Contábeis o portal da profissão contábil

22
Dez 2014
12:49
você está em:

Informações » Artigos

Conceito e Importância da Contabilidade

A importância da contabilidade para as empresas

postado 09/02/2012 14:41 - 65814 acessos

A contabilidade é um instrumento de grande importância. Segundo Barros (2002, p. 01):

Pode-se definir a Contabilidade como  uma  ciência  social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos  e fatos  da  Administração  e  da Economia.    Mais especificamente, trata-se do estudo  e  do controle  do patrimônio  das  entidades (empresas). Isso é feito por  meio  dos  registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

O objetivo da contabilidade  pode ser resumido no fornecimento de informações  econômicas  para  vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários. Segundo Marion (2005, p. 26):

O objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura  Conceitual  Básica  da Contabilidade,   é o de  permitir a cada grupo principal de  usuários a  avaliação  da  situação  econômica  e  financeira   da entidade, num  sentido  estático,  bem  como  fazer  inferências  sobre   suas tendências futuras.

A contabilidade mede os resultados das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.

A cada ano a contabilidade vem evoluindo proporcionando aos seus usuários informações   com   mais   precisão através  dos  sistemas  de  contabilidade, patrimônio,  contas a  receber,  contas  a pagar. Com apenas um lançamento contábil  no  sistema   de  contabilidade  geramos  os  livros,  diário  e razão, balancete  de  verificação  coisa que  no  passado  era meramente impossível nessa velocidade.

As  demonstrações  contábeis  geradas  pela  contabilidade são  de  extrema importância para os seus usuários como:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

Existem informações  que  são  difíceis de serem indicadas nas Demonstrações contábeis como, por exemplo: taxas de juros, mudança de critério contábil, taxas de depreciação do ativo imobilizado e etc. Essas informações são demonstradas nas Notas Explicativas.

Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de toda de decisões de pequenos e grandes negócios. Segundo Marion (2005, p. 01):

A Contabilidade é o grande instrumento  que  auxilia a administração  a  tomar decisões.  Na  verdade,  ela  coleta  todos  os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.08 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César