x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 4.326

Cálculos Trabalhistas e Ciências Contábeis

José Ricardo

José Ricardo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 13:35

Olá,

Estou iniciando o curso de Ciências Contábeis.
Comecei também a fazer um curso de extensão de Cálculos Trabalhistas (no escritório que trabalho me pediram para aprender sobre o assunto).

No curso de Cálculos Trabalhistas tenho visto que ele é voltando para o ramo do Direito.
Estou gostando do curso, porém minha dúvida é se realmente a função (realizar esses cálculos) é realmente do Contador ou se é do Advogado.

Terminando minha graduação em Ciências Contábeis eu poderei fazer especialização em Direito do Trabalho ou é apenas para Bacharel em Direito?

Fabricio Pereira Shimabuku

Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 11:12

Saudações meu caro José Ricardo,

Que bom que você está interessado nesta área de Cálculos Trabalhistas. Bom é elementar que ambas as profissões estão conectadas. Este curso que você está realizando é de grande interesse para ambas as áreas, no entanto, devo dar um certo destaque para os contadores, pois tais cálculos costumam fazer parte da nossa rotina do que dos Advogados. Pois é costume destes profissionais, enviar os calculos trabalhistas para que o contador/perito os realize, mas nada impede que o advogado tenha conhecimento destes cálculos, muito pelo contrário, faz parte até da sua obrigação. Mas geralmente, na maior parte dos casos, quem executa e elabora a planilha são os peritos/contadores.

Acredito que nada o impedirá de realizar uma especialização em direito trabalhista ( consulte sua faculdade), visto que, é uma disciplina que costuma estar nas grades de graduação na grande maioria das faculdades de contábeis. No entanto, neste tipo de especialização, você só terá o conhecimento mais aprofundado do direito trabalhista, mas você estará impedido de realizar a parte "prática" deste tipo de curso, por não ter registro na OAB ( logo você não poderá montar processos trabalhistas, nem nada que compete aos bacharéis em direito devidamente registrados na OAB)

Email: [email protected]


"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.