Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 9.235

desconto de titulos

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 16:21

Boa Tarde pessoal


tenho uma empresa que faz descontos de titulos bancarios como devo contabilizar os recebimentos dos titulos descontados ? tenho que provisionar esses descontos e ddepois baixar e depois compensar com os clientes no ativo ? como devo fazer essa contabilização ?

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 13:36

Boa tarde,Lara!

Vamos simular uma operação de Desconto de Títulos

Duplicatas selecionadas para serem descontadas(os clientes são os que cumprem com fidelidade os vencimentos dos títulos) R$ 10.000,00

Despesas Financeiras da operação (Juros, comissões,etc...) R$ 2.000,00

Valor Líquido do Desconto das Duplicatas R$ 8.000,00

Lançamentos :

D= Banco C/C - 8.000,00
D=Despesas Financeiras 2.000,00
C= Duplicatas Descontadas 10.000,00

à medida que os clientes forem pagando:

D= Duplicatas Descontadas

C= Duplicatas a Receber(Clientes)

Lembrando que Duplicatas Descontadas (Ou Títulos Descontados) é uma conta de natureza credora do Ativo Circulante e redutora da Conta Duplicatas a Receber.

Tentei responder sua dúvida pela manhã,mas,o Forum estava fora do ar.

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 12:04

joao muito obrigada pela sua informação


estou com uma situação talves vc ou o pessoal do forum possa me ajudar


tenho um cliente onde ele faz os descontos de titulos . ao invez do cliente dele pagar o boleto ele chega na loja e paga o boleto geralmente com cheque. ai a empresa deposita esse cheque no banco na conta da empresa depois saca e paga o titulo do cliente. como ele ja recebeu esse valor no desconto feito no banco essa transação esta dando duplicidade de recebimento e o caixa ta inchando sem ter saida como devo proceder a isso ?

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 11:32

Bom dia,Lara!

Vamos ver se entendi:

1- Uma empresa,cliente do seu escritório,emite uma Nota Fiscal e desconta numa instituição bancária,certo?

2- Esta Instituição Bancária credita na Conta Corrente do seu cliente,o valor do título menos as despesas financeiras pelo adiantamento do valor faturado.Confere?

3-A Duplicata descontada vence no Banco e a empresa sacada(a que foi faturada em 1) não tem dinheiro para liquidar o título.É isso?

4- Seu cliente paga o título que era de responsabilidade do cliente dele( a empresa faturada em 1).Verdade?

5- O Banco não deve,porque adiantou o valor.O seu cliente passa a ter novamente o valor a receber da empresa que não pagou.Confere?

6- A empresa(cliente do seu cliente) paga o valor da duplicata que o seu cliente pagou.OK ?

É isso mesmo o que entendi?





Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 13:07

ate o numero 2 vc esta correto


o que acontece é o banco paga o meu cliente as duplicatas descontadas.


o cliente do meu cliente ao inves de pagar o boleto ele chega na empresa e paga o boleto em maos com cheque a empresa vai e deposita e depois saca.


ai pro titulo nao ficar nao pendente em nome do cliente ela paga o titulo do cliente .


so que fica como se a empresa tivesse recebido o valor 2 vezes

entendeu .

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 13:41

Boa tarde,Lara!

Entendi,sim.

Vamos fazer os movimentos passo a passo(os movimentos dos envolvidos no procedimento e os movimentos nas contas).

3- O cliente vai à empresa do seu cliente e paga diretamente a duplicata(presumo valor "cheio" ,o chamado valor contábil da Nota Fiscal) .

Lançamento:
D= Caixa
C= Duplicatas a Receber

Histórico: Recebido dupl...

O Cheque é depositado:
D= Banco C/Movimento
C= Caixa
O seu cliente saca o valor do cheque e paga ao Banco que fez o adiantamento do valor da Duplicata da empresa cliente do seu cliente.

D=Títulos Descontados(Ou Desconto de Títulos)
C= Banco conta Movimento.

Se fizermos alguns razonetes rapidamente,notamos que:

Considerando apenas esta movimentação e considerando que o cheque tem o valor contábil da nota fiscal emitida,notamos que:

Caixa fica Zerado

Bancos fica Zerado(porque no seu saldo anterior já constava o valor recebido,lá atrás por causa do desconto)

Títulos Descontados fica zerado porque o devedor pagou diretamente ao seu cliente,para que ele desse a baixa no Banco que adiantou o valor lá atrás.

Duplicatas a Receber também fica zerado.

Resumindo,o seu cliente faz uma operação como se fosse uma troca de cheques.


caso queira mais algum esclarecimento,fico à sua disposição


Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 14:05

isso mesmo correto joao barbosa so tem um detalhe o banco deposita tbem na conta do meu cliente o titulo descontado
entendeu ? ta entradando o valor duas vezes


d- banco
c- desconto de duplicata

compensação

c- cliente
d- desconto duplicata


ai o cliente do meu cliente vai la e paga o titulo pro meu cliente ao invez de pagar o boleto no banco
d- caixa
c- e vai creditar quem ?


ai o meu cliente deposita o valor que recebeu
d- banco
c- caixa


ai ele vai la e saca
c- banco
d- caixa


ai ele paga o boleto
d- ele vai debitar o que ?
c- caixa


João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 14:29

Lara,observe;

Quando o seu cliente vai ao Banco para Descontar Títulos,os títulos selecionados para a operação passam a ser propriedade do Banco.
Os títulos oferecidos ao banco para desconto precisam ser liquidados obrigatoriamente no dia do vencimento.
Quando o Sacado(cliente do seu cliente) paga diretamente o título na empresa ele retorna a responsabilidade da quitação do título ao seu cliente.

assim,Duplicatas a Receber é creditada logo neste momento.

Debita-se Caixa

Credita-se Duplicatas a Receber

Contas de Compensação :desde 2007 deixaram de existir.

Como você disse,o seu cliente paga o boleto.

Debita-se Desconto de Duplicatas(quando foi feito o desconto,debitou-se o Banco e creditou-se Desconto de Títulos) e credita-se Banco( a conta corrente da empresa do seu cliente).


Os lançamentos que eu lhe passei estão corretos.O crédito do desconto é feito pelo banco,como você mesma disse.Por isso,será debitado na conta corrente uma única vez.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.