x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.997

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 2 agosto 2006 | 15:54

Carlos,
Na qualidade de Consignatário você deve (sim) efetuar os registros contábeis das Notas Fiscais que acobertam a entrada de Mercadorias em Consignação.
Mesmo porque você passa a ter em seu estoque mercadorias de terceiros e logicamente um credor a quem você terá de pagar em espécie (se vender a mercadoria) ou devolvê-la posteriormente, se não a tiver vendido.

Não se esqueça que tais Notas devem ser lançadas também no Livro Registro de Entrada de Mercadorias com o aproveitamento do crédito do ICMS se a legislação de seu Estado permitir.

SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 16 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 14:42

Boa tarde ,

Tenho um cliente que mercadoria que o fornecedor manda é
Remessa de consignação CFOP (5.917) , entra como 1.917.

E quando ele fica com o mercadoria o fornecedor emiti a NF como CFOP 5.113 e entra como 1.113.

Estou na dúvida no lançamento contábil. Alguém poderia me ajudar.


Sandra.

Marcia Fuji

Marcia Fuji

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 10:53

Preciso fazer a contabilidade de uma loja de venda de carros. E dentre os casos, alguns carros entram na loja em consignação. Alguém poderia me esclarecer quais as contas que devo usar e em qual grupo no caso da venda do veiculo em consignação e também no caso da devolução do veiculo? Me informaram que na entrada devo lançar a débito o estoque e a crédito uma conta de compensação ativa. A dúvida fica onde se aloca a conta de compensação ativa e na baixa? Quais contas devo usar já que no caso da venda, envolverá receita com a venda e no caso de devolução, apenas a baixa da conta de compensação ativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.