x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.903

Empresa Simples Nacional no RS dúvidas sobre CFOP

Cláudia Ibarreta

Cláudia Ibarreta

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 18:02

Boa tarde, tenho uma empresa do Simples Nacional no RS, minha empresa é de comércio, vendo só para o estado do Rio Grande do Sul, porém compro de vários outros estados, a alguns meses colocamos um gerenciador novo que me pede várias informações na hora de cadastrar os produtos e aí que minhas dúvidas não param...a primeira é:

*Quando compro com CFOP 5405, 6101, 5101, 5401, 6401 etc...Cfop's que não sejam 5102, qual a CFOP de venda que eu devo utilizar? Devo prestar atenção somente na CFOP da NF ou tbém considerar a CST?

*No meu gerenciador tem um campo que pede que eu informe o ICMS de venda, quando eu compro com CFOP 5102, coloco sempre o ICMS "NÃO TRIBUTADO", mas quando compro com essas outras CFOP's não sei se devo continuar usando o não tributado...minha contadora diz que devo sempre deixar "Não tributado" pq sou do simples, já o técnico que instalou o software diz que pelo que ele sabe mesmo eu sendo do simples eu devo alterar conforme a CFOP de compra...enfim, minha cabeça quase dá um nó... tenho medo de estar pagando mais impostos do que devia, ou então de estar sonegando.

*E sobre o PIS, COFINS, IPI, devo fazer como???

Alguém pode me ajudar de uma maneira clara, pois sou totalmente leiga no assunto.

Lucas Wesz

Lucas Wesz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 18:29

*Quando compro com CFOP 5405, 6101, 5101, 5401, 6401 etc...Cfop's que não sejam 5102, qual a CFOP de venda que eu devo utilizar? Devo prestar atenção somente na CFOP da NF ou tbém considerar a CST?

- os CFOP que entram com 6-101, 6-102, 5-101 e 5-102, você usa o CFOP 5-102 para a saída;
- os CFOP que entram com 6-401 e 5-405, você usa o CFOP 5-405 para a saída.
- Sempre observe a cst dos produtos.

No meu gerenciador tem um campo que pede que eu informe o ICMS de venda, quando eu compro com CFOP 5102, coloco sempre o ICMS "NÃO TRIBUTADO", mas quando compro com essas outras CFOP's não sei se devo continuar usando o não tributado...minha contadora diz que devo sempre deixar "Não tributado" pq sou do simples, já o técnico que instalou o software diz que pelo que ele sabe mesmo eu sendo do simples eu devo alterar conforme a CFOP de compra...enfim, minha cabeça quase dá um nó... tenho medo de estar pagando mais impostos do que devia, ou então de estar sonegando.

- Usa o "ICMS Não Tributado", você vai pagar o ICMS na guia do Simples.

*E sobre o PIS, COFINS, IPI, devo fazer como???
- No IPI tu não preenche nada;
- PIS e COFINS usa "outras operações de saída".

Espero ter ajudado...

Abraço

Atenciosamente
Lucas Wesz
e-mail/skype: [email protected]
Cláudia Ibarreta

Cláudia Ibarreta

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 11:29

Bom dia Lucas, puxa me ajudou muito... só mais uma dúvida, vc diz que devo considerar a CST das NF de compra, como fazer isso, qual a diferença entre a CST 090, 500, 160, 060, 010, 0101...essas são as que costumam vir em minhas notas de compra... meu CFOP de venda vai mudar conforme a CST de compra?
Mas desde já muito obrigada mesmo!!!!

Lucas Wesz

Lucas Wesz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 11:55

Bom Dia Claudia!

Segue abaixo tabela de cst/icms:

00 Tributada integralmente
10 Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
20 Com redução de base de cálculo
30 Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
40 Isenta
41 Não tributada
50 Suspensão
51 Diferimento
60 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária
70 Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária
90 Outros

A CST não vai alterar o CFOP das vendas da sua empresa, por ser do simples nacional.

att Lucas

Atenciosamente
Lucas Wesz
e-mail/skype: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.