x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 34.050

Estoque ou Ativo Imobilizado

Nath Diniz

Nath Diniz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 13:59

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Trabalho com uma empresa que compra vários equipamentos para venda, por isso os classificamos como estoque.
Porém alguns deles acabam sendo usados como equipamentos para demonstração e algumas pessoas sugeriram que o mesmo vá para Ativo Imobilizado.
Gostaria de saber o que vocês acham, e qual seria o benefício, caso tenhamos que mudar, do estoque virar imobilizado?

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 14:23

Para tentar responder a nossa dúvida (digo nossa pois também fiquei confuso) dei uma lida no CPC 16 (Estoques) e no CPC 27 (Ativo Imobilizado)

Conceito de estoque de acordo com o CPC 16: São ativos mantidos para venda no curso normal dos negócios; em processo de produção para venda; ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.

Conceito de Ativo imobilizado de acordo com o CPC 27: É o item tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e se espera utilizar por mais de um período.

Com isso imagino duas situações:

Se esses equipamentos são utilizados como demonstração e no final do período é vendido por um preço mais baixo, EU consideraria como estoque.

Caso contrário, ativo imobilizado.

O benefício de reconhecer como ativo imobilizado seria o aumento das despesas (dentro do valor admitido pela RFB), consequentemente diminuindo o valor do IR.

Acho que o raciocínio é por aí.
Algum companheiro tem opinião diferenciada? O assunto deixa bastante dúvida.

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Nath Diniz

Nath Diniz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 14:45

Pedro, muito obrigada pela resposta.
Mas o que acontece, não vendemos por um preço mais baixo.. Vendemos pelo preço original dele, de custo. É que ocorrem duas situações, uma a gente manda para o cliente como demonstração se ele gostar ele compra, se não gostar ele devolve.. mas em 99% das vezes eles sempre compram. E a outra é que usamos como demonstração para alguns clientes e depois simplesmente vendemos, mas isso é num prazo em torno de uns 3 meses.
Também li as CPCs 16 e 27. Li também a 31, de Ativo Não Circulante como Mantido para Venda.
E não consegui saber em qual se enquadra tal situação.

André, obrigada pela resposta.
Alguns são vendidos imediatamente após a demonstração e outros demoram um pouco mais. Mas todos são vendidos em algum momento.

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 15:16

Neste caso é estoque pois o prazo de venda é menor que um período.

Como o CPC 27 - Ativo imobilizado afirma: Ativo imobilizado é o item tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e se espera utilizar por mais de um período.

Como sabe-se que não vai utilizar por mais de um período não é ativo imobilizado.

Em relação à despesa com vendas eu não classificaria.

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 19:01

Concordo com o Agnaldo,

O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) pode ser contabilizado a cada venda (debitando CMV e creditando Estoque) . Assim, no final do exercício contábil o saldo da conta CMV corresponderá ao custo de todas as mercadorias vendidas durante o ano. Quando a empresa não mantém controle dos estoques, que permita a contabilização do CMV a cada venda, ela poderá apurar o CMV no final do período contábil pela diferença entre o estoque existente e o valor contábil do estoque.

Observe, portanto, que o estoque existente no início do período é acrescido pela contabilização das compras, mas não é reduzido pelas saídas. O valor real do estoque deve ser obtido por meio do levantamento do inventário, no qual se verifica a quantidade de cada item em estoque e a determinação do seu valor pela última aquisição. Esse valor contábil do estoque acrescido das compras será ajustado ao valor real inventariado, obtendo-se o CMV que é a diferença.

Custo dos Produtos Vendidos é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos. Pode conter custos de produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
www.portaleducacao.com.br






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.