x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 65

acessos 569.976

calculo de depreciação

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 13:02

Douglas, boa tarde.

Móveis e utensílios se depreciam à taxa de 10% a.a, ou seja se deprecia em 10 anos.
Logo, para esse valor que você passou, o cálculo é o seguinte:

42.706,43/120 meses (10 anos) = 355,88692 quota mensal de depreciação. (devendo ser feita por bem, não pelo montante)

Então todo mês esse valor deve ser lançado na contabilidade da seguinte forma:

D - Despesas de Depreciação
C - Depreciação acumulada

Acesse o link abaixo e veja a taxa de depreciação definida para todos os bens do Ativo imobilizado.

https://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=12069

Francisco Délio
RODRIGO SIMON

Rodrigo Simon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 17:26

Boa tarde a todos

Em outubro de 2007 a empresa adquiriu um caminhão por R$ 50.000,00. O Procedimento usual de depreciação utilizou o método linear, com resíduo estimado em 10% e vida útil prevista de 5 anos.

Alguém sabe me explicar como devo proceder esse cálculo para chegar no valor de depreciação acumulada em dezembro de 2007 ?

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 17:32

Rodrigo, boa tarde.

A depreciação de veículos, realmente é em 5 anos, porém a taxa de depreciação é 20%. (100% / 5anos = 20%)

Para esse cálculo, ficaria assim:

50.000/60 meses = 833,33 quota mensal.

833,33 x 3 meses = 2.499,99

Então em Dezembro/07, você teria registrada na Conta Depreciação acumulada, o valor de R$ 2.499,99, equivalente aos 3 meses de 2007.

Francisco Délio
RODRIGO SIMON

Rodrigo Simon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 10:57

Francisco

Obrigado pela explicação. Porém, minha dúvida ainda continua. Na verdade isso foi questão de prova da CGU onde as datas eram outubro/2000 e ele pergunta o saldo da depreciação acumulada em 31/12/2003.
Pelo cálculo normal de depreciação chegaríamos a R$ 32.499,99. Porém a resposta dada como certa é R$ 29.250,00. Acredito que estou me equivocando na interpretação quando ele menciona "com resíduo estimado em 10%".

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2008 | 08:26

Caro Rodrigo, bom dia!

O cálculo que apresentei acima, é com base na depreciação linear. Entretanto, existe outra fórmula de cálculo da depreciação, cujo principal objetivo, é reconhecer a perda de valor do bem, levando-se em conta que ele nunca perde totalmente o seu valor de mercado.

Nesse método, os cálculos levam em consideração que mesmo depois de um certo tempo de operação, o bem pode ser vendido, alienado por algum valor, por menor que seja; o qual denomina-se, "Valor residual do bem".

Nesse método, estima-se uma porcentagem sobre o valor do bem, pelo qual ele valerá, quando a empresa se desfazer do mesmo.

Assim, as contas acima apresentadas ficariam da seguinte forma:

R$ 50.000,00 -10% = R$ 45.000,00 (valor a depreciar)
R$ 50.000,00 - R$ 45.000,00 = R$ 5.000,00 (valor residual)

R$ 45.000,00/60meses = R$ 750,00 (quota mensal)
Quantid. de meses a depreciar = 39 meses (3meses de 2000, 36 meses de 2001 a 2003).

Depreciação = 39meses X R$ 750,00 = R$ 29.250,00

Esses são os cálculos corretos para sua resposta. Pelo que conheço, poucas empresas adotam essa forma de depreciação.

Se persistir as dúvidas, fique a vontade.

Abraços,

Francisco Délio
Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 16:52

Olá!!! Moveis e Utensilios sao quantos anos para depreciar?? Quando emitir nota de transferencia da filial para matriz eu ja posso fazer essa depreciaçao??? Eu tenho que colocar alguma observaçao???

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 08:09

Bom dia Laila!

A taxa de depreciação de Móveis e Utensílios é de 10%, portanto são dez anos que você irá depreciar estes bens.
A transferência de bens entre matriz e filiais não interfere nas taxas de depreciação, porque o bem continua na mesma empresa, como o Ativo e Passivo é um só, ou seja a matriz absorve todas as filiais, não haverá interferência nenhuma.
Agora se a empresa optar por fazer subdivisões no seu ativo imobilizado separando os bens entre filiais e matriz, o que irá ocorrer será o lançamento de transferências de bens de uma conta para outra, bem como o da taxa de depreciação acumulada.
Veja no link abaixo matéria sobre Depreciação;

www.secta.com.br

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 07:39

Bom dia Caio,

O registro contábil das quotas de depreciação deve ser efetivado a débito da conta "Depreciação" no grupo de despesas ou custos e a crédito da conta "Depreciação Acumulada" como redutora do bem do Ativo Imobilizado que está sendo depreciado.

A depreciação que deixou de ser registrada em 2009 não pode ser somada a que será registrada em 2010.

...

CAIRO PIO DOS SANTOS

Cairo Pio dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 12:26

Obrigado Saulo

A informção ajudou muito, mais acho que eu não soube passar a pergunta ou você não endenteu: como faço para lança a deprecicão do ano de 2009 já que o exercico já foi encerrada qual a conta que deve ser creditada ou debida agora em 2010.

Seria

C - Depreciação Acumulada ( Ativo não circulante)
D - Reasjuste de exercicio anterior (PL)

Grato pela Resposta

RODRIGO SIMON

Rodrigo Simon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 16:17

Boa tarde, Daiane
Bom de acordo com as bibliografias que tenho estudado, a depreciação não mudou ainda. O que deve ser observado, em regra, é que a depreciação quando realizada mensalmente deve considerar o mês em que foi efetuada a compra. Em outras palavras, o mês julho/2011 deverá sofrer depreciação integral, independente do dia que foi efetuado a aquisição do bem. Caso o enunciado mencione algo específico sobre efetuar depreciação proporcional, o que eu não acredito, ou na resposta exista a opção em dias, então teremos de ficar atentos a esses detalhes.

espero ter ajudado
bons estudos

DAIANE ALBUQUERQUE DUIM

Daiane Albuquerque Duim

Bronze DIVISÃO 1, Ajudante
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 16:34

Olá Douglas

Quer dizer que eu tenho que depreciar o meu imobilizado exatamente no mesmo mes de minha compra ??? Pois eu imaginava que por ser mensal eu teria que começar a Depreciar no mês seguinte. E se eu fizer assim então estarei fazendo errado ?

RODRIGO SIMON

Rodrigo Simon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 17:05


Isso mesmo, Daiane. Eu também tinha essa ideia, mas tive de rever os meus conceitos ... hehehe.
Em apenas 1 prova da Esaf eu verifiquei que a banca, por motivos desconhecidos até para os autores de bibliografias, considerou a depreciação a partir do mês seguinte ao da aquisição. Em todas as outras eles sempre mencionam que a depreciação deve levar em conta o mês da aquisição para cálculo da depreciação.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 08:54

Bom dia,

Para sanar as duvidas dos caros colegas sobre esta questão, precisamos apenas verificar o que diz a CPC 27 (Ativo Imobilizado):

55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja,
quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é
classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos
classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico
CPC 31 Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada)
ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a
depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal,
a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os
métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto
não houver produção.


Contudo, sugiro que dêem uma lida em toda a norma para extinguir outras possíveis duvidas, CPC 27

Espero ter ajudado.

At.
Marcos Vinicius

Frederico Fajardo

Frederico Fajardo

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 02:00

"Caro Rodrigo, bom dia!

O cálculo que apresentei acima, é com base na depreciação linear. Entretanto, existe outra fórmula de cálculo da depreciação, cujo principal objetivo, é reconhecer a perda de valor do bem, levando-se em conta que ele nunca perde totalmente o seu valor de mercado.

Nesse método, os cálculos levam em consideração que mesmo depois de um certo tempo de operação, o bem pode ser vendido, alienado por algum valor, por menor que seja; o qual denomina-se, "Valor residual do bem".

Nesse método, estima-se uma porcentagem sobre o valor do bem, pelo qual ele valerá, quando a empresa se desfazer do mesmo.

Assim, as contas acima apresentadas ficariam da seguinte forma:

R$ 50.000,00 -10% = R$ 45.000,00 (valor a depreciar)
R$ 50.000,00 - R$ 45.000,00 = R$ 5.000,00 (valor residual)

R$ 45.000,00/60meses = R$ 750,00 (quota mensal)
Quantid. de meses a depreciar = 39 meses (3meses de 2000, 36 meses de 2001 a 2003).

Depreciação = 39meses X R$ 750,00 = R$ 29.250,00

Esses são os cálculos corretos para sua resposta. Pelo que conheço, poucas empresas adotam essa forma de depreciação.

Se persistir as dúvidas, fique a vontade.

Abraços,
Francisco Delio Pereira De Souza
"


Gostaria de mais explicações sobre este assunto. No exemplo acima, foi informado uma taxa de resíduo estimado em 10%...
A minha duvida se baseia exatamente nos resíduos dos bens, tipo: um armário de R$ 1000,00 que tem vida útil de 10 anos e depreciação de 10%. Ao final de 10 anos não vale nada? Se eu vender para um topa-tudo ainda consigo uns R$200,00...
Preciso entender isso... Não entra na minha cabeça.

Obrigado a todos...

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2011 | 15:10

Boa tarde, pessoal!

Boas festas a todos e Feliz 2012!

Por ter iniciado em 2011 diretamente na área contábil, visto que antes trabalhava em área financeira, ainda estou em fase de conhecimento e aprimoramento das técnicas.

O cálculo acima, entendi sem problemas, até mesmo porque já havia praticado em sala de aula da faculdade este ano mesmo.

O que me pergunto, até pesquisei pelo fórum e pelo Google, é quanto a tabela onde está registrado o percentual que vou poder usar.

Pelo que constatei nos links acima, a indicação mais próxima é de 2005, então acredito que esteja desatualizada.

Onde consigo uma tabela, para saber por exemplo, qual o percentual que usarei para depreciar máquinas da produção/ativ. oper. da empresa?

Desde já, grato a todos colegas pela atenção.

T+ pessoal.

Cristiano Nunes

Cristiano Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2011 | 14:38

Prezado Douglas,

Segues algumas considerações e exemplos de c´culculos de depreciações para seu entendimento

CÁLCULO DAS QUOTAS DE DEPRECIAÇÃO.
Bens já Existentes no Patrimônio no Exercício Anterior
Depreciação é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
Segundo a NBC T 19.5, é obrigatório o reconhecimento da depreciação, amortização e exaustão. A taxa anual de depreciação de um bem será fixada em da estimativa de sua vida útil ou prazo de utilização. A quota de depreciação a ser registrada na escrituração contábil da pessoa jurídica, como custo ou despesa operacional, será determinada mediante aplicação da taxa de depreciação sobre o valor do bem em reais. Observe-se que o limite de depreciação é o valor do próprio bem. Desta forma, deve-se manter um controle individualizado, por bem, do tipo “ficha do imobilizado” ou “planilha de item do imobilizado” para que o valor contabilizado da depreciação, somado ás quotas já registradas anteriormente, não ultrapasse o valor contábil do respectivo bem.
INÍCIO E TÉRMINO DA DEPRECIAÇÃO
A depreciação de um ativo começa quando o item está em condições de operar na forma pretendida pela administração, e cessa quando o ativo é baixado ou transferido do imobilizado. A depreciação não cessa quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.
VIDA ÚTIL, PERÍODO DE USO E VOLUME DE PRODUÇÃO
Os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil, período de uso e volume de produção de um ativo:
a) o uso esperado do ativo, que deve ser avaliado com base na capacidade esperada ou na produção física do ativo;
b) o desgaste físico esperado, que depende de fatores operacionais, tais como o número de turnos durante os quais o ativo será usado, o programa de reparo e manutenção, inclusive enquanto estiver ocioso;
c) a obsolescência tecnológica resultante de mudanças ou aperfeiçoamentos na produção ou mudanças na demanda no mercado pelo produto ou serviço produzido pelo ativo; e
d) os limites legais ou semelhantes sobre o uso do ativo, tais como datas de expiração dos respectivos arrendamentos, permissões de exploração ou concessões.
Observe que a legislação do imposto de renda fixa limites máximos de depreciação para os bens, constantes no anexo 1 da IN SRF 162/1998.
Exemplo:
Valor de Edificações da sede: R$ 105.000,00
Taxa anual de depreciação: 4%
Valor da Depreciação no ano: R$ 105.000,00 x 4% = R$ 4.200,00
Valor da Depreciação mensal: R$ 4.200,00 : 12 meses = R$ 350,00
CONTABILIZAÇÃO
O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada.

Exemplo:

Depreciação de R$ 10.000,00 de máquinas e equipamentos:

D – Depreciações (Custo ou Despesa Operacional – Conta de Resultado)
C - Depreciação Acumulada - Máquinas e Equipamentos (Ativo Imobilizado)
R$ 10.000,00

Cordialmente

Cristiano Bittencourt
51-9-89407978
Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 11:36

Caro Renato Gomes,

As taxas de depreciação variam de acordo com o tempo de vida útil dos bens e o seu valor residual. Existem alguns padrões (exemplo: veículos-20%a.a.), mas esses são percentuais aceitos como "máximos" pela legislação do imposto de renda, isto é, se considerarmos acima da tabela, o excesso não pode ser considerado como despesa dedutível (exclusivamente para as empresas tributadas com base no lucro real) .

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 14:17

Boa tarde. Gostaria de saber se alguem possui algum modelo de ficha de imobilizado para controle da depreciação pois o sistema que uso nao possui nenhum.....
Gostaria também que alguém me informasse aonde posso encontrar mais orientações sobre depreciação pois tenho muitas dúvidas...

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.