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Jun 2018
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Marketing Digital para Contabilidade

Estar presente nas redes sociais pode ajudar muito os negócios dos escritórios de contabilidade. É importante criar uma estratégia personalizada para transformar-se numa referência de autoridade, de especialização no ramo de atuação.

18/05/2018 15:46

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Contabilidade MarketingDigital

Primeiramente, vamos explicar a diferença entre Marketing e Marketing Digital. O Marketing é a estratégia utilizada pelas empresas para atingir seu público-alvo, no caso, os escritórios de serviços contábeis. Antigamente o marketing era Offline, utilizavam os canais como: Jornal, Rádio e TV.

A tecnologia transformou o Marketing para Digital, oferecendo inúmeras possibilidades de medição de resultados, através de ferramentas bastantes eficientes.

Marketing de Conteúdo

Benefícios

É possível mensurar os resultados, analisar as conversões e avaliar os investimentos gastos com Publicidade e Marketing. Hoje em dia, estar no topo do ranking do Google, o maior mecanismo de busca da internet, faz com que sua marca tenha uma exposição formidável.

Neste ambiente competitivo, preparamos dicas de como posicionar de forma atrativa o seu escritório de contabilidade, com a assistência do Marketing Digital.

Estratégia

É preciso entender qual a necessidade de cada cliente antes de elaborar qualquer estratégia. Porém, entre todas as necessidades, há uma que coincide em todos os objetivos: “atrair novos clientes”.

Vários fatores deverão ser considerados na elaboração da estratégia: análise da concorrência, práticas utilizadas no segmento da Contabilidade, ler artigos, postagens e publicações para entender a linha de atuação. Com esse estudo, fica mais claro traçar os próximos passos.

Site Responsivo

Em qualquer área de atuação, é importante ter um site responsivo, um ambiente adaptável à navegabilidade em mobile e que disponibilize as informações de forma clara, simples e dinâmica. Isso fará com que a permanência, no ambiente, seja maior, criando mais possibilidade de conversão. A dica de ouro é: quanto menos clique para o fechamento da venda do serviço, maior a chance de sucesso. O ideal seria, no máximo, 3 cliques no processo total.

SEO

Ao criar uma plataforma de serviços, é preciso ter conhecimento de SEO, que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É a estratégia para que um site apareça facilmente nos primeiros lugares nos motores de buscas, como o Google.

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, que visa alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o seu site.

Redes Sociais

As redes sociais são um canal importante de aproximação com os clientes, proporcionando oportunidades de negócios e alcançando pessoas interessadas na sua marca.

Estar presente nas redes sociais pode ajudar muito os negócios do seu escritório de contabilidade, mas, vale lembrar, é importante criar uma estratégia personalizada de acordo com cada cliente, e ter o cuidado de não transformar as redes sociais em plataformas de autopromoção.

Ações de segmentação, com o objetivo de atingir o seu público alvo, são utilizadas como estratégia. Isso é feito através de conteúdos relevantes na área de atuação, de modo que atraia os futuros clientes, através de informações importantes, que solucionem as suas dúvidas. A pessoa,de certa forma, ficará grata pela ajuda na solução no problema e ficará mais propícia a retribuir. Chamamos isso de “Gatilho Mental de Reciprocidade”.

Estimule o engajamento do conteúdo aos clientes, de forma que alcance o maior número possível organicamente. Isso transformará seu escritório de contabilidade numa referência de autoridade, de especialização no ramo de atuação.

Marketing Contábil

O Google tem como configuração de fator de ranking as linkagens externas. Isso quer dizer que, quanto maior a relevância um site tiver em um determinado assunto, maior será o direcionamento para esses endereços.

Marketing de Conteúdo para Escritório de Contabilidade

É preciso, antes de tudo, elaborar uma estratégia inteligente e personalizada para transformar seu escritório de contabilidade numa autoridade no ramo. 


1) Objetivos da Campanha

Na sua maioria, o objetivo sempre é atrair novos clientes e consequentemente aumentar as vendas, porém, há outros pontos interessantes, que poderão ser utilizados na estratégia, como: criar valor na sua marca, mostrar ao mercado novos serviços e soluções, criar oportunidades de negócios, estimular pedidos e orçamentos, entre outros.

2) Defina a sua Persona

Chamamos de persona o seu público-alvo, aquele cliente que você deseja atingir para oferecer os seus serviços. A persona é definida com base em dados, estudos e pesquisas, que nortearão o conteúdo que será produzido, a forma que será publicada, a frequência, o horário que trará melhor engajamento para as suas publicações, seja nas redes sociais ou no blog.

3) Organização

Todos os canais deverão ter a mesma: identidade visual, linguagem, tom de comunicação, clareza, objetividade, informações claras e coerentes (adaptada a cada tipo de canal). Tudo isso pode ser auxiliado com ferramenta apropriada, de modo que você consiga ter o controle total de todos os canais.

4) Planejamento

É fundamental planejar o conteúdo que será trabalhado. Para isso, é importante estruturar um time de especialistas para a geração de conteúdo ou contratar uma agência para a realização dos mesmos.

5) Resultados

Por últimos e tão importante quanto os demais, é analisar os resultados de todas as ações, monitorar os processos através dos KPIs – Indicadores Chave de Performance e realizar ajustes, se necessários, nas estratégias.

Duas dicas importantes que daremos para auxiliar na análise dos resultados: Domine as ferramentas de controle, consiga entenda traduzir os dados para a realidade da sua empresa e seja calmo ao alterar a estratégia; entenda que há um tempo de maturação, e nem sempre o realizado acontece conforme o previsto logo no primeiro momento.

Portanto, se você implantar todos esses processos e seguir nossas dicas, você aplicará o Marketing Digital com toda a sua força e colherá os benefícios de uma presença estratégica e inteligente no ambiente digital. O mais importante é utilizar corretamente as técnicas, entregar o controle nas mãos de profissionais especialistas, fazer bom uso do funil de vendas e a todo momento monitorar as estratégias. Nesse ínterim, aparecerão novas ideias e possibilidades. Analise todas com cuidado e avalie a possibilidade de implementação, pois, inovação é a palavra que mais define a realidade que vivemos.

Escrito por

Hélder Campos Lindau

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