x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.730

Contabilizar remuneração indireta de sócio

LUCELIA FERREIRA COSTA

Lucelia Ferreira Costa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 16:50

Boa tarde
Desculpem-me se realmente o assunto já estiver no fórum, mas nas minhas verificações não a localizei

Gostaria de um auxílio para tratar as informações abaixo corretamente nos lançamentos contábeis:

Ex.
15.000,00 Pro-labore do sócio diretor
5.000,00 Aluguel pago pela empresa pela residencia do diretor (Imóvel locado de pessoa física em nome da pessoa jurídica para residência de diretoria)

O aluguel sofre retenção do IRRF na fonte pela empresa no momento do pagamento

Como lançar esta despesa, visto que estará no recibo de pro-labore do sócios para apuração do IRRF?

Como registrar contabilmente esta situação?

LUCELIA FERREIRA COSTA

Lucelia Ferreira Costa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:02

Luiz, obrigado pela atenção, mas talvez eu não tenha me expressado bem na minha questão
Minhas dúvidas giram em torno de:

A empresa pagou a despesa do aluguel, que deve ser incluso como remuneração indireta no pro-labore do sócio,
esta despesa deverá ser registrada como adiantamento de pagamento ao sócio?

Fabricio Pereira Shimabuku

Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:03

Como lançar esta despesa, visto que estará no recibo de pro-labore do sócios para apuração do IRRF?


Gostaria de entender esse pedaço? A empresa pretende descontar o valor do pagamento do aluguel do pró-labore do sócio ou acrescentar este valor no pró-labore como se fosse um "reembolso"?

Email: [email protected]


"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão
LUCELIA FERREIRA COSTA

Lucelia Ferreira Costa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:10

Fabrício

A empresa fez a locação em nome dela, para residência do sócio
pagou o aluguel valor 5.000,00(por conta dela)

O pró-labore é de 15.000,00
Pelo RIR artigo 622 este aluguel é remuneração indireta e deve ser acrescida a BC do IRRF do beneficiário (no caso o sócio diretor que utiliza o imóvel)

então como remuneração total eu tenho 20.000,00 , mas 5.000,00 foi o aluguel que a empresa pagou e estou insegura em tratar estas informações contabilmente. Agradeço a atenção

Luiz Dália

Luiz Dália

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:25

Lucelia, pelo que entendi, o aluguel está em nome da empresa, não é isso? e como ela descontaria do sócio algo que legalmente é dela? Apesar de sabermos que quem usufrui é o sócio.

Fabricio Pereira Shimabuku

Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 18:36

Que situação difícil hein Lucélia!!! rsss

Olha pelo que entendi, na verdade a empresa tomou um prejuízo bonito colocando o valor do Aluguel na remuneração do sócio. Pois, como você mesma mencionou pela legislação do IR, o valor do aluguel colocado no pró-labore será base de calculo para IR e também para o INSS, não esqueça disso viu!!! Então o sócio terá um pro labore de 20.000,00

A despesa é simples, como a despesa de aluguel está no nome da empresa, ela deverá efetuar o pagamento e reconhecer a despesa normalmente.

Ai que está o prejuízo, pois para efeitos contábeis e legais, a empresa na verdade aumentou a retirada do sócio de 15.000,00 para 20.000,00 e de quebra estará pagando uma despesa de aluguel no valor de 5.000,00.

Entendeu?

Logo os lançamentos seriam os seguintes:

D - Desp. Aluguel (CR) 5.000,00
C - IRRF s/ a Recolher (PC) (Valor do IR a recolher s/ o aluguel)
C - Alugueis a Pagar (PC) (valor liquido a pagar)

Pro Labore

D - Pro Labore (CR) - 20.000,00
C - Pro Labore a Pagar (PC) - 20.000,00

D - Pro labore a pagar (PC)
C - INSS a recolher (PC) - 457,49
C - IRRF a recolher (PC) - (Valor do Ir s/ remuneração do pró-labore - dependentes)

Espero ter ajudado.

Email: [email protected]


"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.