Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.095

Como fazer o livro caixa do estado de goias

eder junior marques

Eder Junior Marques

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 10 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 18:03

O pessoal estou com dificuldade de fazer o livro caixa de goias, disseram que toda a movimentação da empresa tem que passar pelo caixa de forma transitória inclusive a movimentação bancaria,e quando houver cheque devolvido o que fazer

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 23:04

Caro Eder,
boa noite.

De fato, a partir de 2013 empresas que não possuirem escrituração do livro caixa perante o fisco goiano deverão ser autuadas e se inscritas no Simples Nacional, também excluídas da sistemática.

Aliás, a fiscalização iria fazer essa cobrança retroativa aos últimos 5 anos, mas após inúmeras ponderações, concedeu ao contribuinte, na verdade, ao profissional contábil, essa última chance.

Pessoalmente penso que a escrituração do livro caixa mais atrapalha que ajuda, já que não fornece informações suficientes para análise da empresa, seja a que título for, notadamente gerencial.

Dessa forma, sugiro que aproveite a oportunidade e faça escrituração contábil dos seus clientes, já que estará atendendo às legislações que exigem essa obrigatoriedade, inclusive a mercantil.

Saudações,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.