x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.382

Cadastro de subconta no passivo não circulante para controle

Gabriel Almeida Tavares

Gabriel Almeida Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 11:17

Bom dia a todos.

Estou revisando um plano de contas de um grupo de empresas pois o mesmo estava incoerente na consistência de seus dados e nele não constavam contas ou subcontas para controle de transferência de numerários ou até mesmo de valores entre empresas que mantém entre sí a relação de matriz e filial.

Comecei então pela parte do contas a pagar, neste caso especificamente a matriz vai se responsabilizar pelo pagamento de todas as despesas de suas filiais, as filiais somente vão pagar contas pontuais não planejadas, como por exemplo, "quebrou uma lâmpada no escritório e tem que trocar", a despesa com a compra da lâmpada nova é paga diretamente pela filial.

Importante dizer também que a matriz deseja escriturar tudo nos seus livros.

Pensei primeiramente em construir uma estrutura de contas que fizesse o seguinte:

Na matriz:
D - Fornecedores
C - "Contas a pagar da filial"*

Na filial:
D - "Saldo devedor à matriz"*
C - Caixa/Bancos...

* (os nomes são apenas provisórios que coloquei no exemplo para as contas, pois na verdade seria algo próximo de "Transferência de obrigações entre Matriz e Filial")

É de meu conhecimento que essa transferência de obrigações não existe por ser contabilmente inviável, mas este seria apenas o nome para ilustrar essa movimentação no plano de contas.

Sendo que o plano de contas é consolidado a minha dúvida é a seguinte, seria incorreto de minha parte criar esta relação de subcontas relacionadas ao "Contas a pagar da filial" dentro da conta "Passivo não circulante" do plano de contas consolidado?

Agradeço desde já a ajuda e peço desculpas pelo conhecimento limitado que tenho no momento e que demonstrei na confecção desta mensagem.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 13:29

Gabriel

Seu raciocínio é logico, está correto a forma que pretende fazer com o plano de contas. Não sei como é a estrutura da empresa e de sistema contábil. Dependendo do porte da empresa, seria interessante também separar as contas da filial por centro de custo, como a matriz vai centralizar todos os lançamentos, a utilização dos centros de custo é aplicável no caso.

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.