x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 35.530

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 11:57

Bom dia Cassia.

Fundo fixo - É o próprio caixa da empresa, porém com valor fixo no final de cada período, suficiente para cobrir os gastos pequenos.
Exemplo do seu funcionamento:
Uma empresa utiliza R$ 100,00 para cobrir seus gastos durante o mês.

01.02.2003 - (+)Saldo inicial - R$ 100,00 (abertura do fundo fixo através do saque Cheque nº0021)
15.02.2003 - (-) Despesas Transportes - R$ 25,00

No final de fevereiro a empresa deverá emitir um novo cheque no falor de R$ 25,00 para cobrir os gastos realizados no mês (R$ 25,00)e retornar ao valor do fundo fixo(R$ 100,00). No caso dizemos que a empresa possui um fundo fixo no valor de R$ 100,00.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Cássia Souza

Cássia Souza

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 12:37

Jose Luiz, obrigada pela resposta e aproveitando me esclareça se for possivel. Conheço uma empresa que usa esta conta fundo fixo, seu saldo já chegou a mais de 100 mil reais, a empresa nunca fecha o mês com o mesmo saldo inicial e usa está conta para pagar valores altos, esta empresa e EPP seu faturamento mensal é de 80.000,00 em média. O saldo desta conta pode ser tão alto assim? A empresa possui a conta caixa separada do fundo fixo. Gostaria de saber se isso poderá trazer problemas futuros para a empresa.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 14:11

Boa tarde Cássia.


Como disse antes, caixa pequeno é para pequenas despesas, portanto, nem o Caixa da empresa, nem Caixa pequeno, nem Fundo fixo de caixa não devem ficar com muito volume de dinheiro, seria necessária uma contagem de caixa diariamente para ter esse movimento sob controle, e mesmo assim não se justificaria manter tanto dinheiro em caixa. Para esse tipo de movimento é que existe os Bancos, e com certeza numa fiscalização a empresa vai ter muita dor de cabeça para explicar tal procedimento.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 22:00

Postada Quinta-Feira, 14 de fevereiro de 2008 às 10:42:41

--------------------------------------------------------------------------------


Bom dia colegas, gostaria de saber se fundo fixo é a mesma coisa que o caixa da empresa, e se não for se o saldo deste pode ser usado para pagar qualquer obrigação da empresa.


Cumprimentos Cassia,

Só para complementar os colegas acima, vou detalhar um pouco mais;

Fundo fixo ou caixa pequena é um sistema de controle de caixa cujo objetivo principal é facilitar o atendimento das
necessidades de pagamento de pequenas despesas de uma empresa.

Determina-se uma quantia fixa que é colocada à disposição do responsável pelo caixa, que deve ser suficiente para o
pagamento de pequenas despesas, tais como condução e refeição, correios, cópias e autenticações, compra de
miudezas etc., por um determinado período de tempo, que poderá ser semanal, quinzenal ou mensal, conforme as
conveniências verificadas em cada caso.

Nesse sistema, todos os recebimentos em dinheiro e/ou cheques devem ser depositados diariamente nos bancos e
todos os pagamentos que não saiam pelo fundo fixo devem ser feitos em cheques nominais. Na prática, podem existir
em caixa, ao final do dia, valores recebidos e ainda não depositados e cheques emitidos para pagamentos que ainda
não foram efetivados. Assim, para preservar o controle do caixa pode ser recomendável a utilização de três subcontas
para o caixa: fundo fixo, valores a depositar e cheques emitidos. Uma vez fixado o valor do fundo fixo, emite-se um cheque nessa importância destinado ao responsável pelo caixa.

Att.
Vander

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 14:40

Olá, Vander.

Aproveitando a dúvida acima, gostaria de entender melhor: tenho comigo uma quantia mensal para as despesas pequenas e o contador diz que não lança essa retirada que faço mensalmente, mas os recibos sim. Para ele, todas as despesas saem da conta Caixa. Mas no último Balancete, houve uma separação entre Caixa e Bancos com Movimento (temos conta em 2 bancos) e ficou impossível conferir com exatidão o que saiu da onde..... Pago todas as despesas pelos Bancos.
Seria mais correto termos a conta Caixa para as despesas pequenas do dia-a-dia e a conta Banco com movimento para as despesas pagas por eles?
Obrigada.

Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 09:42

Postada Quinta-Feira, 24 de abril de 2008 às 14:40:37

--------------------------------------------------------------------------------


Olá, Vander.

Aproveitando a dúvida acima, gostaria de entender melhor: tenho comigo uma quantia mensal para as despesas pequenas e o contador diz que não lança essa retirada que faço mensalmente, mas os recibos sim. Para ele, todas as despesas saem da conta Caixa. Mas no último Balancete, houve uma separação entre Caixa e Bancos com Movimento (temos conta em 2 bancos) e ficou impossível conferir com exatidão o que saiu da onde..... Pago todas as despesas pelos Bancos.
Seria mais correto termos a conta Caixa para as despesas pequenas do dia-a-dia e a conta Banco com movimento para as despesas pagas por eles?
Obrigada.


Cumprimentos,

Desculpe a demora da resposta, pois só vi agora, então vamos la;

Fica a seu critério ter dinheiro em caixa para pagamentos, em relação a retirada, pode ser contabilizada e depois na prestação de conta (com os pagamentos efetuados) se efetue a baixa e posteriomente os pagamentos, mas não vejo necessidade disso (contabilizar a retirada do caixa), algumas empresas sem fins lucrativos adotam essa forma, registram a saida do fundo fixo e posteriomente registram os fatos da comprovação da retirada (deve ser ter contas relacionadas em seu plano de contas) .

Os fatos contabeis deve ser contabilizado conforme suas ocorrências, ou seja, se voce pagou uma DESPESA com DINHEIRO, obviamente se deva contabiliza-la no caixa (D= Despesa e C= Caixa), e, se a DESPESA foi paga através do BANCO, ai voce devera registrar a saida no banco (D= Despesa e C= Bancos conta Movimento), enfim, eu poderia descrever mais algumas operações aqui, mas na realidade, é bom voce entender/aprender o que entra e o que sai....... onde entra e daonde sai (voce deve identificar os fatos contabeis).

Você só não tera controle do seu caixa/banco/contabilidade se voce estiver misturando as contas pessoais do sócios com os da empresa ou estar contabilizando os fatos errados, ai voce não tera uma contabilidade real na sua empresa.

Espero ter entendido sua pergunta e espero ter ajudado!!!


PS. Deixei formalidades de lado e respondi a pergunta no "português claro", acredito que assim da para entender melhor.


Att.
Vander

Postada Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 21:18:05

--------------------------------------------------------------------------------


Aproveitando o assunto, só pra saber existe algum livro, ou formulario para o controle do fundo fixo?


att.


Voce pode encontrar modelos na internet, mas é bem simples, voce mesmo pode elaborar um no excel.

Att.
Vander

Gilnei Robson

Gilnei Robson

Bronze DIVISÃO 2, Tesoureiro(a)
há 14 anos Sábado | 4 julho 2009 | 15:35

Amigos,

Ainda tenho uma dúvida:
Posso montar meu plano de contas ( com a criação desta conta caixa- fundo fixo), desta maneira??:

1. ATIVO
1.1 Ativo Circulante
1.1.1 Caixa
1.1.1.01 Caixa- Fundo Fixo
1.1.1.02 Bancos

Estaria correto desta maneira? entendendo que tanto o saldo da conta caixa-fundo fixo quanto da conta Bancos fazem parte do caixa de minha empresa ( no caso uma instituição religiosa)?? Também desta maneira facilitaria ao imprimir o livro caixa pois o sistema que uso reconhece como livro caixa somente a conta Caixa...


Me disseram que a conta Bancos não pode ser da maneira acima e sim diretamente ligada ao AC (1.1.2 Bancos)?!?! estou com esta dúvida

Por favor conto com vossas gentilezas . me ajudem

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.