Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 10.205

Estrutura plano de contas

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 15:37

Boa tarde!

Não existe uma ordem Kell com relação as contas de resultados, porém há algumas características e objetivos que devemos observar ao classificar um plano de contas, por exemplo:

- Atender às necessidades de informação da empresa;

- Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de­monstrações contábeis; (Observar a Lei das SA 6.404/76 e 11.638/07)

- Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos usuários externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

Exemplos de Estruturas:

1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Custos, Despesas e Receitas
4 - Contas de Apuração


1 - Ativo
2 - PAssivo
3 - Custos e Despesas
4 - Receitas
5 - Contas de Apuração


1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos e Despesas
5 - Contas de Apuração


1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos
5 - Despesas
6 - Contas de Apuração

Saliento a importância do seu plano adaptar-se as atividades da empresa não somente as ordens dos Grupos como também as dos Sub-Grupos, para melhor compreensão da Administração.

Abraços.

Rafael Berigo

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 16:18

olá, creio ser muito bom conversar c/o suporte técnico do sistema contábil que vc opera p/saber se pode-se cadastrar o plano de contas na forma que se entende ser melhor p/a empresa, ou que deve-se seguir uma estrutura pré-configurada pelo desenvolvedor do sistema; já tive a oportunidade de operar sistemas contábeis onde deixava livre p/eu alterar o plano de contas; também usei sistemas onde eu não podia fazer muitas alegações, pois o sistema dispunha de uma parametrização de rede que permitia que a contabilidade se intercomunicar c/o setores financeiro, contas a pagar/receber, almoxarifado, rh, etc.
existe também certas atividades econômicas que possuem normas reguladoras próprias p/a contabilidade, onde que o profissional da contabilidade deve utilizar um plano de contas padronizado, como por exemplo: a contabilidade das instituições financeiras, das seguradoras, dos consórcios, das administradoras dos fundos de pensão, etc...

bom trabalho e boa semana a todos!

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 4 março 2014 | 08:36

Muito obrigada a todos pela riqueza das respostas, pois foram bem mais detalhadas do que eu pretendia saber. A minha dúvida trata-se só em relação a ordem dos grupos receitas e despesas, pois sempre loquei primeiro o grupo das receitas e depois as despesas e agora estou mudando o programa e vi que lá a ordem é despesas e receitas, então fiquei na dúvida, mas vou conversar com o suporte para ver se posso continuar trabalhando da forma de sempre.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.