x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.388

Como calcular o custo?

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 14:29

Boa tarde a todos.
Pesquisei sobre o assunto e não obtive solução para minha dúvida.
Tenho um Comércio no Simples Nacional e gostaria de saber com apurar o custo , sendo que o cliente não sabe quanto tem de estoque.
Compras de Mercadoria R$ 40.000,00 e Venda de Mercadorias R$ 85.000,00. Tem como apurar o custo e o estoque?
Desde já agradeço a todos.

Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 16:07

Se a empresa realiza revenda de mercadoria o custo da mercadoria vendida será formado pelo preço pago na aquisição da mercadoria mais os custos diretos e indiretos ocorridos até o momento da venda (transporte, estocagem, etc). O seu cliente deverá manter um controle do estoque para transmitir as informações necessárias para a contabilidade. A contabilidade deverá adotar um método para custeio (PEPS, UEPS ou Custo Médio) sendo o UEPS não aceito fiscalmente. Sei na prática que é difícil obter essas informações quando lidamos com empresas pequenas e empresários iniciantes ou desinformados. Cabe ao contador orientar o empresário a melhor forma de controlar o estoque. Já vi casos em que por falta de informações o lançamento contábil do custo é realizado no final do exercício através de inventário. Exemplo: O saldo final do estoque no exercício anterior era de 10.000,00. A contabilidade registrou 40.000,00 de compra de mercadorias. O cliente através de inventário informou para a contabilidade que o saldo em estoque no final do exercício atual é de 20.000,00. A contabilidade efetua a seguinte conta: 10.000,00 + 40.000,00 - 20.000,00 = 30.000,00. Ou seja, a empresa teve um custo de 30.000,00 de mercadorias vendidas. Verifique se a porcentagem do custo ficou proporcional ao tipo de mercadoria vendida. Exemplo: Se a receita com venda de mercadoria no exercício foi de 100.000,00 e o custo 30.000,00 a média do custo das mercadorias vendidas será de 30%. Para cada 100,00 de mercadoria 30,00 foi o custo. Para cada ramo do comércio existirá uma média de custo que poderá variar bastante usando como exemplo uma empresa revendedora de bebidas e uma importadora. No seu caso fica complicado realizar o lançamento de custo sem a informação do estoque final. Desrespeitando os princípios da contabilidade a solução seria o cliente informar qual a média do custo das mercadorias que ele vende efetuando uma análise bem superficial e aplicar está média sobre o total vendido no exercício.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 16:47

Olá Rodrigo Cunha. Muito boa sua explicação. Isso que é difícil , os empresários pequenos não colaboram e fica impossível fazer o CMV. Exemplo: Mandão nota no valor de R$ 100.000,00 no compra e venda 200.000,00 se eu pedir para eles fazerem um levantamento no estoque tipo vai dar uns 300.000,00. Isso devido a sonegação então eu fico de mãos atadas, eu fiz uma declaração constando os riscos perante o fisco de informações faltantes que prejudicam a analise dos negócios e a formação correta da contabilidade pra me livrar de qualquer problema. AS vezes da um desanimo ninguém entendi e só quer saber de pagar menos impostos. Mais uma vez obrigado e sucesso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.