x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 9.928

INSS / ALÍQ RAT

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 27 janeiro 2008 | 13:55

Gostaria de saber se a Alíq rat é descontada da folha de pagto do func e a empresa só repassa para o INSS? ou é a empresa que paga?!


É de conta da empresa.

e tambem, gostaria de saber o significado de Prolabore?


O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. Assim, o valor do pró-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para este tipo de atividade, sua retirada deve constar em cláusula no contrato social.

o que é CNAE?


A sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela desenvolvida sob a coordenação do IBGE, de forma compatível com a International Standard Industrial Classification - ISIC, terceira revisão aprovada pela Comissão de Estatística das Nações Unidas em 1989 e recomendada como instrumento de harmonização das informações econômicas em âmbito internacional.
A CNAE fiscal é um detalhamento da CNAE, mantendo sua estrutura hierárquica. As subclasses CNAE-Fiscal são subdivisões das classes de atividades CNAE; portanto, o nível mais desagregado da estrutura de classificação.
A CNAE - Fiscal surgiu da necessidade de imprimir qualidade ao intercâmbio de informações entre órgãos das três esferas de governo, mediante a padronização das tabelas de atividades econômicas utilizadas.

o que é FPA ?


Talvez esteja se referindo ao FPAS Fundo de Previdência e Assistência Social, é um fundo cuja arrecadação é feita pelo INSS, o código FPAS é importante também porque compõe a chave da GFIP, logo um enquadramento incorreto pode implicar em geração de GFIP incorreta, além de comprometer o cálculo das obrigações previdenciárias do empregador. Para saber qual código FPAS utilizar quando do preenchimento da SEFIP, é preciso localizar a atividade do estabelecimento nos grupos de categoria econômica, identificados no Manual de Preenchimento.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.