Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

16
Jul 2018
13:36

Trabalhista

Como abrir uma empresa de Representação Comercial

Se você trabalha como autônomo e já tem uma carteira de cliente ou mesmo se deseja iniciar no ramo, confira como abrir uma empresa de representação comercial.

19/04/2018 15:26

2.441 acessos

Representante Comercial Abrir empresa

Um representante comercial tanto pode trabalhar como autônomo ou constituir sua empresa e exercer sua profissão como pessoa jurídica. Em ambos o casos haverá a necessidade de se registrar no Conselho Regional dos Representantes Comerciais – CORE. Esse registro, de acordo com a lei 4.886/65, é obrigatório para quem deseja atuar como representante comercial no Brasil.

Para abrir uma empresa de representação comercial é importante atender a alguns requisitos especiais. Nem todas as pessoas físicas ou jurídicas podem se tornar representantes, de acordo com a legislação. Os impedimentos para atuar como representante comercial são os seguintes:

  • Não pode ser representante comercial uma pessoa física que tenha falência não reabilitada, não podendo, portanto, abrir uma empresa de representação comercial;
  • Quem tenha sido condenado por infrações penais de natureza difamante, como falsificação, estelionato, apropriação indébita, contrabando, roubo ou furto;
  • Quem tenha cometido crimes quando em atividades de cargos públicos;
  • Quem estiver com o registro de representante comercial cancelado como penalidade.

Passos para abertura de empresa de representação comercial:

1 – ESCOLHA DA ESTUTURA JURÍDICA

Ao decidir pela constituição da sua empresa, é preciso levar em conta alguns fatores, como a escolha da estrutura jurídica, que poderá ser uma empresa individual ou uma sociedade de responsabilidade limitada. Antes de abrir o seu negócio, recomenda-se analisar as estruturas e buscar o auxílio de um contador.

2 – ESCOLHA DA MELHOR FORMA DE TRIBUTAÇÃO

Para quem pretende abrir uma empresa de representação comercial é fundamental conhecer todas as obrigações impostas pela legislação para o exercício desta atividade, principalmente as relacionados aos regimes de tributação. Uma empresa de representação comercial poderá optar pelo Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Para escolher o melhor regime, no entanto, o profissional, ao abrir uma empresa de representação comercial, deve conversar com um contador especializado em contabilidade para representação comercial, verificando qual a forma de tributação é mais vantajosa, comparando o que poderia ter de benefícios entre eles. Para isso, o ideal é sentar com seu contador e fazer um bom planejamento tributário.

3 – LOCALIZAÇÃO

O representante Comercial atua em um mercado amplo, podendo estabelecer contrato empresas dos mais diversos setores, como indústrias do setor alimentício, farmacêutico, têxtil, entre outros. Além de um mercado promissor, uma das principais vantagens deste tipo de negócio é que não há necessidade de investir em instalações próprias, sendo que a empresa pode ser sediada na própria residência do empreendedor.

4 – ÓRGÃOS QUE DEVEM SER REGISTRADOS

Nesta etapa, você terá uma série de formalidades legais a cumprir. É importante realizar uma consulta prévia na prefeitura municipal, antes de qualquer procedimento para a abertura do seu negócio. O registro da empresa deverá ser feito nos seguintes órgãos:

Junta Comercial – arquivamento do contrato social/ato constitutivo;
– Secretaria da Receita Federal – obtenção do CNPJ;
– Secretaria Estadual de Fazenda – no caso do escritório comercializar produtos, além de serviços;
– Prefeitura Municipal – obtenção do alvará de funcionamento;
– Caixa Econômica Federal, para cadastramento no INSS/FGTS;
– Corpo de Bombeiros Militar – regularização do estabelecimento comercial;

5 – FAZER REGISTRO DA PESSOA JURÍDICA NO CORE

O próximo e último passo para abrir a sua representação comercial é fazer seu registro profissional Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE). No site do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), você pode consultar o endereço do CORE mais próximo. Documentos necessários para emissão de registro para pessoa jurídica:

Contrato social da empresa;
– CNPJ;
– Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do contador responsável;
– Comprovante de recolhimento da Guia de Contribuição Sindical do ano em exercício;
– Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, anuidade e multa (se houver).

Contrato de representação Comercial:

Se você deseja exercer a atividade de representante comercial, tenha sempre em mente a importância de celebrar um contrato de representação comercial. Esta é uma formalidade de suma importância para os seus negócios. O contrato estabelece normas e promove a segurança das partes envolvidas na negociação.

VEJA DICAS CRUCIAIS PARA SER UM BOM REPRESENTANTE COMERCIAL!!

Em geral, como em qualquer profissão, existem os Representantes Comerciais com um resultado dentro da média, o que gera um retorno para a empresa, e existe o Representante Comercial acima da média, que em geral, gera ótimos resultados pessoais e para a empresa. Entretanto, não basta querer ser acima da média…é preciso dedicação.

Além de tudo que já falamos, o representante acima da média possui ainda outros costumes e ações que o levam a esse patamar.

Veja algumas dicas cruciais para que uma reunião possua um resultado acima da média:

  • Ser educado;
  • Não usar o celular durante uma reunião;
  • Mostrar interesse no cliente olhando em seus olhos;
  • Estar atento;
  • Não interromper o cliente;
  • Ser solidário ao problema do cliente;
  • Falar corretamente.

Além disso, o diferencia o representante de um ótimo representante é o pós venda, é o fato do Representante Comercial mostrar ao cliente que ele é muito mais que um número em sua carteira. Inclusive, com essa atitude, é possível realizar novas vendas para o mesmo cliente.

Outro fator crucial para o sucesso nessa carreira é possuir capacidade de negociação. Em outras palavras, é se colocar no lugar do cliente e ter a certeza de que o seu produto pode resolver os problemas dele, é gerar empatia e confiança. Possuir capacidade de negociação é, também, não vender a qualquer custo!

 


Fonte: Erpflex

Escrito por

Suellen dos Santos Morais

Tokius Contabilidade Especializada www.tokius.com.br contabilidade@tokius.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César