Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jul 2018
08:08

Empresarial

Valuation - Você sabe quanto vale sua empresa?

Qual o real valor de sua empresa?

25/06/2018 08:22

2.704 acessos

valuation valor justo

 

Essa pode ser a grande dúvida de muitos empreendedores, mesmo as empresas com a gestão empresarial em funcionamento, rica controles, ainda padecem de dados para se chegar ao valor da empresa.

A base Contábil é fundamental na definição do valor de uma empresa, porém, outras mais informações são necessárias, além de métodos definidos e validados por estudiosos no assunto.

Com isso deixamos de lado “conceitos” muitas vezes adotados por empresários baseados em informações que nada tem a ver com o real valor da empresa; é muito comum em discussão com alguns empresários, ouvirmos que o valor de sua empresa basea-se em algumas métricas, como as a seguir:

  • Valor do estoque (multiplicado por 5)
  • Faturamento total (multiplicado por 10)
  • Valor do Patrimônio Líquido (contábil/fiscal)
  • entre outros

Apenas para ilustrar, vamos fazer algumas questões que podem jogar em descredito esses “conceitos”:

  • Qual a margem de lucro que os estoques geram na empresa? Qual o tempo de rotatividade dos estoques?   Qual a Margem de Contribuição deixada pelos estoques?
  • O faturamento da empresa cresceu quanto percentualmente nos últimos exercícios? Qual a Margem Líquida deixada pelo Faturamento atual? Qual a capacidade produtiva e ociosa da empresa?
  • O Patrimônio Líquido da empresa, está considerando o Valor Justo dos Ativos (Estoque e Imobilizado)? Considera a capacidade de crescimento real da empresa nos próximos exercícios?

As questões acima, de forma básica demonstra que os “conceitos populares” de valorização de uma empresa, devem ser deixados de lado, e o VALUATION deve ser aplicado, entre outras técnicas o Fluxo de Caixa Descontado deverá ser realizado e nele considerado a capacidade de expansão dos Resultados futuros trazidos a Valor Presente, além de outras ferramentas que agregarão o estudo e definição final do real valor de sua empresa.

O Valuation, pode ser utilizado em negociações de compra e venda de empresas, geralmente contratados pelas partes interessadas para que divergências de conceitos sejam discutidos e o equilíbrio seja ajustado entre comprador e vendedor, mas, hoje também é utilizado para que a gestão possa validar que estratégias estejam resultando conforme o planejado, com isso periodicamente o Valuation passa a ser atualizado.

Vale pensar e colocar essa ferramenta para nortear o real valor que sua empresa tem ou pode vir a ter.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César