Contábeis o portal da profissão contábil

17
Dec 2017
08:06

Contábil

Impairment é necessário?

A importancia do Impairment

29/11/2017 08:45

2.353 acessos

Foi se o tempo em que a Contabilidade tinha como objetivo atender exclusivamente ao Fisco, com registros de Notas Fiscais e demais documentos contábeis.

Atualmente com a competitividade empresarial, a economia globalizada, a gestão empresarial requer informações rápidas e seguras e a Contabilidade enriquecida pela Controladoria pode com certeza atender essa demanda.

Uma informação de extrema importância, porém, pouco utilizada por parte dos empresários, exceto uma pequena parcela que são obrigados pela legislação, é o Test de Impairment, também chamado Recuperabilidade.

A realização de Inventario Físico Geral, do patrimônio da empresa é o primeiro passo para a organização das informações, poder apontar informações que contabilmente foram deixadas de lado e por outro lado apontar sobras inexistentes, porém, ainda registrados na Contabilidade, mais precisamente no Controle Patrimonial.

Após todo levantamento físico, emplacamento, conciliação (também chamada Cotejamento), entra o trabalho que deve ser realizado por especialistas, onde a valorização entre outros pontos que destacaremos deverão ser apontados baseados em normas técnicas conforme orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), além é claro da pesquisa de mercado junto a fabricantes e fornecedores.

  • Test de Impairment
  • Determinação da Vida Útil Econômica
  • Definição do Valor Residual
  • Confecção de Placas de Identificação
  • Inventário Patrimonial
  • Conciliação
  • Laudos

Toda essas praticas poderão com certeza dar maior precisão (inclusive baseada em relatórios analíticos) e confiabilidade as informações contábeis de sua empresa.

Levantamentos realizados apontam que grande parte de empresas tem em seu Ativo Não Circulante, mais exatamente no Ativo Imobilizado a maior representatividade financeira, e muitas empresas sequer tem o devido Controle Patrimonial, portanto, analisar informações e Demonstrativos Financeiros que não representam base confiáveis, pode gerar uma falsa ilusão de estar muito bem, quando a realidade pode ser outra.

Vale pensar no assunto, programar e dar início a realização do Inventário e Avaliação Patrimonial.

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade e Controladoria, vivencia em Gestão Empresarial, negociação e captação de recursos financeiros junto a bancos, objetivando menores custos. Gestão para redução de custos e despesas. Foco em Resultados. Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: [email protected]

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César