Contábeis o portal da profissão contábil

21
May 2018
21:41

Carreira

Homenagem ao Contabilista

Uma homenagem sincera aos contadores e contadoras, enfim aos contabilistas.

25/04/2018 15:39

764 acessos

Não sou contabilista for formação, mas o profissional com o qual tive mais contato durante minha vida profissional foram os contabilistas, inclusive muitos se tornaram amigos.

Meu primeiro emprego foi no Mapa Fiscal Editora comercializando boletins informativos, que posteriormente foi comprado pela IOB, que por sua vez também foi comprada e recomprada.

Por essa razão meu contato sempre foi com o profissional da contabilidade, seja ele atuante dentro de uma empresa como colaborador, como profissional liberal ou dirigindo sua própria empresa.

O que tenho hoje em termos de bens e conhecimento muito se deve ao relacionamento com esses profissionais e sei muito bem que não é fácil nos dias atuais exercer essa atividade.

O governo, por meio de seus legisladores, muitos dos quais incompetentes, por meio de vasta e complexa legislação fez do contabilista seu funcionário não remunerado, cabendo a ele desempenhar o papel de descomplicador de uma teia de legislação cheia de remendos, como uma colcha de retalhos, e de procedimentos infindáveis para cumprir as normas fisco tributárias e trabalhistas.

O ser humano tem a capacidade nata de se adaptar e com o passar do tempo nem se dá conta do quão complexo pode ser seu trabalho. É o que acontece com o contabilista, que foi absorvendo, ao longo dos anos, cada vez mais e mais responsabilidades sem se dar conta, e sem concurso público tornou-se um quase funcionário público.

Em muitas das minhas milhares de visitas muitos contabilistas não me atendiam em razão desse acúmulo de trabalho, mas em sua esmagadora maioria sempre se mostraram acessíveis, gentis e educados, salvo raras exceções.

Por todas essas razões saúdo a classe contábil de coração, e reconheço que exercem umas das funções mais importantes da sociedade, pois por meio deles milhares de pessoas realizam o sonho de abrir seu próprio negócio e são assessorados para tal.

O contabilista, como já mencionei, nem se da conta do quão importante é para a sociedade, tanto para todos que procuram seus serviços, como para o governo, pois é com ajuda deles que se viabiliza essa arrecadação vultosa e recordista, porém mal administrada.

A cada mudança legal que ocorre na área fiscal, tributária, trabalhista, previdenciária e até mesmo jurídica que ocorre em algum ponto desse nosso imenso Brasil o contabilista precisa estar informado, mesmo que muitos deleguem parte disso a outros colaboradores.

Parabéns ao contabilista, por conseguir continuar se mantendo informado assessorando tantas milhares de empresas e profissionais, mesmo com mudanças que nem em sonho ocorrem em qualquer outra área de atuação.

Creio que esse profissional que hoje é muito respeitado, pelas próprias conquistas, merece um troféu, pois num país como o Brasil, ser contabilista é um desafio imensurável.

Meus sinceros parabéns para todos os CONTABILISTAS do Brasil. Vocês tem o meu respeito e minha admiração.

 

Claudio Cortez Francisco
Classificador Fiscal de Mercadorias
www.classificadorfiscal.com.br

Escrito por

Claudio Cortez Francisco

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César