Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.830

Custo de serviços prestados.

Niran Alves de Lima

Niran Alves de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 27 novembro 2007 | 14:13

Tenho uma empresa de corte de madeira e vou iniciar a contabilidade.
Uma dúvida é sobre o Custo de Serviços Prestados a qual vai aparecer no demonstração de resultados. A dúvida é:

Quais contas fazem partem desse custo. Pois, como exemplo, numa empresa de comércio seria entre outras coisas aquisição de mercadorias.

E na parte de deduções e abatimento e necessário discriminar os impostos?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 27 novembro 2007 | 21:09

Boa noite Niran,

O Grupo de contas intitulado "Custo dos Serviços Prestados" como o próprio nome sugere, registra (a exemplo do que ocorre com empresas comerciais) todos os custos direta ou indiretamente incidentes sobre os serviços.

Existe um "truque" que nos ajuda na determinação do que sejam custos diretos, indiretos e despesas.

Custos Diretos
De modo geral, todos os gastos diretamente relacionados com a atividade da empresa são custos diretos, pois, se a empresa não explorasse aquela atividade não existiriam tais gastos. Estes custos irão influenciar diretamente no preço do produto. Como exemplo de custos diretos, neste caso, você pode considerar a mão-de-obra direta, ou seja, o salário e encargos do pessoal empregado (que trabalha) no corte da madeira, a energia elétrica, o transporte e etc.

Custos Indiretos
São aqueles gastos que não estão diretamente relacionados com o produto final da empresa, no entanto, existem também porque a empresa explora aquela determinada atividade. Na verdade são custos necessários para exploração da atividade, mais são também genéricos demais para serem apropriados diretamente ao produto. São exemplos de custos indiretos a própria mão-de-obra indireta, ou seja, o salário e encargos do pessoal que trabalha na vigilância e no transporte, a energia elétrica não usada nas máquinas e sim no pátio, o seguro, o aluguel do imóvel da serraria, a depreciação das máquinas, etc.

Despesas
São todos os gastos efetuados independentemente da atividade que a empresa explora, ou seja, são gastos com o pessoal da administração, manutenção dos escritórios, despesas financeiras, tributárias e as demais que você bem deve conhecer.

É aconselhável que você em reunião com os interessados delibere o que sejam custos diretos e indiretos. Ninguém mais indicado para a elaboração das Contas que demonstrarão o resultado da empresa do que os próprios empresários que devem conhecer a fundo a atividade explorada.

Como dedução das receitas decorrentes da exploração destas atividades deve constar os impostos sobre elas incidentes tais como o PIS, COFINS, ICMS, ISS, as vendas canceladas e etc. Cabe lembrar que o IRPJ e a CSLL são despesas tributárias posto que não incidam sobre as receitas e sim sobre o lucro ou a presunção deste.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.