Contábeis o portal da profissão contábil

24
Out 2014
07:30

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


INSS / ALÍQ RAT

1   respostas
9.276   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Aline Pessoa

Usuário Novo

postada em: Domingo, 27 de janeiro de 2008 às 12:57:30
Olá,

Gostaria de saber se a Alíq rat é descontada da folha de pagto do func e a empresa só repassa para o INSS? ou é a empresa que paga?!
* e tambem, gostaria de saber o significado de Prolabore?
* o que é CNAE?
* o que é FPA ?

Obrigada!
Luiz José

Moderador

postada em: Domingo, 27 de janeiro de 2008 às 13:55:24
Gostaria de saber se a Alíq rat é descontada da folha de pagto do func e a empresa só repassa para o INSS? ou é a empresa que paga?!


É de conta da empresa.

e tambem, gostaria de saber o significado de Prolabore?


O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. Assim, o valor do pró-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para este tipo de atividade, sua retirada deve constar em cláusula no contrato social.

o que é CNAE?


A sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela desenvolvida sob a coordenação do IBGE, de forma compatível com a International Standard Industrial Classification - ISIC, terceira revisão aprovada pela Comissão de Estatística das Nações Unidas em 1989 e recomendada como instrumento de harmonização das informações econômicas em âmbito internacional.
A CNAE fiscal é um detalhamento da CNAE, mantendo sua estrutura hierárquica. As subclasses CNAE-Fiscal são subdivisões das classes de atividades CNAE; portanto, o nível mais desagregado da estrutura de classificação.
A CNAE - Fiscal surgiu da necessidade de imprimir qualidade ao intercâmbio de informações entre órgãos das três esferas de governo, mediante a padronização das tabelas de atividades econômicas utilizadas.

o que é FPA ?


Talvez esteja se referindo ao FPAS Fundo de Previdência e Assistência Social, é um fundo cuja arrecadação é feita pelo INSS, o código FPAS é importante também porque compõe a chave da GFIP, logo um enquadramento incorreto pode implicar em geração de GFIP incorreta, além de comprometer o cálculo das obrigações previdenciárias do empregador. Para saber qual código FPAS utilizar quando do preenchimento da SEFIP, é preciso localizar a atividade do estabelecimento nos grupos de categoria econômica, identificados no Manual de Preenchimento.

AVISO AOS NAVEGANTES: Qualquer pessoa tem o direito de presumir–se inocente até a sua culpabilidade ser provada. Cabe a cada um ser reto em suas ações para que seja sempre inocente.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.16 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César