x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empresarial

O Empreendedorismo diante da crise estabelecida

Em meio a tantos obstáculos enfrentados pelos empreendedores em nosso país, já não bastasse a enorme burocracia que se tem ao abrir um novo empreendimento, a escassez de recursos financeiros.

24/07/2018 08:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O Empreendedorismo diante da crise estabelecida

O Empreendedorismo diante da crise estabelecida
Em meio a tantos obstáculos enfrentados pelos empreendedores em nosso país, já não bastasse a enorme burocracia que se tem ao abrir um novo empreendimento, a escassez de recursos financeiros, além de diversos outros aspectos em que os empreendedores estão fadados a passar, 2018 vem sendo um ano em que os empreendedores estão cautelosos diante de uma crise estabelecida em nosso país, crise esta que é mais politica que econômica, mas que vem atingindo o empreendedor de todas as maneiras. Estamos vivendo uma situação de extrema cautela quanto a investimentos sejam eles de grande porte ou até mesmo aquele que vem da família que quer abrir um negócio próprio, isto se dá devido a instabilidade dos mercados e de seus nichos, que vem passando por apertos e uma recessão sem fim.
 
Há alguns dias, foi noticiado que diversas empresas no brasil inteiro vem fechando suas portas. Que não aguentaram a falta de clientes, os altos juros, fornecedores que aumentaram preços de produtos, enfim as mais diversas reclamações, e que levaram diversos empreendedores tomarem a decisão de fechar suas portas antes mesmo de verem até onde essa crise vai chegar.
 
O empreendedorismo, ele tem sido difundido de uma forma em que tudo é belo e maravilhoso pelos canais televisivos e de marketing, porém esquecem de mostrar a verdadeira cara dos empreendedores e suas reclamações. Vivemos como súditos de um sistema tributário complexo e ao mesmo esmagador, para o desenvolvimento econômico dos empreendimentos que são abertos em nosso país. O empreendedor, aquele que economizou anos para poder realizar o sonho de abrir o seu negócio próprio agora pensa em retornar a empreender com Carteira Assinada, pois assim terá a garantia de que no final do mês terá o necessário para se manter e manter a sua família.
 
Não sendo pessimista, mas realista, devemos neste momento ter o máximo de cautela possível, para que possamos empreender em momento de crise, pois toda crise mostra oportunidades sem tamanho, e aquele empreendedor que estiver antenado com as tendencias do mercado em que estiver inserido, sairá desta situação não muito agradável e encontrará o seu pote de Ouro. Mais muitos poderão dizer, como pode falar de uma situação difícil e ao mesmo tempo dizer que quem tiver resiliência e estiver atento as coisas ao seu redor se dará bem. Claro tanto na vida quanto no mundo dos negócios existe a dualidade das coisas, devemos sempre tirar o que de melhor as coisas ruins nos proporciona e assim é no mundo dos negocio, o empreendedor que passar por toda essa crise e se manter após ela, com certeza terá aprendido diversas coisas, principalmente como agir em tempos de adversidade.
 
As adversidades aparecem para podermos tirar o máximo de proveito possível delas, e assim aprender a ser fortes e construirmos empreendimentos sólidos e duradouros. Se formos pegar na historia dos empreendedores de grande sucesso todos sem exceção sempre passaram por crises, e escassez e aprenderam com seus erros e acertos a tocar o negócio de formas que se consolidasse em seus mercados.
 
Empreendedores brasileiros, não podemos desanimar diante deste cenário escuro porque sempre há uma luz no final do túnel.
 
Vamos empreender!!!

www.humarsouza.com.br

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.