Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.596

Lançamentos notas de compras e vendas

Rafaela Bertani

Rafaela Bertani

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 20:23

Boa Noite ...

Gostaria que alguém me ajudasse com os lançamentos contábeis sobre notas de compras e vendas ... Bom vamos começar por compras..

COMPRAS/ Entradas
Tenho uma empresa de Lucro Real na qual teve um total de compras no valor de 355.793,15 no mês, o ICMS no valo de 4.785,12 , PIS 2.318,67 e CoFINS 10.676,13 , como devo proceder com os lançamentos contabéis ?


VENDAS/ Saidas
essa mesma empresa teve como total de vendas efetuada no mês o valor de 311.998,79,ICMS 4.913,43 , pis 5.365,09 e COFINS 24.717,49, como proceder ?


Se subtrair o icms de compras com o de vendas , seria o total que a empresa tem a pagar ? 4.785,12 - 4.913,43 = 128,31
esse valor de 128,31 tem que custar no balancete ref. ao mês e depois tem que 0 (zerar) pelo pagamento ?


Fico no aguardo ...

Att,
Rafaela Bertani

Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 13:44

Rafaela,

Sobre o ICMS é isso mesmo, fica o ICMS a recolher de 128,31 que será baixado quando do pagamento.

Quanto ao PIS e COFINS o procedimento é o mesmo, mas você deve atentar se todos os créditos permitidos foram aproveitados para não recolher de forma indevida.

A contabilização de PIS e COFINS no Ativo circulante é em PIS a recuperar e COFINS a recuperar (ou compensar), já os débitos são no passivo circulante em PIS a recolher e COFINS a recolher. Depois de apurado os valores definitivos jogue um contra o outro e veja se tem a recolher ou ainda resta créditos a aproveitar.

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS
Ana Carolina Marcassa de Rossi

Ana Carolina Marcassa de Rossi

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 09:41

Bom dia ,
Estou com uma dificuldade quanto ao lancamento do inventario de empresas no lucro presumido:
Pergunta:
Quando lanco a mercadoria no Sped Fiscal (livro inventario) o sistema pede a aliquota do ICMS qual percentual devo usar o percentual de compra ou percentual de venda?????
Caso seja de compra quando compro uma mercadoria com ICMS ST, ou seja recolhi o ICMS ST antecipadamente, portanto na minha venda saira sem a incidencia do ICMS como lanco para este caso ????

Desde agradeco a colaboracao de todos em minha duvida, fico no aguardo de uma resposta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.