Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 966

Caixa negativo

Moisés de Oliveira Silva

Moisés de Oliveira Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:56

Bom dia Valquiria,

caixa negativo remete a omissão de receita;

Art. 288. Verificada a omissão de receita, a autoridade determinará o valor do imposto e do adicional a serem lançados de acordo com o regime de tributação a que estiver submetida a pessoa jurídica no período de apuração a que corresponder a omissão (Lei nº 9.249, de 1995, art. 24).

Uma solução possível seria contabilizar como uma entrada de recurso do sócio na empresa por meio de um contrato de mútuo nas conformidades da lei.

Espero ter ajudado.

Bom dia.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 10:11

Bom dia amigos.


O Caixa não fica com um saldo negativo sem mais nem menos, seria muita ingenuidade tanto da gerencia quanto do contador. O que pode acontecer é falta de analise na conta, que com passar do tempo, por erro ou imperícia, o caixa recebe lançamentos a créditos que não são de sua natureza e por falta de analise acaba ficando com o saldo virado. Aconselho antes de qualquer iniciativa, fazer uma análise da conta caixa, se realmente aconteceu um fato que a fez ficar com saldo credor, deve se tomar às devidas providencias, sendo uma delas, o que aconselhou o Moisés de Oliveira. Sob pena de incorrer no artigo Art. 282. do RIR/99

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.