Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jun 2018
16:41

Contábil

Contabilidade consultiva sim, mas sem deixar de lado a contabilidade "raiz"

O artigo aborda, a importância de se aprender a elaborar a contabilidade pura, antes de dar consultoria. Fala ainda, sobre a necessidade de saber fazer os lançamentos contábeis, que hoje são importados prontos dos sistemas.

05/01/2018 08:19

6.178 acessos

Elaboração da contabilidade Conhecimento contábil

Convivi e convivo diariamente, com estudantes, estagiários e novos contadores.

Ultimamente venho notando entre a nova classe contábil, uma vontade enorme de mudar a forma como a contabilidade é vista pelo mercado. A nova geração contábil quer ser cada vez mais participativa, mais consultiva, ajudar nas tomadas de decisões e agregar valor tanto a sua classe, como a seus clientes. Para mim, isso é louvável e tem meu total apoio.

A única brecha, que às vezes vejo nesse novo movimento, é que alguns dos participantes da geração contábil atual, querem ser os consultores, mas não os feitores da contabilidade.

Percebo, na faculdade principalmente, que muitos querem fazer análises, mas nem todos querem elaborar a peça contábil a ser analisada.

Muitas vezes comentei em sala de aula, que se todos resolverem ser apenas consultores, quem fará o serviço de formiguinha?

 Em algumas aulas, já senti o entusiasmo dos alunos, quando receberam  gráficos financeiros para serem analisados em seus trabalhos acadêmicos, mas não senti  o mesmo entusiasmo, quando os trabalhos exigiam a elaboração dos lançamentos contábeis, que dariam origem aos mesmos gráficos.

Nos escritórios, em entrevistas com recém-formados, também notei que muitos, queriam trabalhar na área, mas nem todos estavam dispostos a fazer o velho trabalho de débito e crédito.

Costumo dizer aos alunos, que a modernidade dos sistemas atuais, agilizou bastante o serviço do contador, pois muitos lançamentos contábeis são integrados entre os sistemas do cliente e dos escritórios contábeis. Mas também digo a eles, sobre a importância de aprender como os lançamentos chegaram ao sistema.

Procuro lembrar aos entrantes na faculdade ou no escritório, que o mesmo sistema que hoje está automatizado, precisou da colaboração de um bom contador para ser parametrizado e, com certeza, esse contador entendia muito sobre a velha contabilidade “raiz”.

O contador que ajudou a parametrizar o sistema sabia quais débitos e créditos utilizar em cada operação, sabia também, elaborar razonetes e lançamentos diários e entendia  da hierarquia do plano de contas. O contador que ajudou a parametrizar o sistema entendia ainda, sobre a divisão do balanço pela ordem decrescente de liquidez e além de tudo isso, conhecia as normas contábeis exigidas pelos órgãos de classe e pelo mercado.

Acredito sim, na contabilidade consultiva, mas antes dela, vem a elaboração da contabilidade, ou ao menos o conhecimento de como a contabilidade é elaborada. 

É importante que o moderno consultor, saiba a origem dos relatórios que analisa. Primeiro temos que saber fazer, para depois darmos a consultoria.

Não estou dizendo que todos devem sentar em frente aos seus computadores e ficar o dia todo, digitando velhos lançamentos contábeis e muito menos ignorar as facilidades que os novos sistemas dão ao contador atual.

O que eu sugiro, é que todos procurem ver, o lado bom de elaborar a contabilidade.   Que todos possam ter a experiência de discutir contabilidade com os colegas e “vencer” a discussão provando sua teoria com um bom razonete.

Primeiro o desafio de se elaborar a contabilidade, depois o desafio de usar a contabilidade bem feita, para análises e decisões.

Escrito por

Janaina de Oliveira Souza

Especialista em Gestão de Pequenas e Médias Empresas e em Educação pela UNIP. Atua como docente a 10 anos na Universidade Paulista -UNIP e atua a 29 anos na área contábil. Tem formação nas áreas Contábil, de Administração e Finanças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César