Boa tarde, Júnior.
Como não tenho acesso aos seus papéis e desconheço o porte da empresa e seu regime tributário, não posso afirmar que isto possa ter ocorrido por falta de pagamento de lucros ou algum outro fator de qualquer tipo.
Em geral, um caixa alto é resultado de contabilidade fictícia, sem lastro no movimento real da empresa, além de muitas compras sem lançar as NFs de entrada (coisa muito difícil hoje em dia porque maioria das notas atuais são eletrônicas). sem registrar as despesas ou a contabilização de contas bancárias assim:
D) Caixa
C) Bancos
R$ todas as saídas da conta bancária
e
D) Bancos
C) Caixa
R$ todas as entradas na conta bancária
Portanto, seria ideal você escolher algum mês em que houve grande aumento no caixa e revisar os lançamentos contábeis deste período, cruzando cada lançamento com o documento fiscal ou comprovante cabível para poder descobrir a fonte desta divergência.
Se houver lucros acumulados, que eles sejam pagos logo (acho isto pouco provável) e só não recomendo seguir a sugestão de "colocar este valor Ativo não Circulante" (sic) porque este procedimento não foi explicado e tampouco possui respaldo técnico.
Como não há um lançamento mágico para rapidamente anular este problema, reforço que é altamente necessário você descobrir de onde vem este problema e depois apresentar a resposta aqui para que juntos possamos encontrar uma solução profissional e livre de riscos fiscais.
Boas investigações