Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 44

acessos 319.360

Contabilizando Remessa para industrialização

GILBERTO NOGUEIRA

Gilberto Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 16 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2008 | 17:13

Boa tarde!

Amigos, estou fazendo contabilidade de uma empresa que envia muita mercadoria para industrialização e não tem menor controle do mesmo, gostaria de saber como posso auxilia-los atraves de cadastramento de contas contabeis.
D=
C=

Desde já agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2008 | 08:36

Bom dia Gilberto,


As remessas para industrialização podem ser controladas e contabilizadas apenas com o uso das contas de Compensação.

Isto porque as mercadorias não mudam de titularidade, ou seja, a despeito de terem sido remetidas para industrialização, continuam pertencendo a empresa.

pela remessa das mercadorias
D - Remessa de Mercadorias para Industrialização (CCA)
C - Mercadorias Remetidas para Industrialização (CCP)

Nota
Para registrar o retorno destas mercadorias o lançamento deverá ser invertido.

No exemplo acima, não levamos em conta a legislação estadual que pode exigir (em alguns casos) o destaque do ICMS. Verifique no tópico "Legislações Estaduais e Municipais".

...

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 15 anos Segunda-Feira | 30 junho 2008 | 09:10

Bom dia !!

também tenho essa duvida, minha empresa mandou remessa p/ industrialização à terceiros e tivemos perdas, como fica o retorno dessa remessa? Como ficaria a contabilização dessas perdas?

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 08:37

Bom dia caros colegas!!!
me surgiu uma duvida, ..diante das perguntas,..nao deve haver lançamentos refletindo diretamente no estoque as saidas e os rotornos para saber de forma indidualizada o que tenho no estoque e o que tenho em poder de terceiros sendo beneficiado, consertado, etc.??

CONTMORE - Gestao de Negocios
alexsandre alves de souza

Alexsandre Alves de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 24 março 2010 | 08:29

Caros colegas segue consulta com mais detalhes sobre essa assunto.

Bauru, 23 de março de 2010

Prezado Alex Souza


Em atenção à sua solicitação, vide a seguir a CONTABILIZAÇÃO de REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO.

Contabilização pela autora da encomenda
A contabilização da remessa, da devolução e do valor cobrado pela empresa executora da industrialização seria efetuada da seguinte forma:

1) Pelo registro, em contas de compensação, da remessa dos produtos para industrialização

D - Materiais Remetidos para Industrialização (Conta de Compensação Ativa)
C - Remessas para Industrialização (Conta de Compensação Passiva) R$ 100.000,00

2) Pelo registro, em contas de compensação, do retorno dos produtos remetidos para industrialização

D - Remessas para Industrialização (Conta de Compensação Passiva)
C - Materiais Remetidos para Industrialização (Conta de Comp. Ativa) R$ 100.000,00

3) Pelo registro do valor cobrado pela empresa executora da industrialização

D - Custos de Produção - Industrialização por Encomenda (Conta de Resultado)
C - Fornecedores - Empresa "B" (Passivo Circulante) R$ 10.000,00


Contabilização pela empresa executora da encomenda

1) Pelo registro, em contas de compensação, da remessa dos produtos para industrialização

D - Entradas para Industrialização (Conta de Compensação Ativa)
C - Materiais Recebidos para Industrialização (Conta de Comp.Passiva) R$ 100.000,00

2) Pelo registro, em contas de compensação, do retorno dos produtos remetidos para industrialização

D - Materiais Recebidos para Industrialização (Conta de Compensação Passiva)
C - Entradas para Industrialização (Conta de Compensação Ativa) R$ 100.000,00

3) Pelo registro do valor cobrado pela empresa executora da industrialização

D - Clientes - Empresa "A" (Ativo Circulante)
C - Receita Bruta de Vendas de Mercadorias e Serviços - Industrialização por Encomenda (Conta de Resultado) R$ 10.000,00


E, com relação à pequenas perdas (valores irrelevantes) poderão ser consignadas no Custo dos Produtos Vendidos ou ainda, se vendidos como sucatas, serão registrados contabilmente como custos.

De acordo com o RIR,
consideram-se como integrantes do custo as perdas e quebras razoáveis, de acordo com a natureza do bem e da atividade, ocorridas na fabricação, no transporte e no manuseio, bem assim as quebras e perdas de estoque por deterioração, obsolescência ou pela ocorrência de riscos não cobertos por seguros, desde que comprovadas por laudos ou certificados emitidos por autoridade competente (autoridade sanitária, corpo de bombeiros, autoridade fiscal etc.) que identifiquem as quantidades destruídas ou inutilizadas e as razões da providência.

Fundamentos RIR/1999, art. 291

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 março 2010 | 17:55

Boa tarde, Alexsandre


Obrigado pela colaboração cujo irretocável teor segue o mesmo raciocínio de várias outras postagens que há nos arquivos do Fórum de autoria minha, de Cláudio Rufino, de Saulo Heusi, de Luiz José, e outros tantos participantes.

Se você não se incomodar, seria importante citar a fonte das informações, de acordo com o Artigo 3 das Regras do Fórum que versa sobre direitos autorais.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 13 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 23:01

Boa noite a todos!

E no caso de ser : Compra para industrialização em que a mercadoria foi remetida pelo fornecedor ao industrializador sem transitar pelo estabelecimento adquirente.
Como fica a contabilização DOS FATOS que envolvem esse tipo de operação? - (a compra e o retorno dessa industrialização)
(Pois meu cliente, que é industria, compra materia prima e insumos, onde o fornecedor já envia para outra empresa transformar em fraldas.)

Agradeço desde já.

Kell

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 11:25

Bom dia,

estou lendo a respeito do registro contábil de "Mercadoria recebida para industrialização" e encontrei duas opções de lançamento...

Uma pelo colega Alexsandre nesse tópico:

Contabilização pela empresa executora da encomenda

1) Pelo registro, em contas de compensação, da remessa dos produtos para industrialização

D - Entradas para Industrialização (Conta de Compensação Ativa)
C - Materiais Recebidos para Industrialização (Conta de Comp.Passiva) R$ 100.000,00

2) Pelo registro, em contas de compensação, do retorno dos produtos remetidos para industrialização

D - Materiais Recebidos para Industrialização (Conta de Compensação Passiva)
C - Entradas para Industrialização (Conta de Compensação Ativa) R$ 100.000,00


e o outro modelo de lançamento, que encontrei é o seguinte:
Na entrada dos materiais de terceiros a serem processados se lançará:

D - Estoques de Terceiros (Ativo Circulante)
C - Estoques a Industrializar (Passivo Circulante)
R$ 1.000,00

Posteriormente, na devolução dos materiais, são cobrados R$ 500,00 relativamente ao serviço de industrialização. Lançamentos por ocasião da saída da mercadoria:

a) Pelo registro da devolução da mercadoria industrializada:

D - Estoques a Industrializar (Passivo Circulante)
C - Estoques de Terceiros (Ativo Circulante)
R$ 1.000,00

b) Valor dos serviços de industrialização cobrados:

D - Clientes (Ativo Circulante)
C - Receita de Serviços de Industrialização (Conta de Resultado)
R$ 500,00


Retorno de NF de Industrialização

Não consegui entender quando devo usar a conta patrimonial de Ativo e Passivo e quando usar a de Compensação Ativa e Passiva... Alguém sabe me esclarecer a diferença ou qual deve ser usada neste caso???

Lydia Cristina
Raphael Araújo

Raphael Araújo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 13:50

Contas de compensação são, exclusivamente, para controle. Não devendo fazer parte do Balanço Patrimonial.

Na hora que você contabiliza a compra de matéria-prima, ela vai lá para o estoque, correto?

Na hora que você for lançar a saída desta matéria-prima para industrialização... se for lançar pelas contas de compensação, não será dado baixa na matéria-prima lá do estoque, concorda?

No retorno da mercadoria industrializada, basta inverter o lançamento feito nas contas de compensação. Porém, não haverá a saída de matéria-prima no estoque e nem o retorno dela. Ou seja, usando apenas de compensação, seria como se a matéria-prima não tivesse saído do seu estoque.
A não ser que você faça um lançamento nas contas de compensação e outro lançamento dando baixa no estoque, na remessa, e mais um lançamento nas contas de compensação e outro no estoque, no retorno.

Eu prefiro não usar as contas de compensação para este caso. Eu sempre contabilizo desta forma (na saída da mercadoria para ser industr.):

D - Estoques em Poder de Terceiros (Ativo Circulante)
C - Estoque - Matéria-Prima (Ativo Circulante)

(Neste lançamento, está saindo matéria-prima do meu estoque.)

No retorno do produto industrializado, eu contabilizo da seguinte forma:

D - Produto Acabado (AC)
C - Estoques em Poder de Terceiros (AC)

D - Custos (Conta de Resultado)
C - Fornecedor (PC)

Bom, este é o modo que eu faço.
Abraço!

PAULO RENATO FERREIRA DE ALMEIDA

Paulo Renato Ferreira de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 14:23

Caros Colegas

Também entendo que a operação acima está correta. Minha dúvida é:
Suponhamos que uma empresa compre 1000Kg de tecido(materia prima), mande industrializar (cfop 5901). A empresa que industrializará mandará uma nota do retorno(cfop 5902) com 2500 peças de roupas e a mão de obra(5124). Na nota de retorno, qual será o valor unitário dos produtos? O valor da nota tem que ser igual ao retorno? Essa será minha entrada de produtos acabados no estoque?

Grato

Edson Luiz Lino

Edson Luiz Lino

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Custos
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 17:11

Se eu adotar os critéios de lançamento conforme Raphael Araujo incidou, como faço no caso de a operação ser triangular, ou seja, eu compro a mercadoria e o fornecedor envia diretamente ao industrializador. Como não tenho a Nota de Remessa (foi do fornecedor para o terceiro), como faço para contabilizar a saída de meu estoque para estoque de terceiros???

Raphael Araújo

Raphael Araújo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 00:59

Paulo,

A nota de retorno constará as mesmas mercadorias e os mesmos valores da remessa.

Com relação a entrada do produto acabado no estoque, será o mesmo valor da nota de retorno sim. Suponhamos que o produto custou R$ 100,00 ... você remete para industrializar pelo valor do Produto (R$ 100,00)... ele irá retornar com o valor R$ 100,00. Só que agora ele não custa mais R$ 100,00 porque foi industrializado. A diferença é o valor do serviço (cfop 5.124).

Quanto ao cfop 5.124, vejo duas possibilidades para contabilizá-lo...

ou considera diretamente como custo, que de fato foi...

ou considera como parte integrante do custo da mercadoria no estoque, que de fato é...

Raphael Araújo

Raphael Araújo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 01:05

Edson,

Desculpe-me se eu estiver equivocado.

Mas, quando você compra um produto em que o fornecedor envia a mercadoria diretamente para o terceiro... a nota fiscal irá em seu nome. Em informações complementares é que estará as informações do industrializador. Ou seja, a nota fiscal de entrada é sua.

Logo, nesta operação eu contabilizaria da seguinte forma:

D - Estoque em poder de terceiro
C - Fornecedor

Um direito de receber o produto do industrializador e uma obrigação de pagar o fornecedor.

Edson Luiz Lino

Edson Luiz Lino

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Custos
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 09:25

Raphael,

é que tenho dúvidas spbre 2 questões:

a) A NF de compra entraria em meu estoque. Com a NF de remessa faria a transfrencia para estoque de terceiros. Como não tenho a NF de remessa, então contabilizo diretamente em estoque de terceiros. Correto?.

2) Na minha conta de compensação só vai estar registrada as NF´s de retorno. Existe algum problema quanto a isso?

PAULO RENATO FERREIRA DE ALMEIDA

Paulo Renato Ferreira de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2011 | 14:14

Raphael

Entendo e concordo com o que você disse, porém, tenho dúvidas quanto a formação do estoque para revenda da empresa que recebeu a remessa.
Se a nota de remessa tem que constar o mesmo valor e a mercadoria enviada para industrialização, qual será a mercadoria que formará o estoque? Quero disser quantidade e descrição?

Paulo Emilio de Carvalho Sester

Paulo Emilio de Carvalho Sester

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2011 | 15:28

Olá. Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma duvida. Tenho uma empresa de cosmeticos e terceirizo os mesmos em uma industria que me envia a NF do produto como CFOP 5402 e já deixo pago o ICMS ST. Porem o responsavel pela industria achou melhor que eu comprasse a embalagem por fora para que meu custo com os produtos diminuissem. Fiz a compra agora no mes de setembro e gostaria de saber como faço para mandar essa NF de remessa para industrialização e como devo receber de volta essa nota. Seriam 2 notas? a do retorno das embalagem e a da venda do produto pronto?
Desde ja agradeço
Paulo Emilio

Raphael Araújo

Raphael Araújo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 24 setembro 2011 | 17:24

Edson,

a) exato!

b) com certeza! as contas de compensação tem que ter o mesmo saldo. pois ambas se anulam. se você usá-la só para o retorno, irá ficar furado.

Raphael Araújo

Raphael Araújo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 24 setembro 2011 | 17:33

Paulo,

Aproveitando sua suposição:

"Suponhamos que uma empresa compre 1000Kg de tecido(materia prima), mande industrializar (cfop 5901). A empresa que industrializará mandará uma nota do retorno(cfop 5902) com 2500 peças de roupas e a mão de obra(5124)"

No seu estoque não irá mais constar 1.000 kg de tecido e sim 2.500 peças de roupas. Esse será seu novo estoque. Concorda?
E o valor? O valor será o valor dos 1.000 kg de tecido mais a mão de obra do serviço do terceiro. Concorda? Pois esse foi seu custo para ter 2.500 peças de roupas.

Paulo Emilio de Carvalho Sester

Paulo Emilio de Carvalho Sester

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 12 anos Domingo | 25 setembro 2011 | 21:05

Raphael araujo, obrigado pela resposta.
Na minha situação de cosmeticos então ficaria assim:
Eu compro 1000 embalagens de 200 ml por R$ 1,00 e mando para a industria como remessa para industrialização (5901). Eles vão então produzir 1000 cremes de pentear 200 ml. Na nota deles constará:
1000 creme de pentear 200 ml - R$ 2,00 (5902)
É isso?

Raphael Araújo

Raphael Araújo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 11:24

Paulo,

Se ele tiver usado as 1000 embalagens, na nota 5.902 deles, irá constar as 1000 embalagens de 200ml no valor de R$ 1,00. Exatamente igual à sua nota 5.901.
Ressalto, se ele tiver usado as 1000 embalagens.

No cfop 5.124 deles é que irá constar a industrialização realizada.

Antonio

Antonio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 20:44

Prezados colegas, otima discusão parabens a todos, mas preciso de uma ajuda estou entregando o FCONT, e não referenciei minhas contas de compensação(remessa para industrialização e retorno de industrialização) pois não consegui encontar uma conta referencial para isso. Quando encontrei a ECD, não tive problema(essas contas não interferem no patrimônio da empesa), mas agora o FCONT acusa erro.
Perguntas: qual a conta referencial que devo utilizar para as contas ativas e passivas de compensação?
Como já disse não referenciei essas contas para entregar o EFD, mas se tiver que referenciar para entregar o FCONT, ficará divergentes as duas declarações. Será que alguém pode me ajudar a resolver esse problema?

SAMARA MARINA

Samara Marina

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 16:03

Pessoal por favor estou bem perdida como devo contabilizar os seguintes CFOP:

5124
5901
1902

Preciso alterar alguns lançamentos que foram lançados errados, mas não sei como faço... pois a industrialização não é venda, nem prestação de serviços...

Aguardo resposta o mais breve possível.

Grata até o momento,
Samara Marina

Att,
Samara Marina
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 16:25

Boa tarde !

As remessas para industrialização (5901) e os retornos de mercadoria Insdustrializadas (1902),Lançamos em contas de compensação

sendo; Pelo registro da mão de obra 5.124
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Serviços Prestados (CR)



Att.

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Alisson

Alisson

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 16:43

Aew galera... estou com uma dúvida

em relação a remessa pra canteiro de obras. posso contabilizar dessa forma?
D-Construções em andamentos - Obra(AI)
C-Estoque de materiais para construções(AC)

esta forma esta certa? e em relação ao imposto? como devo lançar???
me ajudem!
desde já agradeço

Carlos Augusto de Morais Pinto

Carlos Augusto de Morais Pinto

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 14:40

Boa tarde amigos

Estou com uma duvida com relação ao ICMS das mercadorias industrializadas.
Minha empresa envia uma mercadoria para outra industrializar com isso eu lanço pelo envio:
D.Materiais remetidos para industrializacao (CCA)
C. Remessa para industrialização (CCP)

No retorno lanço:
D.Remessa para industrialização (CCP)
C. Materiais remetidos para industrializacao (CCA)

E pelo valor comprado pela empresa executora lanço:
D.Industrializacao por encomenda
C.Fornecedor

Como ficaria o lançamento do ICMS relativo ao aproveitamento de credito na nota de industrialização?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.