Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 39.869

Admissão de Funcionarios em outros estados

Marcelo Mendes dos Santos

Marcelo Mendes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 21:26

Boa Noite!

estou com um problema e gostaria de saber se algum dos companheiros poderiam me ajudar.

Minha empresa é pequena nesse momento e estamos montando bases operacionais em outros estados aonde iremos ter de 3 a 7 funcionários isto dependendo da operação em cada estado do Brasil.

dai vem a pergunta. a empresa que admite um funcionário em outro estado tem por obrigação registra-lo no CNPJ do local de trabalho do colaborador? ex: funcionário trabalha em uma operação em tocantins.
pergunto eu terei que abrir um CNPJ no local e cadastra-lo? ou eu posso registrar ele no CNPJ de SP? e neste caso se eu puder registra-lo terei que fazer o recolhimento dele para o Sindicato da região? como faço para resolver este problema? e no caso de eu ter que registra-lo em um CNPJ no local, devido a demora na criação do CNPJ eu poderia cadastrar o funcionário provisoriamente no CNPJ de matriz e depois transferi-lo para o CNPJ do Local? pois são empresas do mesmo grupo a unica alteração que terá será o estado de atuação. e pergunto se terei que efetuar o recolhimento ao Sindicado da região do colaborador? mesmo sendo tão poucos funcionários?

jaqueline pavao monteiro de aquino

Jaqueline Pavao Monteiro de Aquino

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 00:30

Marcelo, vou responder conforme sua propria pergunta

a empresa que admite um funcionário em outro estado tem por obrigação registra-lo no CNPJ do local de trabalho do colaborador?(nao) ex: funcionário trabalha em uma operação em tocantins.
pergunto eu terei que abrir um CNPJ no local e cadastra-lo?nao ou eu posso registrar ele no CNPJ de SP?(sim) e neste caso se eu puder registra-lo terei que fazer o recolhimento dele para o Sindicato da região?(sim) como faço para resolver este problema?(se vc possuir contador que é muito necessario ele fara todo o trabalho,mas a principio é fazer uma pesquisa na internet e ver o sindicato que seja adequado) e no caso de eu ter que registra-lo em um CNPJ no local, devido a demora na criação do CNPJ eu poderia cadastrar o funcionário provisoriamente no CNPJ de matriz e depois transferi-lo para o CNPJ do Local?(conforme informei nao haveria necessidade, existe empresas que até faz isso, abre filiais mas na ha necessidade disso) pois são empresas do mesmo grupo a unica alteração que terá será o estado de atuação. e pergunto se terei que efetuar o recolhimento ao Sindicado da região do colaborador?(sim) mesmo sendo tão poucos funcionários? (independe aonde a empresa esteja localizada o sindicato é da base territorial da prestaçao de serviço em si )

espero ter ajudado

Marcelo Mendes dos Santos

Marcelo Mendes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 00:03

Boa Noite,


A informação foi de grande ajuda para conhecimento, porém me surgiu uma duvida que acho pertinente, e no caso de uma fiscalização do trabalho? todos os funcionários estariam cadastrados em SP, porém existe a questão de data base de uma estado para outro variar e nem sempre a data base para reajuste é a mesma, neste caso como faço? e o questionamento quanto a cadastrar os funcionários em Matriz creio eu de que pode gerar conflito na hora de homologar, devido a funções a exercer e a questão que se refere a atividade econômica da empresa, e o sindicato que representa a classe. ex motoristas, conferente e ajudantes são representados pelo sindicato de transportes de cargas certo!? mas supervisor e auxiliar operacional é representado pelo sindicato dos trabalhadores administrativos em empresas de logística. e este tipo de conflito pode ocorrer em outros estados, como exemplo de são paulo tem dois sindicatos que representam funções diferentes na mesma empresa. mas a resposta me ajudou muito para despertar questionamento muito bons, muito obrigado.

Sabrina Silva Lopes de Souza

Sabrina Silva Lopes de Souza

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 09:24

Bom dia Marcelo,
Primeiramente seja bem vindo ao forum!
Estou em dúvida sobre sua pergunta. Essas bases operacionais que você irá abrir serão filiais? Porque se forem filiais, cada uma terá um CNPJ então você deverá registrar esses funcionários no CNPJ das filiais.
Em relação a data base, como disse a Jaqueline é só procurar o sindicato a que esses funcionários pertencerão, geralmente eles têm site, então você pode pegar a convenção coletiva no site do sindicato e seguir essa convenção, na hora de homologar alguém terá de ir representar a empresa no sindicato se for dentro do município ou no Ministério do trabalho local. Mas a folha de pagamento pode ser feita de SP.

Daniela da Silva Carlessi

Daniela da Silva Carlessi

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 16:33

Boa tarde,


Fiquei confusa com as informações, quero tirar umas dúvidas:


Temos um cliente que está localizado em Curitiba - PR, a empregada será admitida nesta empresa, mas vai trabalhar com alguns sócios que estão localizados em Porto Alegre - RS.
A empresa não possui nenhuma filial em Porto Alegre.
Pergunta,
Está errada essa admissão?
Há necessidade de abrir uma filial em Porto Alegre para admitir essa empregada?
Sendo admitida mesmo assim, o que é de direito da empregada?


Estou com várias dúvidas, se alguém puder me esclarecer ficarei grata.

Obrigada!

Atenciosamente,

Daniela Carlessi

Marcus

Marcus

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 12:24

Bom dia.
Estou com uma duvida eu de uma lida nos assuntos acima e ainda fiquei com duvida.
A Matriz é aqui em Salvador e tenho funcionario que presta serviço no RJ, a empresa nao vai colocar Filial no RJ, gostaria de saber o sindicato tem que ser de Salvador ou do Rio de janeiro.
Outra duvida se tiver que colocar o sindicato do RJ e tenho funcionario aqui em Salvador, no pagamento do Sindicato patronal para este mes eu pago o boleto do RJ ou de Salvador.
Estou no aguardo. Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.