Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 10.371

Caged enviado sem o certificado digital

Vânia Santos

Vânia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 11:21

Bom dia!
Pessoal, não me atentei a obrigatoriedade do envio do CAGED pelo certificado digital e fiz o envio normalmente e não apresentou nenhum erro de comunicação e gerou o recibo normalmente.
Minha grande duvida é: o envio de arquivos, mesmo que no prazo, pelo modo antigo vai gerar multa? e porque o site do Caged aceitou esse arquivo normalmente?
Abraços..

Ester Oliveira

Ester Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 14:17

Olá Vania,

No meu caso atualizei o CagedNet e o ACI para 1.51 e não estou conseguindo transmitir, aparece mensagem de "erro na comunicação com o servidor". Fui buscar informações e vi a seguinte informação
"Todos os estabelecimentos ou arquivos que possuírem 20 ou mais trabalhadores no 1º dia do mês deverão transmitir a declaração CAGED utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil. A obrigatoriedade também inclui os órgãos da Administração Pública. Para a transmissão da declaração de Acerto do CAGED, também é obrigatória a utilização de certificado digital, inclusive para os órgãos da Administração Pública, independente do número de empregados. As declarações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitida em nome do estabelecimento, ou do responsável pela entrega da declaração, sendo este o CPF ou o CNPJ. https://granulito.mte.gov.br/portalcaged/paginas/home/home.xhtml

Espero ter ajudado,
Ester

Ester Oliveira/2011
"Vivendo e aprendendo".
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 14:24

Boa tarde Vânia, por enquanto não esta gerando multa, acho que devido a muitas pessoas ainda terem dificuldades para fazer o envio, pois vários problemas de compatibilidade etc aconteceram, acho que por isso que o MTE ainda aceita do modo antigo, e as vezes as suas empresa ainda poderiam ser mandadas pelo modo antigo como a colega Ester citou acima.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
André Valejo

André Valejo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 15:13

Boa tarde amigos, estou enviando meu arquivo da CAGED normalmente pelo site, sem certificado digital, o arquivo é transmitido normalmente sem problemas e sai recibo, e alguns dias depois já posso até imprimir o extrato de processamento, que também está normal!
Nos meus arquivos vão algumas empresas que tem mais de 20 funcionários!
Será que está gerando multa e eu não sei? pq o sistema deveria fazer algum tipo de analise nesses arquivos e negar a recepção deles caso se enquadrassem na obrigatoriedade de certificado digital.
Obrigado

Valejo Assessoria Contábil
Quatá/SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 15:25

André, nós estávamos falando disso em outro tópico e muitas pessoas realizaram o envio para empresas com mais de 20 funcionários sem o certificado, não gerou multa para ninguém, o próprio MTE ainda deve estar aceitando o arquivo pois ainda há muitos problemas e dificuldades no envio com certificado.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
André Valejo

André Valejo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 15:28

Pois é Flavio Hayck Zenicola, realmente está funcionando normalmente sem o certificado, então creio que não há problemas, infelizmente o site da caged e os serviços oferecidos nele são um tanto quanto precários, e isso nos deixa com algumas duvidas, rs
Muito obrigado pela atenção amigo

Valejo Assessoria Contábil
Quatá/SP
Ester Oliveira

Ester Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 16:00

Realmente, agora consegui transmitir pela internet sem certificado, empresa c/ menos de 20 funcionários (com certificado começou aparecer erros do java). Pelo CagedNet (atualizado), não teve jeito mesmo, aparece erros de "comunicação com o servidor". Já fazia alguns meses que não tive alterações na folha então não enviava.
PS. Liberou recibo e o extrato na mesma hora.
Abçs

Ester Oliveira/2011
"Vivendo e aprendendo".
Vinicius Miranda Santos

Vinicius Miranda Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 18:24

Boa Tarde.

CERTIFICAÇÃO DIGITAL - A partir de 2013, todos os estabelecimentos ou arquivos que possuírem 20 ou mais trabalhadores no 1º dia do mês deverão transmitir a declaração CAGED utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil. A obrigatoriedade também inclui os órgãos da Administração Pública.

Informação extraída do site do MTE.



Vânia Santos

Vânia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 9 dezembro 2013 | 13:27

Boa tarde!
Então, algumas das empresas que envio os arquivos tem mais de 20 funcionários.. e aceitou os arquivos normalmente, sem restrições.
As informações foram transmitidas no período correto, acredito que não terá multa. Mas, por precaução vou tentar enviar via ICP os próximos.
Muito obrigada, a todos!
Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.