Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 727

Weighted Average Cost - Média ponderada Móvel x Mensal qual

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Analista Custos
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 14:41

Boa tarde Pessoal,

Minha dúvida é sobre valorização dos estoques e do custo das vendas, o que é aceito pela legislação brasileira e pode ser usado na escrituração e registros???.

Sobre a média ponderada, o famoso custo médio..., tem dois tipos:

Média ponderada mensal: o cálculo é feito somando o saldo de custo do periodo anterior e todas as entradas do periodo, dividindo pelas quantidades, achando um único valor médio do produto ao final do mês onde é valorizado o custo das vendas e o item em estoque com o mesmo custo médio.

Média ponderada móvel: um novo cálculo médio é feito a cada nova entrada, onde é valorizado o estoque e as saidas com aquele custo do momento, até que uma nova entrada altere o custo médio e as próximas saidas então serão valorizadas por este novo valor.


pelo que tenho visto no RIR99 ele só diz que pode usar o custo médio, como não exemplifica acredito que ambos podem ser usados.
No CPC 16 vi que ele é identico ao IAS2, onde ele faz essa separação desses dois tipos e acredito que também ambos podem ser usados no Brasil.

Quero saber se o a média ponderada móvel (que é alterada a cada lote recebido) pode ser usada no Brasil!


Muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.