Contábeis o portal da profissão contábil

25
Jun 2018
03:04

MUITO 'MIMIMI'

A Geração dos Chefes Mimados

O artigo aborda a relação entre funcionários e seus novos superiores hierárquicos, que estão assumindo as empresas no lugar dos pais, mesmo estando despreparados emocionalmente para esta responsabilidade.

29/09/2017 15:40

3.080 acessos

Administração Despreparo

Eles são facilmente reconhecíveis em qualquer ambiente. Normalmente falam alto, gesticulam muito, são “aparecidos”. Tratam de assuntos pessoais, dentro da empresa com a maior naturalidade (imaginam que suas empresas são a extensão de suas casas) e acreditam que seus empregados são subordinados a eles, o tempo todo (dentro e fora da empesa).

 Eles são inconvenientes, muitos gritam com seus funcionários, achando que dessa forma, estão impondo respeito aos demais.  Não aprenderam a lidar com frustações.  Não sabem perder. Não se apegam a nada, nem mesmo a própria empresa, que tratam como se fosse um brinquedo adquirido de forma fácil.

Em reuniões se descontrolam, quando se sentem confrontados. Aumentam o tom de voz. Gostam de afirmar que mandam na empresa.

Não sentem remorso ao distratar clientes e funcionários, pois o sentimento de empatia não faz parte de suas rotinas. Administram mal, pois sempre colocam as emoções a frente da razão.

 Enfim, os chefes mimados são adultos “acriançados”. São inseguros que tem o poder nas mãos.

Eles vêm de uma geração,  onde os pais, ocupados demais para educa-los adequadamente, supriam suas ausências, dando tudo o que queriam sem questionar.

E o pior disso tudo, é que essas crianças mimadas, birrentas e chatas,  cresceram e hoje, despreparados emocionalmente, estão assumindo o negócio da família.

Não podemos negar, que a maioria dos chefes mimados, estudaram e se preparam academicamente para assumir seus negócios, por outro lado, também é inegável, que esses “líderes” entraram no mercado, sem nenhum tato para lidar com pessoas.

Os chefes mimados, querem o querem, na hora que desejam. Levam tudo para o lado pessoal, e na maioria das vezes, veem seus funcionários como pessoas que estão ali, simplesmente para servirem seus caprichos infantis.

Empresas administradas por chefes mimados, são facilmente reconhecíveis, até mesmo em conversas ao telefone. Normalmente seus funcionários, são arredios, assustados, desmotivados e costumam falar mal da empresa. A dedicação ao trabalho se resume ao básico, e ninguém faz questão de ficar no cargo, caso outra empresa administrada por adultos, faça um convite de trabalho.

E o que fazer, se um chefe mimado, cruzar seu caminho profissional?

Acredito que o melhor a ser feito,  é seguir a hierarquia, mas não se deixar desrespeitar pelo “mimadinho”. Deixar claro, que você exige respeito e esse respeito, é fundamental para uma convivência pacífica e produtiva entre vocês.

Mas, se mesmo com sua postura de “respeito é bom e eu gosto”, o chefe mimado prosseguir com insultos e ofensas, o melhor mesmo é sair e o deixa-lo só.  Não se preocupe, pois com certeza, ele achará quem o mime mais um pouco e aceite seus distratos. 

Você estudou e se qualificou para exercer um cargo na empresa e, não para servir de babá de um adulto que se recusa a amadurecer.

É como diz o velho ditado popular: “Quem pariu Mateus, que o embale”.

Deixe o mimado, aos cuidados dos que o mimaram, e siga em frente em sua trajetória profissional, mesmo porque, empresas administradas por chefes mimados podem não ter vida longa.

Escrito por

Janaina de Oliveira Souza

Especialista em Gestão de Pequenas e Médias Empresas e em Educação pela UNIP. Atua como docente a 10 anos na Universidade Paulista -UNIP e atua a 29 anos na área contábil. Tem formação nas áreas Contábil, de Administração e Finanças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César