x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 267

EMPRESA COM CAIXA MUITO ALTO

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 3 dias Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 09:50

Analisando a contabilidade de algumas empresas antigas aqui do escritório, vi que algumas tem o caixa muito elevado que não condizem com a realidade, acredito que foi por não ter sido feito a distribuição de lucros nos exercícios anteriores.
Como eu poderia arrumar isso? Teria alguma outra conta pra eu jogar esse saldo sem afetar o resultado do exercício? 

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 3 dias Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 11:15

Junior,

Bom Dia!

Duas opções. 1) Levar levar este saldo , ou parte dele a debito de Lucros. Ou Fazer agora o reconhecimento deste lucro. Mas so você tem condições de ver qual a melhor opção.
Tambem uma opção e colocar este valor Ativo não Circulante.
Boa Sorte

Vanil

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 3 dias Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 16:46

Boa tarde, Júnior.

Como não tenho acesso aos seus papéis e desconheço o porte da empresa e seu regime tributário, não posso afirmar que isto possa ter ocorrido por falta de pagamento de lucros ou algum outro fator de qualquer tipo.

Em geral, um caixa alto é resultado de contabilidade fictícia, sem lastro no movimento real da empresa, além de muitas compras sem lançar as NFs de entrada (coisa muito difícil hoje em dia porque maioria das notas atuais são eletrônicas). sem registrar as despesas ou a contabilização de contas bancárias assim:

D) Caixa
C) Bancos
R$ todas as saídas da conta bancária

D) Bancos
C) Caixa
R$ todas as entradas na conta bancária

Portanto, seria ideal você escolher algum mês em que houve grande aumento no caixa e revisar os lançamentos contábeis deste período, cruzando cada lançamento com o documento fiscal ou comprovante cabível para poder descobrir a fonte desta divergência.

Se houver lucros acumulados, que eles sejam pagos logo (acho isto pouco provável) e só não recomendo seguir a sugestão de "colocar este valor Ativo não Circulante" (sic) porque este procedimento não foi explicado e tampouco possui respaldo técnico.

Como não há um lançamento mágico para rapidamente anular este problema, reforço que é altamente necessário você descobrir de onde vem este problema e depois apresentar a resposta aqui para que juntos possamos encontrar uma solução profissional e livre de riscos fiscais.

Boas investigações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com
João Furlan

João Furlan

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 18:29

Boa tarde,

Deve ser feita a contagem de caixa, e verificado a inconsistência, informar os sócios sobre a diferença. 

A resposta deve vir da administração da empresa, de como proceder sobre a diferença apurada.

Espero ter ajudado.

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 22 outubro 2025 | 20:22

Grato pela ajuda de todos.
São algumas empresas do simples que migraram de outro sistema e não tenho acesso aos antigos lançamentos. 

Algumas empresas vi que nunca foi distribuído lucros e está tudo no caixa ainda, como eu poderia corrigir este caso? Apenas fazer a distribuição normalmente? e no caso da reinf e da defis, como ficaria? 

Outras eu imagino que os sócios misturavam o CPF com o CNPJ e faziam tudo por banco/caixa mesmo...
As vendas iam pro caixa, depois depositavam no banco... as contas pagas pelo banco eram sacadas para o caixa, e após eram feitos os débitos direto pelo caixa (o que ao meu ver, se fizer certo a conta fecha). O problema é que nesse tempo deve ter tido pagamentos pelo banco que não tinham nota e foram apenas lançados como saque e ficaram no caixa. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade