x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 18.597

Valor alto do caixa

Elaine Cristina da Silva Costa

Elaine Cristina da Silva Costa

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 10:54

Bom dia.


Estou com uma dúvida em relação aos caixas das empresas que estou fazendo a contabilidade.

A maioria das empresas estão com o valor do caixa muito alto, porém, sei que este valor não é real.

O cliente fatura, paga os impostos ou paga parcial e não traz todas as despesas ou até mesmo mistura com a pessoa fisica.

Exemplo;

Caixa R$ 1.111.621,08

Reservas de lucro R$ 542.910,29

Lucro do exercicio anterior R$ 245,910,29

O que vocês me aconselham a fazer com este caixa? Qual a melhor forma de baixar este valor?
Distribuição de lucro nem sempre dá para fazer, porque nem sempre todos os impostos estão pagos.

Att.
Elaine

Leonardo Coutinho

Leonardo Coutinho

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 11:08

Olá Elaine,
Verifica com o sócio o que realmente ocorreu.
Quando não é possível distribuir o lucro, que é o que normalmente ocorre, pode-se fazer um lançamento da pessoa jurídica emprestando o dinheiro para a pessoa física. Esta operação é chamada de mútuo aos sócios.
Se alguém tiver uma sugestão melhor, poste.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Leonardo Monteiro Coutinho
https://www.jedson.com.br
Formuário de Contato
http://www.jedson.com.br/site/contato.html?view=form
Cristina Pontes

Cristina Pontes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 15:10

Olá Elaine, eu faria como o Leonardo, lançaria na conta Emprestimo à sócios e conforme fosse preciso receber algum valor faça a devolução de emprestimo.

Exemplo:

Pelo emprestimo:

D- Emprestimo a sócios
C- Caixa

Pela devolução:

D- Caixa
C- Emprestimo a sócios

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 17:20

olá, esse problema que ter o caixa contábil elevado dá-se muitas vezes por:
- os administradores não repassam ao escritório de contabilidade todas as nf's, recibos, etc. que paga no mês...
- a empresa possui movimentação bancária, fazendo inclusive aplicações no mercado...
- o(s) faz(em) diversos saques do banco p/utilização pessoal, pois ele(s) acha(m) que todo o dinheiro da empresa pertence a ele(s), não entendem de que deve-se separar a(s) pessoa(s) física(s) da pessoa jurídica...
é muito importante que a diretoria, os sócios, entendam do risco grande que eles (os sócios) estão passando em ficar demonstrado na contabilidade saldo de valor muito alto dum dinheiro que a firma/empresa não tem!
logo, precisa solicitar, se possível por escrito mesmo, todos os recibos, notas, cupons, pagos pelo(s) sócio(s) do mês em que vc está contabilizando;
caso isso não aconteça, se a empresa estiver apresentando lucro contábil, pode-se pagar mensalmente pelo caixa, isso ajudaria a baixar o saldo,
outra forma legal de se fazer, porém mais onerosa para a empresa, é fazer as baixas pelo caixa como retiradas de pró-labores mensais,
só que nesta opção vai ocasionar mais pagamento de tributo!
- se a empresa não está enquadrada no simples, terá que desembolsar em 20% sobre o pro-labore como inss patronal;
- os sócios tem 11% de desconto do inss sobre o pro-labore (observado o limite mensal para desconto)
- caso o valor do pro-labore seja superior ao da faixa de isenção do imposto de renda, então vai haver a retenção mensal do ir pela empresa p/posterior pagamento é de fato uma fórmula bem onerosa p/a empresa, mas, se for pagar os impostos acima,vai baixar o caixa e não terá problemas com o fisco.
espero ter sido útil..

bom trabalho, um ótimo fim-de-semana e um excelente carnaval!

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 10 anos Sábado | 1 março 2014 | 09:51

Bom dia Elaine!

Acontece muitas vezes, por falta de informação e controle interno do Cliente, de não termos condições de mensurar as Receitas! Com isso, debitamos toda ou quase toda Receita em contrapartida Caixa.

A partir do momento que você tem informações do que foi vendido a prazo, a vista, cartões de de crédito e débito, etc...no Caixa apenas entrará o que realmente se recebeu em dinheiro, fazendo com que seu saldo esteja o mais próximo da realidade!

Caso isso não ocorra, aconselho que faça um Comunicado ao Cliente ou até mesmo uma Reunião, onde você primeiro solicitará ao mesmo, que todas despesas pagas sejam enviadas com os devidos comprovantes, seja NF, Cupons com CNPJ para fins de dedutibilidade IR e CS, recibos, etc... e segundo expor ao mesmo todos os riscos e ônus caso esta solicitação não seja cumprida.

Com isso você poderá resolver o problema do caixa ou maior parte dele, caso contrário o Cliente ficará ciente que, em uma futura fiscalização com autuação, a responsabilidade será totalmente dele.

Obs: Penso que devemos parar de dar jeitinhos e começar a educar os Empresários, mostrando claramente a responsabilidade de cada um.

Abraços.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 21:57

Prezado Roberto.

Boa noite.

Antes de qualquer atitude você deve enviar ao seu cliente uma carta de responsabilidade para te respaldar sobre todas as ações que você fará na contabilidade.

Opções para se baixar o caixa.
1° - lançar contra conta de cartão de credito ou clientes (AC);
2° - lançar contra conta dos sócios como empréstimo(ANC) assim como os colegas já demonstraram;
3° - lançar contra fornecedor.

Agora como você fará vai depender muito de como está cada conta. EX: conta de fornecedores - caso os crédito esteja muito alto, cartão de credito - caso a conta esteja credora "muito comum em empresas sem controle".

Tudo isso é um paliativo o correto é como os colegas já falaram, procure marcar uma reunião com o empresário mostre a realidade e a necessidade de informações com tempestividade e confiabilidade.

espero que ajude.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Sandro Marcos Sá de Sousa

Sandro Marcos Sá de Sousa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 25 outubro 2014 | 12:03

Prezada,

vejo da seguinte forma:

1° - Enviar a Carta de Responsabilidade da Administração conforme Anexo da ITG 1.000 (http://www.crcgo.org.br/downloads/resolucoes/ResolucaoCFC_%201418.pdf), pois ampara o contador das omissões de informações prestadas pela administração;

2° - A probabilidade de Caixa superavitário ou deficitário expressar "Caixa 2" é muito grande, dessa forma, ressalto que Empresa nenhuma em especial do Lucro Real pode se dar ao Luxo de omitir informações tendo em vista que todas as informações serão claramente visualizadas pelo Fisco (via Sped) , além disso, o não reconhecimento das despesas neste regime tributário onera mais o Fisco;

3° - A distribuição de Lucros só pode ser dada conforme a equivalência das Quotas/Ações, aprovada pelos sócios/Assembleia e se Claramente a Empresa obtiver Lucros no Exercício ou em Exercícios Anteriores a distribuir, todavia não esquecer de demonstrar a distribuição na DIRPF;

4° - Os Bancos estão conciliados de Totalmente errado no Caixa? Isto pode ser um agravante!

5° - O Saldo de Contas a Pagar e Recebíveis expressão a realidade? Trata-se de Cultura... Cobrar do Cliente esses dados!!! Imagine que você vai ao médico e o mesmo solicita exames a você e você não apresenta... isto significa que você nunca poderá ser tratado nem curado!

6° - Não podemos ser passivo a caprichos de empresários que vão de encontro com os Princípios Contábeis ou qualquer crítica contábil, dessa forma, claramente NÃO existe solução para estes casos dentro da contabilidade, definitivamente não existem, pois se existe um ajuste pra isto é ERRADO, se existe arranjos pra isto é ERRADO, de forma alguma posso sanar problemas dentro de razões/espelhos contábeis sendo nós contadores, ou seja, contadores de verdade...

7° - Nós Contadores, não podemos deixar nossa profissão ficar atrelada a um besta "jeitinho brasileiro" em que as pessoas comparam nossa profissão a uma profissão de ladrão regulamentada, pois não tocamos em dinheiro alheio, porém somente controlamos o Patrimônio da Entidade, assim, entendo que Ativo/Passivo fictício é crime.

Contudo estimada Elaine infelizmente solução contábil para este caso sem conscientização da Administração NÃO EXISTE!

espero ter ajudado

Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 14:25

Boa tarde Pessoal esse assunto gera muita discussão.
Só quero falar uma coisa, no meu caso eu deixo o valor alto em clientes em vez de deixar no caixa e comunico o cliente do escritório, se houver lucros faço a distribuição.
Em relação ao empréstimo para o sócio também vejo como uma saída mas não utilizo pois isso precisa ser informado no imposto de renda pessoa física do sócio depois. É mais uma informação quente pra Receita Federal.

RAFAEL MENDONÇA MARQUES

Rafael Mendonça Marques

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 18:19

Boa tarde colegas de profissão,



Lendo os tópicos vir que o problema do caixa é ainda uma dor de cabeça para o profissional contabil, porém vendo aqui pedir a ajuda de você para a minha situação do caixa, sendo que, trabalhamos com o sistema totalmente integrado, ou seja, todo o lançamento do financeiro já cai direto na contabilidade sem a necessidade de se fazer processo, como venho fazendo com os modulos do compras, faturamento e contas a pagar, porém o contas a receber sempre foi um problema bem sério, mas isso é caso a parte, o que estou tendo dificuldade com relação ao caixa, veja no exemplo abaixo como é feito o procedimento:

1 - Do recebimento em especie

D - CAIXA GERAL
C - RECEBIMENTO A CLASSIFICAR (AC).......................1.500,00
Obs.: antes que me pergunte, essa conta nada mais é que adiantamento de clientes, porém durante a implantação do sistema, o analista do TI errou a nomeclatura e a classificação, fazendo com esta conta tenha um saldo negativo muito elevado.

2 - Do deposito bancário

D - Numerário em Transito (AC)
C - Caixa Geral.........................................................................1.500,00

D - Banco conta movimento
C - Numerário em trânsito..............................................1.500,00

E é desta forma que é feito a contabilização, porém como o sistema financeiro tem acesso a determinadas contas e algumas contas que deveriam ser bloqueadas para evitar de lançar, a conta caixa tinha essa permissão, o que deveria ser feito desta forma, a conta caixa acaba por ficar com um valor errado no relatório do financeiro, vide como ficou o meu lançamento


D - Banco conta movimento
C - Caixa Geral ................................................................1.500,00

Saldo do financeiro

Caixa - R$ 0,00

Saldo Contábil

Caixa Geral - R$ 1.500,00 (negativos)

Sei que tenho a possibilidade de fazer os ajustes nesta conta, porém para se fazer isso, teria que utilizar uma conta transitória, nesse caso seria "numerário em transito" mas como esta conta estar zerada, me trará problemas, pergunto aos colegas como faço para regularizar esta situação sem que eu tenha mexer nestas contas?

Obs.: Esse apenas um exemplo, o meu caixa estar com um valor acima de 100.000,00 sendo que grande maioria dar para regularizar, só neste caso que citei como exemplo é que o meu caixa ficará negativo.

Rafael Mendonça Marques
CRC: AM-012689/O-0

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.