do local onde foi realizado o exame;
- UF e CRM do médico responsável pelo exame.

Portanto, é obrigatório e fundamental que o exame médico seja realizado ANTES da admissão e da demissão de qualquer funcionário que exerça a função de motorista profissional.

Caso a empresa não cumpra as novas determinações estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será automaticamente multada e o valor da multa irá variar de acordo com o número de dias de atraso no envio dessas informações por meio do CAGED.


Fique atento(a)!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.