x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 25

acessos 18.585

Adquirir franquia de escritório contabeis

Fernando de Jesus Bertolino

Fernando de Jesus Bertolino

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 20:58

Boa noite pessoal, sou novo no fórum mas venho acompanhando a um tempo esse excelente trabalho.
Eu quero abrir um escritório contábil porem vi que existe uma franquia de escritório de contabilidade e gostaria de saber se posso confiar em adquiri-lo ou não.
Se alguém já tiver adquirido essa franquia, gostaria que me orientassem sobre o mesmo e assim terei mais segurança ou se é melhor esperar mais um pouco.
Obrigado a todos

Olá pessoal, sou novo no fórum, porém venho acompanhando vcs a um tempo já.
Gostaria que me orientassem, pois existe uma franquia de escritório Contabilidade cujo o nome é CSL o site é esse http://projetoscsl.blogspot.com.br.
Posso ou não arriscar?
Fernando de Jesus Bertolino

Fernando de Jesus Bertolino

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 13:21

Boa tarde Jacson,
Até o momento nada.
Vi 3 escritórios que oferecem a franquia...
A CSL, SERVILHA e NTW.
De uma pesquisada.
Abraços.

Olá pessoal, sou novo no fórum, porém venho acompanhando vcs a um tempo já.
Gostaria que me orientassem, pois existe uma franquia de escritório Contabilidade cujo o nome é CSL o site é esse http://projetoscsl.blogspot.com.br.
Posso ou não arriscar?
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 09:22

Tem essa aqui que vez por outra aparece em revistas e noticias sobre o assunto.

http://www.ntwcontabilidade.com.br/

Não posso falar nada sobre ela pois nunca fiz negócio deste tipo.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Thiago Nogueira

Thiago Nogueira

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 13:58

Boa Tarde Pessoal !

Acredito que se trata de um modelo muito novo ainda no mercado, por isso temos poucas informações.
eu também tenho interesse em adquirir esta franquia pois encontrei uma matéria na internet que traz alguns diferenciais na franquia da CSL
em relação as outras, como por exemplo não há taxa de franquia, cobrança de royalties e propaganda.
a matéria que li indica apenas o custo com instalação e capital de giro que são por volta dos 2.500,00 e o principal que é a cada dois clientes que vc tem
um será seu e outro da empresa franqueadora.

Tais pontos são atrativos e chamativos para nós que desejamos ter este modelo de negócio, destarte é bom para quem tem um plano de negócios já formado entrar em contato direto com a empresa franqueadora para saber mais detalhes, eu imagino detalhes desses tipos: qual tipo de suporte terei?
o modelo atende quais formas de tributação das empresas? qual é o prazo de duração do contrato de franquia? existe custos adicionais?

abaixo segue o link com a matéria que li, caso alguém ainda não tenha pesquisado sobre.

economia.terra.com.br

att,

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 11:18

Caros colegas,

Confesso que este tópico é bem interessante. Eu particularmente nunca sequer tinha ouvido falar em franquia de escritório contábil. Ficarei de olho neste tópico a procura de algum colega que esta vivendo essa experiencia. Quero formar uma opinião à respeito.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 17:42

Boa tarde Amigos,

Furada. No nosso ramo o que ainda faz a diferença é a relação Contador-Cliente. A franquia é basicamente venda de bandeira - marca - e know-how.

Por bandeira, poucos escritórios , muito poucos, conseguiram um nome que valha o investimento na marca, e depois, o know-how é muito relativo, o franqueador precisa ter uma estrutura absolutamente fantástica e um mapeamento geral de todos os processos. Não indico.

Além disso, o ramo contábil tem mercados relevantes muito locais, de forma que escritórios importantes em São Paulo, por exemplo, são irrisórios no Rio, e mesmo no Rio, um escritório importante em Copacabana não tem nenhuma vantagem sobre um razoável na outra ponta da cidade, a não ser o poder de investimento. Não raro, o que já está estabelecido na outra ponta da cidade, consolidado, tem mais vantagem competitiva. Acho furada.

Acho que a melhor forma de começar é ainda um bom boca a boca, e sim, preparar um bom material e oferecer o serviço ao comércio local, sem aviltar honorários e sem "roubar cliente" de ninguém, mas se colocando como opção no mercado.

Eu pegaria o valor o que gastaria comprando a bandeira e investiria em preparar um local agradável para receber os clientes, um bom layout e um bom material de divulgação, começaria pequeno, com um bom planejamento e estratégias como o corpo a corpo, segmentação e eventos para captar clientes.

OBS: Existem alguns modelos de franquias onde o franqueado se limita a recolher documentos, captar clientes, fazer cobrança e um ou outro pequeno atendimento, o grosso do serviço, a contabilização, o DP e tudo o mais é feito pelo franqueador. Nesses casos a cota sobre o faturamento são altas e restam valores percentuais bem baixos para o franqueado, algo entre 20 e 40%, mas também todo o grosso do serviço e a responsabilidade fica a cargo do franqueador, essa, talvez, seja uma opção plausível. De resto, para mim, é furada.

Forte abraço.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 18:00

boa tarde


me interessei pelo tópico,pelo fato de não conhecimento pelo assunto!


att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 18:54

Pessoal eu enviei email para uma dessas empresas e me retornaram. No blog havia entendido que não haveria custo inicial, mas há sim.
Investimento inicial de 10 salários mínimos, e para cada cliente um é da franquiadora. Depois 30% do faturamento será deles também.
Eles cedem o programa da Alterdata após uma quantidade mínima de clientes e também cedem material com logo da empresa.
E há também uma outra forma que os clientes serão "nossos", mas teremos que investir os 10 salários mínimos e pagar 30% da mesma forma.
Realmente após saber disso não sei se compensaria, pois a minha principal dificuldade é a capacitação de clientes e pelo email entendi que não há nada relacionado a isso. Concordo com o colega acima que escreveu sobre investir esse valor da franquia no nosso próprio negócio.
Não entrei em contato com outras franquias, mas quando entrar posto aqui também.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 08:09

Patricia Mara da Silva

obrigado por compartilhar conosco.
é uma forma diferente de parceria pelo que vejo.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 12 dezembro 2015 | 19:55

Prezados, Boa Noite!

Antes de abrir meu escritorio procurei algumas dessas franquia contabil, das que verifiquei com calma apenas uma você não investia tanto porem o seu retorno e praticamente nada você vai ficar refem da franquia vai fazer todo o trabalho e no final quem leva todo montante final do mes são eles, era a mesma coisa que você esta trabalhado em uma empresa normal ou coisa do tipo, agora teve outras que vi que o investimento era coisas extremamente caro.

O que o Sergio comentou a cima e a pura verdade, as vezes tem franquias que limita muito você a executar alguns serviços e capitar cliente conheço uma franquia da qual estava pesquisando ela limitava o numero de clientes e não deixava tambem pegar clientes com faturamento abaixo de R$ 90.000,00 mês.

Prefiro investir em uma especialização, um sistema contabil que atenda toda a demanda do local na qual presto serviço, investir na estrutura do escritorio do que você ter uma franquia contabil, pois o retorno e muito mais viavel, logico não tirando os meritos de franquia mais se alguem queira investir em franquia boa sorte, faça um comparativo pra ver se realmente compensa.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 8 anos Domingo | 13 dezembro 2015 | 20:24

Boa noite!

Também estava muito interessado. Após ler alguns post aqui, confesso que cai em desânimo. Praticamente seremos empregados das franqueadoras, e pelo que percebi, se tiver o contrato rescindido é perigoso perder os clientes que você conseguiu captar.

ABs

Donizete

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 24 dezembro 2015 | 10:57

Donizete

desanimei totalmente!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Fred Quintanilha

Fred Quintanilha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 30 janeiro 2016 | 15:45

Boa tarde Fernando.

Ano passado, eu escrevi um artigo sobre este assunto; você pode ter um escritório virtual (seu site contábil) e com isso trabalhar em casa. O custo pode ser zero, caso você tenha facilidade com criação de site, caso contrário, terá que procurar um profissional, mas mesmo assim, sai mais em conta que abrir uma franquia. Abaixo o link do artigo, está em um portal contábil também conhecido:
www.cienciascontabeis.com.br

Dica: separa um canto da casa onde você possa receber os seus clientes. Mais tarde, já com uma carteira de clientes, você poderá ter seu escritório em alguma sala comercial, caso queira sair de sua residência.

Contabilidade Quintanilha
Botelho, Fred Carlos Quintanilha (Gestor Financeiro)
https://www.kontabil.net

Boa sorte e bons negócios!

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 30 janeiro 2016 | 18:23

Fred Carlos Quintanilha Botelho,

Uma boa opção essa, trabalhar em casa home office, logo apos expandir seu negocio custo relativamente baixo e oportunidade de crescimento bem melhor mesmo que franquia.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 09:29

Fred Carlos Quintanilha Botelho

bom dia


otimo artigo

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
zenildo santos lima

Zenildo Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 11:01

Boa dia!!!

Sei que esse tema ainda não esgotou.
A ideia de começar em casa é muito boa, o problema é para quem não tem experiencia prática. Tem a questão dos sistemas, se eu começar com empresas de pequeno porte, só do simples por exemplo. Do que preciso?

Ouvi dizer da micro-franquia da Sevilha Contabilidade. Você não precisa de uma sala comercial, atendi o cliente in loco ou em casa. Ai para quem não tem experiencia vai aprender com a franquia.

O que vocês acham???

Nos ajude ai...


Sds

Contador - Trabalhando com Grupo de Produtores Rural.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 16:42

Zenildo Santos Lima,

Na boa,... como disse um amigo que tenho aqui no portal "Cada profissional tem que escrever sua própria história" então meu amigo, FRANQUIA CONTÁBIL??? nem a pau juvenal!!!

Esse papo de colocar azeitona na empadinha dos outros é ignóbil.

Procure estudar mais e ler mais sobre as leis e normas, o aprendizado voce só terá se arriscando, ao invés de adquirir "franquia contábil", procure adquirir amadurecimento profissional e ter seu proprio negócio.

Ademais, que graça tem prestar o serviço e a tal "franquia" levar os méritos?

Reflita! e nos ajude a tornar a profissão contábil uma profissão honrada.

A propósito, ja ouviu falar em franquia de advocacia?

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Johnny Vanderson Leal Vasquez

Johnny Vanderson Leal Vasquez

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 22:03

Olá prezados amigos Contadores,

Vi que temos muitas informações divergente e poucas informações fundamentadas.

Contenhamos os ânimos e vamos nos informar melhor, antes de julgar, para o bem ou para o mal, não podemos esquecer da "prudência" né ?

Mas bem, primeiramente saibam que trabalhar com franquia não é o mesmo do que ter uma empresa própria, existem adicionais financeiros necessários como: taxa de franquia, aquisição de estrutura padronizada, capital de giro a comprovar, royalties, fundo de propaganda.

Sim, é um gasto extra, mas será que não compensa ?

Quanto tempo será necessário para um contador montar um estrutura física e tecnológica ideal para montar seu negócio ?
Quantos erros serão necessários até alcançar o grau de maturidade do investimento próprio ?
Quantas negociações serão necessárias para você ter um bom poder de barganha com fornecedores dos insumos de escritório?
Quantas ações de propaganda e marketing serão necessárias até você ter a imagem de seu escritório destacada em sua região ?
Será que mais importante a marca do seu sobrenome ou o lucratividade obtida com o usufruto dos benefícios da rede?
Quanto tempo você tem disponível para batalhar e alcançar o nível do empreendimento pretendido ?

Será, realmente, que não compensa o custo do investimento total, em face do tempo e erros que poderão ser reduzidos ?

Bom, prezados, a respostas dessas e das outras perguntas que irão surgir depende de cada um de vocês...

O que nós não podemos é ser desinformados, e propagar informações e decisões precipitadas por ai.

Aliás, um contador que não sabe avaliar bem nem o seu próprio negócio, não irá avaliar bem os empreendimentos de seus clientes.

Primeiro:
1. estude um pouco da 8.955/94, Lei das Franquias
2. e depois entre em contato com as franquias disponíveis no mercado
3. faça perguntas o quanto quiser, passe pelas etapas de avaliação
4. leia com muita atenção a COF - Circular de Oferta de Franquia
5. faça perguntas e ligue para os outros franqueados
6. não deixe de esclarecer nenhuma dúvida antes de fechar o acordo

Se de acordo com seus critérios e prioridade de vida, você achar que não é viável, tudo bem, encerre as negociações e fique tranquilo.

Não posso dizer que A ou B é melhor, isso vai das intenções de cada franqueado.

O que posso dizer é que nós, contadores, não podemos ser uma classe mal informada e desunida !

Temos o poder de mudar o nosso país, ou pelo menos nosso "mundinho", com a gestão de informações úteis e relevantes.

Boa sorte e prudência.

Contador Johnny Leal
gILSON

Gilson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 14:45

Prezados,

Sobre franquia de fato é uma modalidade nova, tem que se levar em consideração?

a) Localidade
b) Publico alvo
c) capital humano (colaboradores)
d) Áreas de atuação

Eu particularmente acho uma idéia muito boa, visto que você irá trabalhar em rede, tendo muita das vezes alguns benefícios;

a) Consultoria integrada pelo fraqueador
b) Sistema parametrizado
c) Padrão de arquivamento e documentos já definidos
d) Padrão de relatórios, não tendo que ficar quebrando cabeça para montar novos relatórios
e) Custo de sistema mais em contato por utilizar do franqueador

Nossa empresa esta concluindo o processo da ISO 9001 para contabilidade e em fase final do registro da MARCA, também estaremos abrindo franquias, pois o foco não é termos concorrentes e sim parceiros.

Se houver interesse abaixo tem nosso contato para maiores informações.

Atenciosamente,

Gilson C de Freitas
Contador e Consultor Tributário
[email protected]
facebook.com/gilsoncontador
instagram.com/gilsoncont

Alfa Consultores
https://www.alfaconsultores.com.br
facebook.com/alfaconsultores1
instagran/alfaconsultores1

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.