x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 39.726

MEI - Transportes

Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 18:17

Contabilistas, boa noite.

Gostaria de saber se posso abrir um MEI no ramo de atividade de transporte?
Vamos mexer com entrega de mercadorias e frete, quais seriam as obrigações legais?

Atenciosamente

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 22:27

Boa noite Tiago



Tem atividades de transportes permitidas ao MEI sim, por exemplo o CNAE:

4930-2/02 - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA, EXCETO PRODUTOS PERIGOSOS E MUDANÇAS, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL


Você pode ver mais atividades permitidas ao MEI aqui: Anexo XIII da Resolução CGSN 94/2011



Fonte: Normas Legais



Espero ter contribuído!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 3 agosto 2013 | 02:07

Fabrício Caetano Moraes

Obrigado por compartilhar essa resolução das atividades permitidas a ser exercida pelo MEI.
Já vou deixar guardado aqui, que quando precisar, já tenho !

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."

João 15:18-19
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 10 anos Sábado | 3 agosto 2013 | 18:34

Boa noite Thiago Souza




Realmente essa tabela é muito prática, ajuda bastante em questões de duvidas a respeito de atividades permitidas no MEI, para mim é um prazer dividir essas informações, fico feliz que lhe tenham sido úteis.


Um bom final de semana e forte abraço!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 4 agosto 2013 | 12:59

Fabrício, obrigado pelas informações.

Faz algum tempo que não trabalho com Contabilidade, estou desatualizado.
Preciso emitir nota fiscal de serviço? Ou se eu abrir uma conta de pessoa jurídica já é o suficiente?

Atenciosamente

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 10 anos Domingo | 4 agosto 2013 | 17:39

Boa tarde Tiago




O MEI está obrigado a emitir nota fiscal quando vender ou prestar serviços de qualquer natureza para pessoas Jurídicas de qualquer porte, apenas está dispensando quando a emissão for para consumidor final(Pessoa Física).


Você pode dar uma olhada nesse link: Impostos, DAS, Nota Fiscal - MEI



Fonte: Portal do Empreendedor



Espero ter Contribuído!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 23:11

Boa noite,

Tenho um caso de um motorista de kombi que entrega as compras de supermercado para clientes sem carro, onde o proprio supermercado cobra a taxa juntamente com as compras e após repassa percentual para motorista. Ele precisa constituir empresa, alguém pode me orientar?

abs

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 23:51

Boa Noite Maira

Se a pessoa que dirige faz parte da empresa não, mas se ele tem algum tipo de contrato com a empresa, tem que verificar se foi firmado algum vínculo de espécie empresarial ou autonômo, no caso precisa de autorizações junto à órgãos de fiscalização.

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
jobson mykael rodrigues batista

Jobson Mykael Rodrigues Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 10:20

Bom dia!

Estou com uma dúvida, tenho um cliente que tem uma transportadora em Pernambuco e alugou um galpão em São paulo para depositar as mercadorias e depois fazer a distribuição, nesse caso ele vai ter que abrir uma filial em São Paulo para o galpão que foi alugado com a atividade de armazém?

J & S CONTABILIDADE - A MELHOR ESCOLHA PRA SUA EMPRESA

81 - 9924-2507 / 9212-7884
MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 15:07

Oi Luciano, obrigada.

Na verdade o supermercado exige que seja uma empresa (serviço terceirizado), sendo assim minha duvida é posso enquadrar no MEI e se superar os R$ 60 mil transformo no proximo ano? A emissão da nota fiscal de serviço será bloco normal?
Grata

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 20:05

Maira melhor para você verificar a situação desse motorista antes para
dar entrada na inscrição da matriz,e segundo dependendo do caso é necessário ter critérios nesse caso de contratação.


Site MEI

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 16:19

Oi Luciano,
Ainda estou em duvidas, a empresa aceita que seja MEI mas em qual CNAE se enquadraria?
Transporte de Cargas não perigosas (o serviço é entrega de compras de supermercado nas residências dos clientes que nao possuem carros - este serviço é terceirizado um diferencial do mercado que paga para este transportador atraves de NF. Por isso a necessidade de abrir a empresa)?

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 18:48

Olá Maira

O cnae fiscal é 4930/2-01 Anexo XIII da Resolução CGSN 94/2011, mas, como havia recomendado para outras tipos de situações melhor consultar pessoalmente. Espero ter ajudado, para entrar em contato (051) 99044598






Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 13:39

Fabrício, boa tarde.

O meu cliente paga o DAS mais não está emitindo nota fiscal, ele trabalha com venda de salgados.

Outra pergunta, quando a pessoa precisa vender coisas grandes, como que eu faço para pedir as notas fiscais de serviço?

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.