x

Empresarial

Não se engane com as informações financeiras de sua empresa!!!

Não aceite informações inseguras, a gestão requer informações verdadeiras mesmo que sejam ruins!!!

05/06/2018 08:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Não se engane com as informações financeiras de sua empresa!!!

Não se engane com as informações financeiras de sua empresa!!!

Não se engane com as informações financeiras de sua empresa!!!

133-06-2018

É muito comum o empresário se apresentar de maneira segura com a Gestão de sua empresa, porém, é mais comum ainda identificarmos que empresas independente do porte e segmento sofrerem com a falta de Gestão.

Gestores sem conhecimentos técnicos ou estratégicos, falta de experiência, ausência de sistema de gestão, muitas vezes sistema de gestão sub-utilizado ou utilizado de forma incorreta, entre outras “deficiências” são encontradas.

Mas tudo isso, não pode fazer com que o empresário fique refém dessa “gestão”, a busca por esclarecimentos deve ser sanada, informações verdadeiras e precisas devem ser obtidas, e o que for bom, deve ser dado continuidade, entretanto, o ruim, deve ser identificado, eliminado ou corrigido o quanto antes.

Gastos sem limites, contratos firmados que muitas vezes “amarram” a empresa a desembolsos que poderiam ser melhores aplicados, tributos sendo recolhidos ou não, porém, apurados com critérios sem qualquer planejamento, foco em vendas que não agregam a devida Margem de Contribuição, trazendo apenas volume; e ao final podemos observar que a situação da empresa como um todo, somente piora.

O que fazer?

É importante que um profissional com competência técnica e experiência, inicie um processo de análise, diagnósticos sejam realizados em todos os âmbitos, para que então um plano de ação, ou vários planos sejam colocados o quanto antes em pratica, para reverter os resultados.

Apenas para exemplificar, numa discussão com um cliente, uma frase dita pelo mesmo, deixou muito evidente, essa carência de informações: “estamos vendendo mais que ano passado, algo próximo de 10%, mas hoje estou com uma dívida com os bancos muito maior do que a que tínhamos a um ano atrás”. Essa dúvida é muito comum, com base nesse comentário, perguntei ao empresário, apenas para ver até onde havia controle na gestão de sua empresa:

  • Qual foi a inflação de seu segmento nesse período?
  • Há analise de vendas e margens por grupo de produtos?
  • Como se comportou seus Custos Fixos Totais nesse período, aumentou ou diminuiu?
  • E o Custo Financeiro, vem aumentando? Quais linhas de Crédito a empresa costuma trabalhar?
  • A empresa sabe ou tem identificado o Ponto de Equilíbrio?

Como já era esperado, todas essas perguntas tiveram respostas “evasivas”, ate compreensível, mas que deixaram muito claro a carência de gestão, e mais importante ainda, é que o empresário necessitava urgente de ajuda.

Com tudo isso, é importante refletirmos e identificar se também estamos numa situação semelhante e necessitamos de ajuda, seja ela pontual ou contínua, mas o mais importante é que traga melhores resultados a empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultora Empresarial - Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria.

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.