Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 49

acessos 44.000

Rotinas de um escritório contábil

Glauber

Glauber

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 19:23

Olá, pessoal. Tirei meu CRC como Técnico a pouco tempo e estou querendo montar um escritório de contabilidade, só estou com a teoria. Até o momento não consigui encontrar uma pessoa que entenda um pouco mais para fazer parceria comigo e onde eu moro está difícil conseguir uma oportunidade em algum escritório em que, pelo menos, eu adquira a experiência mínima para que eu monte o meu próprio escritório. Gostaria de saber qual a rotina de um escritório contábil. Sei que não é fácil.
Alguém poderia me ajudar?

Atenciosamente,

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 21:55

Boa noite Glauber,

Mandei um material bem bacana por email pra você, tenho certeza que irá te auxiliar principalmente agora no início, focado na organização do negócio, porém não ensina contabilidade nem apuração de tributos. Esse conhecimento você terá de buscar no dia a dia.

Sempre que precisar, conte com o fórum
Abraços

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 20:57

Boa noite,

Reinaldo, tomei a liberdade de enviar para seu email o material que possuo, assim que tiver um tempinho peço que de uma olhada e disponibilize para o pessoal.

Muito obrigado,
Abraços

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2008 | 13:45

Diego, se puder reenviar para o @Oculto ... Acho que deve ter acontecido algum problema no envio.

Obrigado!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2008 | 13:56

Estou com problemas para fazer o upload para o site, mas em 10 minutos posto um link para esse material maravilhoso do Diego.

OBRIGADO!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2008 | 14:04

Segue o link. Aguarde alguns segundos na página para que apareça o link para download!

www.4shared.com

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
JOSE MARCIO DO NASCIMENTO

Jose Marcio do Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2008 | 22:57

Boa noite Glauber,

acho que você já está começando certo buscando ajuda em quem já está atuando a mais tempo.
Na minha opinião a melhor maneira de aprender e fazendo, portanto não deixe passar as oportunidades quando elas surgirem. Quando se deparar com obstáculos pra resolver qualquer problema, procure ajuda no forum, nas repartições de cadastro ou plantão fiscal quando a dúvida for sobre escrituração fiscal, calculo de impostos etc.

Vá enfrente.

Glauber

Glauber

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2008 | 12:50

Muito obrigado, Jose Marcio. Agradeço a vc e também a todos do forum que estão me ajudando. Espero que continue assim, pois acretido que desta forma conseguirei aos poucos atingir meus objetivos. E talvez futuramente estarei neste forum ajudando alguém igual a vcs estão me ajudando. Peço a Deus que sim e peço também que abençoe a todos vcs.
Estou gostando muito deste forum.

Abraços

Glauber

Glauber

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2008 | 13:05

José Marcio, os plantões fiscais ficam disponíveis na internet? Eu não consegui encontrar algum site do meu Estado. Como funciona os plantões onde vc mora?

Roseli Corrêa

Roseli Corrêa

Prata DIVISÃO 1
há 16 anos Domingo | 3 fevereiro 2008 | 16:09

Boa tarde
Alguém pode me enviar por e-mail este material?!!Não estou conseguindo atravez do link...

@Oculto

Grata






"Tolera a verdade alheia na mesma medida em que seja tolerada a tua. "
leandro da silva lima

Leandro da Silva Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 10:24

bom dia pessoal..
recentimente chegou para um cliente meu um boleto
do sindicado dos varejistas do comercio, para ele pagar, a empresa dele É enquadrada no simples nacional, eu participei de uma palestra onde falava que as empresas enquadrada no simples nacional nao precisava pagar esse tipo de boleto aos sindicatos.
É ai devo informa ao cliente que pague o boleto ou nao?
se nao pagar tenho que fazer algum procedimento para enviar para o sindicato?
deusde ja agradeÇo..

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 22:11

Boa noite Leandro,

A despeito de existir farta legislação acerca do assunto, que já era discutido desde a criação do Simples Federal, há ainda muita polêmica quanto a obrigatoriedade (ou não) do recolhimento da Contribuição Sindical Patronal.

Este assunto ainda que não se esgote, já foi bastante comentado aqui no Forum. Clique aqui para ler parte do que se tem no banco de dados e/ou promova uma pesquisa para saber mais.

É aconselhável que você reúna as informações aqui postadas - assim entendidas as que são a favor do pagamento e as que são contra - e apresente-as à seus clientes, deixando a cargo deles a decisão de pagar o ou não a Contribuição em pauta.

..

CAMILA QUEDI VALDUGA

Camila Quedi Valduga

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 01:00

Continuando...

estou fazendo contabilidade na minha primeira empresa, e preciso de ajuda.

Esta empresa foi constituida em 2005, teve receita em 2006, 2007 e 2008. atividade Prestação de serviço Tributada pelo lucro presumido.

nunca fez a escrita fiscal.

Perguntas:

1) estou perdida fazendo o livro caixa, está uma bagunça, misturou pessoa juridica com fisica. tenho que fazer o livro
caixa desde 2005?

2) registra no livro caixa o capital social?

3) eu vou lançar as nf de prestação de serv. no livro caixa pela data de emissao da nota?


agredeço muito pelo ajuda

camila

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 07:59

Bom dia Camila,

Em resposta a seu primeiro questionamento, o fato da empresa constituida em 2005 não ter auferido receitas, não significa que ela "não teve movimento".

Considere o Conceito de Inatividade no entendimento da Receita Federal.

Neste conceito lógico, a empresa, se optante pelo Lucro Presumido, está obrigada (a despeito de não ter faturado) à entrega da DCTF, DACON e DIPJ relativas ao exercicio de 2005.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 08:30

Camila,

As três interrogações postadas no seu segundo questionamento podem ser tratadas como uma só.

Vamos juntos avaliar a situação deste empresa:

- Inexiste a contabilidade, portanto teremos que implantar um método ou regime de contabilidade que atenda às suas necessidades.

- Não há a escrituração fiscal, e a movimentação "mistura" as pessoas física e jurídica.

- Se nada foi feito, se você foi procurada para regularizar a situação da empresa, certamente o empresário está ciente de que isto não acontece "da noite para o dia", ou seja, você terá tempo para tanto. Se "temos tempo", por que não usar a referida contabilidade para acumular conhecimentos elaborando-a como "manda o figurino"?

Considerando o acima exposto, é aconselhável que você proceda a contabilidade pelo regime de competência e não pelo de Caixa.

Desta forma (acredite) vai ficar muito mais fácil a compreensão dos fatos e a consequente contabilização.

O lançamento primeiro, deverá ocorrer na data da chancela da Junta Comercial de seu Estado, que para todos os efeitos é a data da constituição da sociedade (confira no cartão do CNPJ) .

Leia atentamente o Contrato Social, você deverá anotar algumas informações extraídas dele. Informações acerca dos sócios, das atividades da empresa, da formação do Capital Social e etc...

Com base nesta informações, faremos os lançamentos contábeis referente a constituição da mesma. Se você nos informar qual é o percentual de participação de cada sócio, o valor do capital e como foi feita a integralização das quotas, eu lhe indicarei como deve ser registrada a constituição em pauta.

Não entenda o "detalhamento" postado acima diferente do desejo de orientá-la adequadamente.

...

CAMILA QUEDI VALDUGA

Camila Quedi Valduga

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 11:28

Bom dia Saulo Heusi

Que seu dia seja repleto de alegria, que Deus possa esta iluminando seu caminho por vc ser esta pessoa iluminada.

Capital 40.000, (só no papel, nunca teve esse dinheiro) intergralizado, 50% para cada sócio

OBS: sócio achava que o capital era de 10.000: 5.000 para cada socio.

Grata,

Camila

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 11:55

Bom dia Camila,

Os lançamentos que registram o Capital Social e portanto, o primeiro lançamento da empresa são:

D - Caixa (AC) - 40.000,00
C - Capital Social Integralizado (PL) - 20.000,00
C - Captal Social Integralizado (PL) - 20.000,00

Legenda:
AC - Ativo Circulante
PL - Patrimônio Líquido

Histórico - Integralicação e subscrição de ... quotas de capital no valor unitário e nominal de R$.... em moeda corrente do país, pelo sócio .......... conforme Contrato Constitutivo registrado na Junta Comercial do Estado de...... sob Nº....... em sessão de ..../...../....

É importante que este histório (em especial) seja completo, pois informará detalhes para futuras consultas.

Houveram os gastos para constituição, por exemplo as taxas e emolumentos e outros efetuados na sequência das operações. Sua próxima incumbência será a separação dos documentos por data e tipo, para futura contabilização.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 14:49

Boa tarde Sandra,

Neste caso o lançamento ser dará a débito da conta do Ativo Imobilizado e a crédito da conta Capital Social. Na prática ficaria assim:

D - Veículos Automotores (AI)
C - Capital Social Integralizado (PL)

Legenda
AI - Ativo Imobilizado
PL - Patrimônio Líquido

Histórico - Integralicação e subscrição de ... quotas de capital no valor unitário e nominal de R$.... pela entrega de um veiculo Marca......, tipo........ Ano e Modelo........ Chassi..... Placa...... pelo titular .......... conforme Contrato Constitutivo registrado na Junta Comercial do Estado de...... sob Nº....... em sessão de ..../...../....

Cabe lembrar que o titular terá de ter respaldo na DIRPF para a referida integralização, ou seja, a pessoa física terá de ter declarado o referido veículo na sua Declaração de Imposto de Renda.

Observe também que tratando-se de empresa individual, é necessário que pelo menos uma pequena parte do capital social seja integralizada em dinheiro.

Isto porque constituir uma empresa sem fundos de caixa (sem dinheiro) significa ter que - desde o inicio das atividades - celebrar Contrato de Mútuo com o titular que deverá arcar com as despesas até que a empresa comece a auferir receitas da exploração de sua atividade fim.

...

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.