x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.129

folha de pagamento

ALINE S.

Aline S.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 22:57

ola pessoal
sou nova na area e estou tendo dificuldades ref a folha de pagamento. ..
preciso fazer uma configuraçao de folha de pgto para a contabilidade porem nao entendo o processo ou seja
porque tem duas contas de salario? uma de despesas e outra no passivo? adiantamento de salario enfim.. só queria entender o processo para cadastrar tudo certinho

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 01:27

Aline
Isto é pra atender o principio contabil da competencia.
Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

Assim a folha de pagamento do mes de abril foi uma despesas incorrida no mes de abril, porém ela será paga ate o 5} dia util de maio.
Então pra reconhecer a despesa de abril
D - Salario (conta despesa)
C - Salarios a pagar (Passivo circulante) e alias ficara no passivo ate ser paga mesmo que haja atraso no pagamento , porém a despesa do mes a que ela se refere ja foi apropriada.

No pagamento no mes de maio.
D - salários a pagar (passivo circulante)
C- Caixa ou bancos

Já o adiantamento e um pouco diferente. não se apropria a despesa dele porque voce vai apropriar a folha completa.
Então
D - Adiantamentos a funcionarios (Ativo Circulante)
C - Adiantamentos a pagar (passivo circulante)

Veja que no fechamento da folha voce compensa o adiantamento
D - Salarios a pagar (passvivo circulante)
C - Adiantamentos a funcionario (ativo circulante)
Assim voce compensa um adiantamento que tinha como direito de deduzir do total dos salarios a pagar.

Sucesso




Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 07:59