x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 66.304

Simples Remessa

Joao Aparecido de Jesus

Joao Aparecido de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 14:13

Faço a contabilidade de uma empresa tributada no lucro real, um posto de gasolina, e possui uma nota fiscal com os seguintes dados:

Natureza da opração: simples remessa - 6.949

Descrição dos produtos:
01 faixa canteiro rodovia - 147,50
01 prisma gasolina - 50,00

Emitente da nota fiscal: Ideal logística e transportes

Observação constante no corpo da nota fiscal:
"Mercadoria por conta e ordem de companhia brasileira de petróleo ipiranga.

É obrigatório lançar esta nota na contabilidade, caso seja preciso, de que forma eu poderia contabilizá-la.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2008 | 17:28

Se esta mercadoria for devolvida futuramente e se sua empresa for emitir uma NF para devolução, voce poderá fazer o seguinte:

D-Mercadoria de Terceiros (Ativo)
C-Mercadoria a ser Devolvida (Passivo)

Se esta mercadoria não será devolvida e nem será paga pelo posto e, como tenho o hábito de registrar todos NF na contabilidade, uso o seguinte artifício:

D-Despasas (Contas específicas)
C-Bonificação(Receita)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2008 | 16:18

Se esta mercadoria não será devolvida e nem será paga pelo posto e, como tenho o hábito de registrar todos NF na contabilidade, uso o seguinte artifício:

D-Despasas (Contas específicas)
C-Bonificação(Receita)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2008 | 17:14

João e M Messias,

Esse tipo de operação geralemente está relacionada a um bem, equipamento ou conscessão de algo, que uma empresa nos cede, aluga ou empresta.

Para vocês entenderem, vejamos o seguinte exemplo hipotético:

Tem uma empresa que aluga maquinas copiadoras. No contrato de locação, está incluído, manutenção preventiva do equipamento, troca de toner, entre outros.

Acontece que, a locadora do equipamento, troca mensalmente o toner da máquina. Esse toner, é uma mercadoria, e como tal, para circular da empresa dona da máquina, até a minha empresa, é necessário a emissão de uma NF.

Essa NF, é emitida para a minha empresa como "Simples remessa". Entretanto, o toner não me pertence. Ele apenas irá substituir outro toner na máquina da locadora.

Se o toner não me pertence, evidentemente, eu não desembolsei, nem auferi nenhum resultado com essa operação.

Destarte, sugiro que essa NF seja registrada apenas no Livro Registro de entradas do ICMS, com o CFOP 2949.

Considero essa a atitude mais sensata em relação a essa operação.

Francisco Délio
Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 12:21

Boa tarde!
Francisco também devo adotar esse procedimento pra simples remessa que meu cliente faz, exemplo:
Meu cliente presta serviços em outros municípios, aí ele tira uma Nf de simples remessa da máquina que será usada, quando o bem retorna ele não emiti nenhuma Nf de retorno.
O procedimento correto seria: Nf de saída do bem Nf de retorno desse bem? Contabilmente seria só fazer os lançametos no livro de entrada e saída?
Muito obrigada!

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
ROSMARY SILVEIRA DE AQUINO

Rosmary Silveira de Aquino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 11:19

muito bom dia.

Meu cliente recebeu uma NF 6949, cujo produto são outdoor de publicidade da marca. Como devo proceder a contabilização da mesma, visto que não houve desembolso da empresa? Como não houve uma despesa real, o correto seria não lançar na contabilidade e apenas no livro de entrada?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 26 outubro 2010 | 19:32

Boa noite, Rosmary


Considerando que o objetivo da contabilidade é controlar o patrimônio de uma entidade, e esta tendo recebido gratuitamente material para alavancar os negócios, é indiscutível que tal doação consiste em uma receita, pois estes produtos inicialmente farão parte dos objetos em almoxarifado. Conceitualmente os lançamentos contábeis devem ser da seguinte maneira:

Ao receber o brinde:
D) Almoxarifado - Material de Marketing (AC)
C) Brindes ou Outras Receitas (CR)

Ao deslocar para o salão comercial:
D) Propaganda e Publicidade
C) Almoxarifado - Material de Marketing (AC)


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
ROSMARY SILVEIRA DE AQUINO

Rosmary Silveira de Aquino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 15:54

Muito obrigada Ricardo pela explicação.
Agora, tenho um outro questionamento, semelhante: minha empresa recebeu uma nota com o CFOP 6914 - Remessa p/ exposição e não desembolsou nada pelos produtos. Como vou dar entrada nesta nota?
No meu entendimento, não posso utilizar o codigo 2914 - retorno de mercadoria p/exporição, visto que é a primeira entrada na minha empresa e não um retorno(entendo que este codigo será utitizado pela empresa fornecedora no momento em que os produtos retornarem). Temos o codigo 2912- Entrada de mercadoria para demonstração, porém demonstração difere de exposição. Na demostração, há um gasto real do produto, já na exposição o produto é apenas visto. Assim o unico a solução que encontrei foi:

Saida do fornecedor: 9614 - Remessa para exposição e feira
entrada no minha empresa: 2949 outras entradas não especificadas
Saida da minha empresa: 6949 - outras saidas não especificadas
Entrada no fornecedor: 2914 - retorno de mercadoria p/ exposição e feira

Está correto?

JOAO ALEXANDRO SOARES DA SILVA

Joao Alexandro Soares da Silva

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 23:02

Boa noite!!!

Apareceu um cliente que tem um posto de gasolina e a inscricao estadual esta cassada por falta de entrega das gias de 06/2008 ate 09/2010!! A empresa teve notas de entrada , emitiu cupom fiscal porem com valor bem inferior as compras, alguem saberia me orientar sobre como resolver esta situacao, pois preciso entregar as gias para entrar com pedido de restabelecimento da inscricao estadual, ele nao tem nota fiscal consumitor, somente a nota fiscal modelo 1?

no aguardo

Roseleia Lucas

Roseleia Lucas

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2010 | 17:40

Boa tarde,

Minha dúvida é a seguinte: Importamos uma mercadoria que foi feita uma NF de entrada Global com o CFOP 3.102, mas a fatura do fornecedor veio com a quantidade de 2 carretas (comum na importação). Então foi tirado 2 notas com CFOP 3.949 para cada carreta. Minha pergunta é: Lanço no fiscal as 3 notas e no contábil somente a global? Como faço?

Grata,

Roseleia Lucas

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 07:48

Bom dia, Rosmary, João Alexandro e Roseleia


Este tipo de dúvida de vocês deve ser resolvido na sala "Legislação Estuadual e Municipal" que é voltada a técnicas de escrituração fiscal segundo as determinações legais.

Observem que esta sala, "Contabilidade em Geral" é destinada a lançamentos contábeis, análise de fatos, formulação de demonstrações, etc.


Boa sorte


Nota:
Recomento que sempre observem em qual sala a dúvida está sendo postada; só não movi estas dúvidas de vocês para a sala correta porque só é possível mover um tópico inteiro, não apenas postagens individuais.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Roseleia Lucas

Roseleia Lucas

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 14:14

Pela pergunta feita pelo amigo João Aparecido de Jesus, que foi quem abriu o tópico imaginamos que seria sanada as dúvidas.

Da próxima vez, mesmo que tenham perguntas e respostas interessantes, não ousarei fazer observações ou perguntas em tópicos errados.

Grata,

Roseleia Lucas

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 09:38

Bom dia, Roseleia Lucas


Embora a primeira mensagem comece explicando os dados de uma Nota Fiscal, ao fim é perguntado se tal documento deve ser contabilizado ou não, o que torna o assunto próprio para a sala de Contabilidade em Geral:

É obrigatório lançar esta nota na contabilidade, caso seja preciso, de que forma eu poderia contabilizá-la.

É claro que por costume, e principalmente dentre os profissionais que não atuam na área de assessoria e consultoria contábil, a contabilidade científica propriamente dita é classificada como sinônimo de escrituração fiscal (nos três âmbitos), departamento pessoal, planejamento tributário, constituição, alteração, transferência e encerramento de empresas, e outras especialidades, embora o conhecimento destas áreas obrigatoriamente façam parte dos registros contábeis.

Portanto, com vistas a esta justificativa conclui-se que aqui no Fórum Contábeis os tópicos são divididos por salas cujos títulos tornam mais fácil a navegação e as consultas.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Rodrigo Queiroz

Rodrigo Queiroz

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 14:20

Boa tarde,

Estou com a seguinte dúvida: o meu cliente emitiu uma nota fiscal com o CFOP 6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado, enviando para o laboratório uma amostra do produto para controle de qualidade. Quais serão as contas contábeis utilizadas na contabilização.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.