Contábeis o portal da profissão contábil

16
Jan 2018
21:01

Carreira

Você sofre de transtorno bipolar? Faça o teste

O teste revela como o transtorno bipolar pode afetar diretamente a atuação profissional e o relacionamento de equipe

11/12/2017 13:18

2.875 acessos

Por Ernesto Berg

Considerado uma das principais causas que provocam mudança de humor, o transtorno bipolar é resultado de determinadas anomalias que ocorrem na química do cérebro. Isto pode determinar grandes alterações no temperamento da pessoa afetada - em todas as áreas de sua vida -, inclusive em sua atuação profissional, em sua produtividade e no relacionamento de equipe. Cerca de 1% da população mundial sofre dessa disfunção que começa habitualmente na adolescência - ou no início da idade adulta -, e atinge indistintamente pessoas do sexo masculino e feminino.

Esse teste permite verificar a existência ou não de um possível transtorno bipolar, e seu grau de alcance, em caso afirmativo. Não pretende ser um diagnóstico minucioso, nem definitivo, mas serve de alerta sobre a existência de uma provável disfunção. Responda às 18 afirmações levando em conta seu estado atual, isto é, como você se sente e de fato se conduz em relação à questão.

Atribua notas conforme os critérios abaixo:

Nunca = 0

Algumas vezes = 1

Várias vezes = 2

Muitas vezes = 3

Sempre ou quase sempre = 4

1. Passo por períodos de grande otimismo, alternados por períodos de grande pessimismo. ______

2. Tenho tido grandes oscilações na quantidade e qualidade do meu trabalho. ______

3. Às vezes tenho uma sensação de culpa, mesmo que eu nada tenha feito de errado. ______

4. Tenho dificuldade em me concentrar nas coisas. ______

5. Tenho períodos em que rio e brinco excessivamente, e outros, em que choro demasiadamente. ______

6. Existem momentos em que entro num estado de aceleração mental e fico muito irritado. ______.

7. Há períodos em que fico muito agitado. ______

8. Há momentos em que tenho grande dificuldade de adormecer, e outros, em que durmo excessivamente. _____  

9. Há momentos em que sou produtivo muito acima do meu normal. ______ 

10. Tenho períodos em que me sinto muito feliz e criativo. ______

11. Minha confiança oscila entre a extrema autoconfiança, e extrema dúvida sobre mim mesmo. ______

12. Há momentos que tenho a impressão que sou capaz de assumir qualquer risco, sem nenhum receio. ______

13. Tem momentos em que sou bem mais conversador do que costumo ser. _____

14. Há ocasiões em que tenho muito interesse em estar em meio às pessoas, e outras em que quero ficar sozinho, com meus próprios pensamentos. ______   

15. Algumas vezes me sinto transbordante de energia, e outras, sem qualquer energia. ______

16. Passo por períodos de embotamento mental, e períodos de grande criatividade mental. ______.   

17. Às vezes fico furioso, ou muito hostil, sem aparente razão. ______

18. Às vezes tenho a sensação de ter a capacidade de controlar tudo o que acontece ao meu redor e em minha vida. ______

TOTAL DE PONTOS______

SUA AVALIAÇÃO

De 0 a 11 pontos. Esta contagem indica que você não tem qualquer tipo de transtorno bipolar. Você experimenta os altos e baixos normais da vida.

De 12 a 25 pontos. A contagem mostra alguns tipos leves de sintomas depressivos   muito comuns na população em geral, e nenhum, - ou poucos - indícios de transtorno bipolar. 

De 26 a 42 pontos. O escore revela algum tipo de transtorno bipolar ou de sintomas depressivos, que ocorre em boa parte da população, possivelmente beirando já alguma forma de síndrome depressiva. 

De 43 a 63 pontos. Este resultado mostra sintomas de transtorno bipolar que variam de moderados a agudos. É aconselhável que pessoas que têm esse escore procurem auxílio profissional para tratamento dos sintomas. 

De 64 a 72 pontos. A pontuação indica severos sintomas associados ao transtorno bipolar. É fortemente aconselhado buscar ajuda profissional especializada para o devido tratamento. 

Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais – VOLUME II”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquirir o livro impresso, ou a versão digital, acesse o site  www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS. 

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: [email protected]

 

Escrito por

Ernesto Berg

Pós-graduação em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Brasília-DF. Curso de Sociologia, Política e Administração Pública. Faculdade Católica de Administração e Economia - Paraná. Consultor Senior da "Alexander Proudfoot Company", São Paulo - empresa especializada em desenvolvimento de sistemas gerenciais e de produtividade (1984-1985). Gerente de Desenvolvimento Gerencial do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO - em Brasília-DF, empresa onde trabalhou por mais de 9 anos (1975/1984). Diretor da "Berg Treinamento Empresarial Ltda", empresa de Consultoria, Elaboração de Projetos de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Desenvolvimento Gerencial e Organizacional. Autor de 16 livros dentre os quais O Poder da Liderança, Negociação, Administração de Conflitos, Manual de Criatividade Aplicada, Quem Roubou o Meu Tempo?, 35 Teste para avaliar suas Habilidades Profissionais, Manual do Chefe Em Apuros. Manual de Atendimento ao Cliente. DVD's gravados: Negociando com Sucesso, Gestão do Tempo, O Gerente Empreendedor, Administração de Conflitos, O Poder da Liderança, Criatividade na Tomada de Decisão, Desenvolvimento de Equipe, Atendimento ao Cliente, Membro fundador do Conselho de Consultores da ABRH-PR. Ministrou mais de 1.100 cursos e prestou serviços de consultoria organizacional e/ou treinamento a mais de 500 empresas. Áreas de atuação: negociação, administração de conflitos, gestão do tempo, gerência empreendedora, análise organizacional, desenvolvimento gerencial e humano.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César