Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 41.169

Carta de encerramento de serviços contabeis

Simone de Souza Santos

Simone de Souza Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 13:15

Boa tarde, eu gostaria de saber se alguém poderia me fornecer uma carta de encerramento de serviços contabeis. Eu tenho um cliente que está entrando na minha empresa este mês mas antes ele quer uma carta de encerramento de serviços para entregar a outra contabilidade. Nesta carta tem que conter o item em que ele pede todos os seus documentos também.

Por favor preciso desta carta com urgência.
Desde já agradeço a colaboração.

Simone

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 13 janeiro 2008 | 17:45

Boa tarde Simone,

Segundo instruções do CRC em nosso e outros estados, quando o empresário, por qualquer motivo, quer ou precisa transferir a responsabilidade técnica contábil para outro Contador ou Escritório Contábil, deve primeiramente entrar em contato com novo contador.

Uma vez de acordados quanto a prestação de serviços e valores, deve o novo Contador ou Empresa Contábil elaborar a parte que lhe cabe no Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica assinando-o em quatro vias para entrega ao empresário.

O empresário deve assiná-lo e notificar o antigo contador de sua decisão, entregando o Termo de Transferência para que seja assinado e preenchido na parte que lhe cabe. Deve ainda o antigo contador providenciar o protocolo do Termo junto ao CRC de sua região.

A partir de então o contador (antigo) tem 30 dias a contar da data da ciência do Termo de Transferência para entregar toda a documentação da empresa com a contabilidade em dia e os livros fiscais escriturados, encadernados e registrados até a data do término de sua responsabilidade.

Ao novo contador cabe o recebimento da documentação das mãos do empresário e sua detalhada conferência. Verificando falta de documentos, obrigações ou erros deverá notificar por escrito o empresário, inteirando-o dos riscos fiscais ocasionados pelos erros e ou da falta de documentação.

Como sua responsabilidade inicia-se na data constante no Termo de Transferência de Responsabilidades, o refazimento de qualquer serviço anterior a esta deve ser cobrado separadamente.

Via de regra, por questões éticas, a documentação referente ao Departamento Pessoal é entregue antes do término do prazo de 30 dias.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.