x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.129

folha de pagamento

ALINE S.

Aline S.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 22:57

ola pessoal
sou nova na area e estou tendo dificuldades ref a folha de pagamento. ..
preciso fazer uma configuraçao de folha de pgto para a contabilidade porem nao entendo o processo ou seja
porque tem duas contas de salario? uma de despesas e outra no passivo? adiantamento de salario enfim.. só queria entender o processo para cadastrar tudo certinho

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 01:27

Aline
Isto é pra atender o principio contabil da competencia.
Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

Assim a folha de pagamento do mes de abril foi uma despesas incorrida no mes de abril, porém ela será paga ate o 5} dia util de maio.
Então pra reconhecer a despesa de abril
D - Salario (conta despesa)
C - Salarios a pagar (Passivo circulante) e alias ficara no passivo ate ser paga mesmo que haja atraso no pagamento , porém a despesa do mes a que ela se refere ja foi apropriada.

No pagamento no mes de maio.
D - salários a pagar (passivo circulante)
C- Caixa ou bancos

Já o adiantamento e um pouco diferente. não se apropria a despesa dele porque voce vai apropriar a folha completa.
Então
D - Adiantamentos a funcionarios (Ativo Circulante)
C - Adiantamentos a pagar (passivo circulante)

Veja que no fechamento da folha voce compensa o adiantamento
D - Salarios a pagar (passvivo circulante)
C - Adiantamentos a funcionario (ativo circulante)
Assim voce compensa um adiantamento que tinha como direito de deduzir do total dos salarios a pagar.

Sucesso




Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 07:59

Bom dia galera!
Estou contabilizando (na contabilidade) a folha de pagamento e aconteceu o seguinte: teve um funcionario que teve rescisao logo apos o recebimento do 13º salario 2ª parcela (o empresario pagou o 13º salario 2ª parcela dia 17/12/2012 e a rescisao dele foi 22/12/2012).
A conta do adiantamento de 13º salario ficou credora, como faz para reverter esta conta? Tem outra conta dentro do plano de contas que zera ela? Me ajudem por favor!

Obrigada!
PS: Nao sei se estou publicando no lugar correto, publiquei pelo fato de estar relacionado com a contabilidade, se eu estiver errada desde ja peço desculpas!

PAULO VITOR SOARES DOS SANTOS

Paulo Vitor Soares dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 08:34

Rafaela Bom dia.

Bom, se já foi paga o 13º sal. 2ª parcela, na contabilização deste
você deveria efetuar a contabilização para baixar a conta de Adiantamento, assim:

Pagto da 1ª parcela. (adiantamento)

D - Adiantamento de 13º Sal.
C - Caixa/Banco

Contabilização da 2ª Parcela

D - Despesas c/ 13º Salário a Pagar - 1.000,00 ( DRE )
C - Adiantamento de 13º Sal. - 500,00 ( Ativo )
C - 13 º Sal. a pagar - 500,00 (Passivo)

Pgto da 1ª parcela. (adiantamento)

D - 13 º Sal. a pagar - 500,00 (Passivo)
C - Caixa / Banco - 500,00 (A.C.)

Depois Contabiliza a Rescisão normalmente;

Espero ter ajudado.
abraço.

Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 09:42

Bom dia Paulo Vitor, muito obrigada!
Só mais uma duvida, no caso eu deveria acrescentar esse lançamento? Ou tipo, inves de lançar normal o lançamento de 13º salario 1ª e 2ª parcela para esse funcionario eu lançaria como voce me explicou?
Grata!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.