Contábeis o portal da profissão contábil

28
Nov 2014
15:58
você está em:

Informações » Artigos

Importância do Plano de Contas

Recentemente uma graduanda em Ciências Contábeis, fazendo trabalho para a faculdade, pediu para que dissertasse sobre a necessidade do plano de contas para as empresas. Num breve relato, expus meu ponto de vista, abaixo descrito.

postado 02/05/2012 00:02 - 13702 acessos

O plano de contas é importante ferramenta para interpretação das demonstrações financeiras de uma empresa, tanto no âmbito tributário, quanto gerencial.

Imaginando uma casa,  diria que o plano de contas é o alicerce que culminará nas demonstrações contábeis, que seriam então, a cobertura  dessa casa.

Sabemos que para fazer escrituração contábil de uma empresa, o ponto de partida é que se tenha o plano de contas em mãos para codificar cada lançamento a ser escriturado, respeitar suas particularidades, já que deverá ser flexível o suficiente para atender desde as empresas do Simples Nacional até as tributadas pelo Lucro Real, ou seja, as primeiras contarão com um Plano de Contas mais simples, já os regimes de tributação mais complexos contarão com Planos de Contas mais complexos e abrangentes.

Também deverá ser considerado o ramo de atividade explorado, atentando-se para o sistema contábil utilizado que deverá ser maleável a fim de permitir eventuais adaptações de interesse da empresa (centro de custo, resultados gerenciais, etc).

Independentemente do porte da empresa, o plano de contas deverá respeitar a estrutura básica que rege os princípios legais da contabilidade.

Com o advento da Lei 11.638/2007 (vigente desde 2008), tornou-se necessário a implementação de uma nova visão sobre a nomenclatura das contas contábeis.

Dessa forma, analiticamente o plano de contas deverá seguir a seguinte estrutura::
1 - ATIVO
2 - PASSIVO
3 - DESPESAS
4 - RECEITAS
5 - CONTAS DE COMPENSAÇÃO.

Mesmo que um plano de contas tenha 30 folhas, o que fará com que seja bem interpretado é saber o que cada conta representa diante das codificações acima  (1, 2, 3, 4. 5) numa contabilidade.

Dessa forma,  o profissional contábil  somente estará apto a interpretar demonstrações financeiras, quando souber montar e interpretar tão importante ferramenta contábil, que é o PLANO DE CONTAS.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.09 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César