Contábeis o portal da profissão contábil

25
Apr 2018
11:04

Empresarial

Quando o endividamento é alto, nada funciona!!!

Quando a dívida bancária atinge patamares altos, a gestão empresarial perde o foco e os resultados tendem a ser menores. É preciso tratar com responsabilidade essa rubrica contábil/financeira.

26/03/2018 08:37

1.017 acessos

Cada empresa/empresário sabe o “peso” de carregar o endividamento bancário para fazer a empresa manter-se em operação.

Muitas vezes, por razões pontuais de cada empresa ou segmento, esse Passivo Bancário é fundamental para o funcionamento, só que em alguns casos torna-se “pesado” demais, chegando ao ponto de sinalizar a inviabilidade da empresa.

E aí o problema está formado!!!

Com um endividamento alto, o foco das atenções dos gestores/empresários muda por completo, principalmente a medida que a proporção/participação Dívida x Faturamento se intensifica, isso é normal, porém, não desejado.

Como resolver?

Muitas vezes o Empresário/Gestor/Gerente Financeiro, até tem alternativas, porém, essas “soluções” são “barradas” quando apresentadas ao gerente bancário; com certeza esse gerente bancário (sem desmerecer seu potencial) esta na relação defendendo seu “patrão” o Banco, e entre trazer benefícios a sua empresa ou ao banco, para ele a 2ª opção é a melhor; então esse caminho dificilmente resultará em êxito.

E o problema continua!!!

A medida que o endividamento cresce em relação ao faturamento e essa informação é facilmente identificada nas mesas de análise dos bancos, sem que você (empresário) entenda, as taxas de juros praticadas com sua empresa tendem a crescer, principalmente quando o setor de crédito dos bancos classificam sua empresa como muito alavancada financeiramente. Aí o problema fica um pouco mais delicado, linhas mais caras, seja por meio de taxas ou de garantias, e também é muito comum o corte em alguns limites, tudo isso deixa a situação ainda mais difícil.

Exerci atividade de Gestor Financeiro durante alguns anos e esse “filme” que vivi como muitos gestores, vejo se repetir em varias outras empresas que costumam nos procurar para solucionarmos seus problemas com endividamento.

Mas o problema ainda continua!!!

  A solução não é fácil. Para cada empresa um planejamento específico, para então entendermos, o perfil da dívida, os prazos, as linhas, as garantias, o desgaste ou não na relação, a capacidade de pagamento e resultado da empresa, entre outras analises; com isso temos com certeza (em muitos cases de sucesso) a condição de negociar com os credores, se preciso como costumamos dizer “no primeiro andar” já que as melhores renegociações somente são obtidas após contínuas reuniões entre as partes (representantes dos devedores x pessoal de crédito/diretoria dos bancos).

Os trabalhos são realizados na esfera administrativa somente, de forma transparente e com base em fatos e analises, com isso, blindamos o “fator emocional” que muitas vezes é colocado na mesa de negociação, quando a mesma e realizada pelos proprietários/gestores e que acabam inviabilizando a negociação para a empresa, e quando acontecem, essas negociações, tendem a beneficiar apenas aos bancos, pois atendem exclusivamente as condições disponibilizadas por eles, além de geralmente ser inserido garantias aos novos contratos.

A solução para o Passivo Financeiro está muito próxima!!!

Alongamos os prazos, reduzimos, taxas e garantias (quando possível), mas com certeza, conseguimos a melhor negociação para sua empresa; nossos profissionais são ex-executivos bancários, por muitos anos exerciam a gerencia/direção em departamentos de crédito/cobrança de grades instituições financeiras e com muito conhecimento dos tramites (de forma legal), sabem explorar de forma benéfica para nossos clientes.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César