Primeiramente, vamos explicar a diferença entre Marketing e Marketing Digital. O Marketing é a estratégia utilizada pelas empresas para atingir seu público-alvo, no caso, os escritórios de serviços contábeis. Antigamente o marketing era Offline, utilizavam os canais como: Jornal, Rádio e TV.
A tecnologia transformou o Marketing para Digital, oferecendo inúmeras possibilidades de medição de resultados, através de ferramentas bastantes eficientes.
Marketing de Conteúdo
Benefícios
É possível mensurar os resultados, analisar as conversões e avaliar os investimentos gastos com Publicidade e Marketing. Hoje em dia, estar no topo do ranking do Google, o maior mecanismo de busca da internet, faz com que sua marca tenha uma exposição formidável.
Neste ambiente competitivo, preparamos dicas de como posicionar de forma atrativa o seu escritório de contabilidade, com a assistência do Marketing Digital.
Estratégia
É preciso entender qual a necessidade de cada cliente antes de elaborar qualquer estratégia. Porém, entre todas as necessidades, há uma que coincide em todos os objetivos: “atrair novos clientes”.
Vários fatores deverão ser considerados na elaboração da estratégia: análise da concorrência, práticas utilizadas no segmento da Contabilidade, ler artigos, postagens e publicações para entender a linha de atuação. Com esse estudo, fica mais claro traçar os próximos passos.
Site Responsivo
Em qualquer área de atuação, é importante ter um site responsivo, um ambiente adaptável à navegabilidade em mobile e que disponibilize as informações de forma clara, simples e dinâmica. Isso fará com que a permanência, no ambiente, seja maior, criando mais possibilidade de conversão. A dica de ouro é: quanto menos clique para o fechamento da venda do serviço, maior a chance de sucesso. O ideal seria, no máximo, 3 cliques no processo total.
SEO
Ao criar uma plataforma de serviços, é preciso ter conhecimento de SEO, que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É a estratégia para que um site apareça facilmente nos primeiros lugares nos motores de buscas, como o Google.
O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, que visa alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o seu site.
Redes Sociais
As redes sociais são um canal importante de aproximação com os clientes, proporcionando oportunidades de negócios e alcançando pessoas interessadas na sua marca.
Estar presente nas redes sociais pode ajudar muito os negócios do seu escritório de contabilidade, mas, vale lembrar, é importante criar uma estratégia personalizada de acordo com cada cliente, e ter o cuidado de não transformar as redes sociais em plataformas de autopromoção.
Ações de segmentação, com o objetivo de atingir o seu público alvo, são utilizadas como estratégia. Isso é feito através de conteúdos relevantes na área de atuação, de modo que atraia os futuros clientes, através de informações importantes, que solucionem as suas dúvidas. A pessoa,de certa forma, ficará grata pela ajuda na solução no problema e ficará mais propícia a retribuir. Chamamos isso de “Gatilho Mental de Reciprocidade”.
Estimule o engajamento do conteúdo aos clientes, de forma que alcance o maior número possível organicamente. Isso transformará seu escritório de contabilidade numa referência de autoridade, de especialização no ramo de atuação.
Marketing Contábil
O Google tem como configuração de fator de ranking as linkagens externas. Isso quer dizer que, quanto maior a relevância um site tiver em um determinado assunto, maior será o direcionamento para esses endereços.
Marketing de Conteúdo para Escritório de Contabilidade
É preciso, antes de tudo, elaborar uma estratégia inteligente e personalizada para transformar seu escritório de contabilidade numa autoridade no ramo.
1) Objetivos da Campanha
Na sua maioria, o objetivo sempre é atrair novos clientes e consequentemente aumentar as vendas, porém, há outros pontos interessantes, que poderão ser utilizados na estratégia, como: criar valor na sua marca, mostrar ao mercado novos serviços e soluções, criar oportunidades de negócios, estimular pedidos e orçamentos, entre outros.
2) Defina a sua Persona
Chamamos de persona o seu público-alvo, aquele cliente que você deseja atingir para oferecer os seus serviços. A persona é definida com base em dados, estudos e pesquisas, que nortearão o conteúdo que será produzido, a forma que será publicada, a frequência, o horário que trará melhor engajamento para as suas publicações, seja nas redes sociais ou no blog.
3) Organização
Todos os canais deverão ter a mesma: identidade visual, linguagem, tom de comunicação, clareza, objetividade, informações claras e coerentes (adaptada a cada tipo de canal). Tudo isso pode ser auxiliado com ferramenta apropriada, de modo que você consiga ter o controle total de todos os canais.
4) Planejamento
É fundamental planejar o conteúdo que será trabalhado. Para isso, é importante estruturar um time de especialistas para a geração de conteúdo ou contratar uma agência para a realização dos mesmos.
5) Resultados
Por últimos e tão importante quanto os demais, é analisar os resultados de todas as ações, monitorar os processos através dos KPIs – Indicadores Chave de Performance e realizar ajustes, se necessários, nas estratégias.
Duas dicas importantes que daremos para auxiliar na análise dos resultados: Domine as ferramentas de controle, consiga entenda traduzir os dados para a realidade da sua empresa e seja calmo ao alterar a estratégia; entenda que há um tempo de maturação, e nem sempre o realizado acontece conforme o previsto logo no primeiro momento.
Portanto, se você implantar todos esses processos e seguir nossas dicas, você aplicará o Marketing Digital com toda a sua força e colherá os benefícios de uma presença estratégica e inteligente no ambiente digital. O mais importante é utilizar corretamente as técnicas, entregar o controle nas mãos de profissionais especialistas, fazer bom uso do funil de vendas e a todo momento monitorar as estratégias. Nesse ínterim, aparecerão novas ideias e possibilidades. Analise todas com cuidado e avalie a possibilidade de implementação, pois, inovação é a palavra que mais define a realidade que vivemos.