Contábeis o portal da profissão contábil

22
Nov 2017
20:03
você está em:

Conteúdo » Artigos

Mensuração de Ativos, Passivos, Receitas e Despesas segundo a NBC TG 1000 (R1)

A Mensuração dos itens e dos fatos contábeis numa Demonstração Contábil é fundamental para a qualidade da informação contábil prestada, neste sentido procuramos dar uma contribuição para este estudo à luz da NBC TG 1000 (R1).

postado 06/11/2017 10:51:40 - 2.487 acessos

A mensuração dos ativos, passivos, receitas e despesas nada mais é do que determinar o valor correspondente aos seus elementos a partir de uma base ou critério de avaliação, no caso das Pequenas e Médias Empresas (inclusive das empresas tributadas pelo Simples Nacional) determinados essencialmente pela NBC TG 1.000 (R1).

Os dois principais critérios para a mensuração são: Custo Histórico e Valor Justo.

O custo histórico é a quantidade de recursos despendidos ou prometidos pela entidade para a aquisição de um ativo; ou a quantidade de recursos recebidos em troca de uma obrigação ou um bem, no caso dos passivos, que pode ser representado ainda pela quantidade de recursos que, espera-se, serão necessários para liquidar uma obrigação, por exemplo, tributos a recolher.

Já o Valor Justo é a quantidade de recursos que podem ser obtidos em função da troca de um ativo ou pela liquidação de um passivo, num negócio jurídico celebrado entre partes independentes, com níveis equivalentes de conhecimento do negócio e em que não resulte numa parte ostensivamente favorecida.

Mensuração no Reconhecimento Inicial

A regra geral para o reconhecimento inicial é que a avaliação de ativos e passivos devem obedecer ao critério do Custo Histórico, admitidas as exceções prevista nas NBC que determinem a avaliação seguindo outros critérios.

Mensuração Subsequente

- Ativos financeiros e passivos financeiros

A mensuração dos ativos e passivos financeiros classificados como instrumentos financeiros básicos são feitas, em geral, com base no método do custo amortizado, deduzidas as perdas por redução ao valor recuperável. Investimentos não classificados como básicos e ou em ações de outras companhias, devem ser mensurados, em geral, pelo valor justo com suas variações reconhecidas no resultado, ou por outros critérios estabelecidos de forma pormenorizada pela Secção 11 da NBC TG 1.000 (R1).

- Ativos não financeiros

Como visto, a regra geral para a mensuração inicial dos ativos é o custo histórico, com os ativos não financeiros não é diferente, no entanto, a mensuração subsequente deve seguir outros critérios de mensuração, por exemplo:

* ativos imobilizados – o menor entre o valor contábil e o valor recuperável, no caso da adoção do método de curto; e o menor entre o valor reavaliado e o valor recuperável, no caso da adoção do método de reavaliação, se permitido em lei;

* estoques – o menor entre o custo e o preço de venda deduzido das despesas de venda de afins; e

*Investimentos em Coligadas, joint ventures, propriedades para investimentos e ativos agrícolas – valor justo.

Em qualquer caso, a entidade deve reconhecer eventuais perdas pela redução ao valor recuperável dos ativos não financeiros em uso ou mantidos para venda.

Como se percebe, a mensuração destes ativos, em geral, obedece a lógica do menor valor entre diferentes critérios de mensuração, isto ocorre para evitar que um ativo seja superestimado, sendo registrado a um valor maior do que o retorno esperado pela entidade quer pelo seu uso, quer pela sua venda.

- Passivos não financeiro

A mensuração dos passivos não financeiros se dá, preferencialmente, pela estimativa mais adequada do valor necessário para liquidar a obrigação na data do Balanço Patrimonial.

- Compensação de saldos

A compensação entre os saldos de ativos e passivos ou receitas e despesas não poderá ser feita a qualquer modo, somente poderá ser realizada quando exigida ou autorizada pela própria NBC TG 1000 (R1).

 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César